Buscar

Resumo Cap V e XVI do Código de Ética Odontológico

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
Curso de Odontologia/Noturno
Marcos Daniel do Nascimento Barreto
Práticas Pré Clínicas
Lauro de Freitas / BA
Novembro, 2017
FACULDADE MAURICIO DE NASSAU
Curso de Odontologia/ Noturno
Práticas Pré Clínicas
Resumo do capítulo V e XVI do código de ética odontológico entregue como parte integrante da disciplina: Práticas Pré Clínicas apresentado ao curso de Odontologia da Faculdade Mauricio de Nassau, Orientado pela profª: Juliana Cardoso.
Lauro de Freitas / BA
Novembro, 2017
Resumo Cap. V e XVI
Cap. V
O capítulo V do código de ética odontológico trata-se do “relacionamento com o paciente e a equipe de saúde”, onde relatam às restrições, limitações e deveres do cirurgião dentista. No capítulo, inicialmente, é demonstrado todas as infrações éticas em relação ao paciente já que o mesmo é o nosso alvo principal e dependemos deles todo instante, o código nos rege a exercemos cuidados, tratamentos e um relacionamento adequado, ético e fidedigno para com o outro.
Na seção II do capítulo, são demonstradas todas as infrações éticas em relação à equipe de saúde, já que a equipe estará presente no dia a dia dos cirurgiões o código nos rege a respeitar, ser leal e colaborar para obter sucesso nos trabalhos realizados entre ambos as partes de forma justa, ética e fidedigna.
Cap. XVI
Já no capítulo XVI do código de ética odontológico trata-se “do anúncio, da propaganda e da publicidade”, onde inicialmente relatam as restrições e obrigações dos cirurgiões dentistas em termo de comunicar, divulgar ou fazer propaganda ao público. Mas, resume que poderão ser feitos em qualquer meio de comunicação desde que seja respeitado o código de ética.
Na seção I do capítulo que tem como título “da entrevista” relata os meios de comunicação para conceder entrevistas ou palestras públicas sobre assuntos odontológicos sem que ocorra autopromoção, sensacionalismo, e aproveitamento do público ali presente em favor do cirurgião dentista.
Já na seção II do capítulo “da publicação científica” podemos observar os relatos sobre infração ética, para que possa ser evitada toda e qualquer irregularidade no processo de publicação científica de acordo com o código de ética odontológico, o qual nos rege, e auxilia em todo processo odontológico seja no estudo, no relacionamento ou no tratamento no dia a dia do cirurgião dentista.

Continue navegando