Buscar

Caracterisitca da area

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Juazeiro do norte está localizada no sul do ceará, na região metropolitana do cariri. Ocupa uma area de cerca de 248 km, com uma população de quase 300 mil habitantes. A cidade tem como fundador Padre Cicero Romão Batista, que em 1879 enquanto cavalgando pela região encontrou um vilarejo, conhecido como tabuleiro grande, com algumas casa e uma capela rùstica e se tornou o sacerdote daquela região, foi um marco para cultura, religiosidade e economia da localidade. Em 1º de março de 1889 acoteceu o milagre da hóstia, que se trasformou em sangue na boaca da Beata Maria de Araujo. 
Apartir dai, o milagre do padre cicero “Como ficou conhecido”, começou a atrair varios visitantes, o vilarejo começou a crescer, com a chegada de novos moradores e a abertura de varios comercios. Em 22 de julho de 1911, veio emancipação politica, tabuleiro grande passou a se chamar juazeiro, padre cicero foi eleito o primeiro prefeito da cidade. 
Graças a ele juazeiro se tornou um grande centro religioso no Brasil, anualmente recebe mais de 1,5 milhoes de fies, que vem reverenciar o padre cicero nas romarias . Com o legado que ele deixou “ Cidade de fé e trabalho”, a economia da cidade e tereceira maior do ceará, com o PIB de 4,9 bilhoes ao ano, o comercio da cidade o “varejista”, atende a varias cidades da regiãoe ate mesmo estados vizinhos, pernabuco piaui, paraiba e rio grande do norte.
A cidade e conhecida como um grande polo cultural, se destaca a literatura de cordel, xilografia e possui atualmente varios grupos de cultura popular, focloricos, reisado, bandas cabaçais, lapinha, manero pau, entre outros. O artesanato, os artigos religiosos tambem se destacam pois movimenta a economia da cidade. A cidade possui alguns pontos culturais, como centro cultural mestre noza e o centro cultural banco do nordeste.

Outros materiais