Buscar

Apresentação 2 hj

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
Thiago SALES DA SILVA
GRACIELIA PEREIRA DOS SANTOS
HELDER FLAVIO PINTO LADEIA
Adriana DIAS SANTOS
MARCIA PEREIRA SANTOS
 SIRLANE DE JESUS BARBOSA
cmdcA – conselho municipal da criança e do ADOLECENTE
Introdução
 
O presente artigo tem por objetivo refletir o processo de crescimento da participação social no âmbito da política de assistência social tendo como órgão inspirador, o CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
As constatações aqui contidas tiveram como universo empírico este órgão deliberativo municipal que controla e promove ações públicas de bem estar social do público infantil e adolescente.
compete ao CMDCA as seguintes atividades
Formular a política municipal dos direitos da criança e do adolescente, definindo as prioridades e controlando as ações de execução;
Deliberar sobre as ações do Fundo da Infância e da Adolescência;
Opinar sobre o orçamento municipal destinado ao desenvolvimento das políticas que visam o atendimento dos direitos da criança e do adolescente;
Fixar critérios de utilização das doações, subsídios e demais receitas através de planos de aplicação;
Encaminhar o processo de eleição dos membros do Conselho Tutelar.
 O que é o CMDCA
O CMDCA é um órgão criado por lei para formular e deliberar políticas públicas relativas as crianças e adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social, educação, entre outras. É função do CMDCA, controlar as ações em todos os níveis e organizar as redes de atenção à população infanto-juvenil, promovendo a articulação das ações, das entidades e dos programas da sociedade civil e dos governos.
O Conselho é formado, por integrantes do poder público da sociedade civil, escolhidos em fórum próprio. A função dos integrantes dos Conselhos Nacional, Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é de interesse público relevante e não é remunerada, conforme previsto no art. 89 do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.
O que é o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente?
É um órgão ou instância colegiada de caráter deliberativo, formulador e normatizador das políticas públicas, controlador das ações, gestor do Fundo, legítimo, de composição paritária e articulador das iniciativas de proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente (ECA – artigos 88, 214 e 260).
Integra a estrutura básica do poder executivo, da secretaria ou órgão da área social e tem composição e organização fixadas em lei.
Quais são suas competências administrativas? 
Entre outras podemos destacar as seguintes: coordenação da eleição do
Conselho Tutelar, coordenar e não determinar ou seja organiza de acordo com a lei federal e  municipal; gestão do Fundo através de uma Junta, Secretaria do Governo ou Administrador; registro das entidades e inscrição dos programas de atendimento de crianças e de adolescentes; elaboração do plano de ação e do plano de aplicação; montagem da proposta orçamentária do Fundo; constituição de comissões; edição de resoluções e constituição da Secretaria Executiva. 
 4- Como deve ser estruturado o Conselho? 
O Conselho deve ser composto por um plenário integrado por todos os conselheiros e por uma Secretaria Executiva. A Secretaria deve ter suas atribuições definidas em seu regimento interno e acompanhar a execução das deliberações do Conselho, além de servir de apoio administrativo às suas atividades.
5 - Quem pode encaminhar projeto de lei para a criação do Conselho?
É atribuição do Executivo Municipal elaborar o projeto de lei e encaminhá-lo ao Legislativo Municipal para aprovação. A sociedade civil tem o papel de provocar e sensibilizar o poder executivo para esta iniciativa legislativa. No caso de omissão do Executivo Municipal, o Ministério Público poderá instaurar 
Quais são os pressupostos para a composição do Conselho?
Ser paritário - sua composição deverá respeitar o princípio da paridade, ou seja, ser composto por igual número de representantes do poder público e da sociedade civil. Ser representativo - os representantes que compõe este Conselho devem ter plenas condições para serem os legítimos defensores dos segmentos que representam
Existe limite para o número de membros do Conselho?
Não. Entretanto, recomenda-se que este número não seja excessivamente
grande para evitar-se a dispersão e problemas na operacionalização e funcionamento.
Em Itapetinga – BA, cidade loco da pesquisa, o CMDCA não tem uma sede própria e funciona atualmente em outro órgão, chamado IPAM – Instituição de promoção e Amparo ao Menor. No município, o CMDCA tem buscado atender e dar suporte especializado a crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais, bem como os traumas deixados pelos abusos, atende vítimas de drogas diversas, violências domésticas, trabalho infantil, enfim, juntamente com o Conselho Tutelar, tem-se intensificado os trabalhos em prol dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais