Buscar

TSP Gestalt Finalizada questões

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

13. Quais foram os argumentos usados pelos psicólogos da gestalt para atacar a psicologia de Wundt?
Wundt fragmentava o objeto de estudo da percepção em pequenas partes, reduzindo-a a uma coisa simples. A gestalt acreditava na visão da percepção como um todo, e não a soma das partes. O todo é mais que a soma das partes.
14. Quais os antecedentes históricos do pensamento da Gestalt? Qual foi o impacto da mudança no Zeitgeist da Física?
As influências anteriores foram: Inmanuel Kan que foi o primeiro autor a tornar o pensamento como objeto de estudo, e sua influência para a Gestalt foi de que a percepção é altamente ativa e não passiva como afirmava Wundt. 
Franz Bretano que afirmava que não era possível fragmentar a consciência como objeto de estudo, pois o papel da psicologia seria estudar como percebemos as coisas baseados no ato da experiência. E experiência é um ato inteiro.
Ernst Mach - diz que a percepção dos objetos independe das partes que o compõe. Muda-se o ponto de vista, a orientação, porém o objeto continuaria sendo o mesmo.
Sobre a mudança do pensamento da época da física, foi que deixaram de ser mecanicista e buscaram outras maneiras de estudar os fenômenos pela maneira com que eles interagem entre si.
15. O que Ehrenfels queria dizer com “qualidade gestáltica”? Cite um exemplo.
Ele sugere que para se ter uma compreensão do objeto, ele precisa estar completo. São suas características que compõe e que torna o objeto identificável, as caracteristicas que estão contidas nele. Por exemplo uma melodia que soa da mesma maneira inclusive quando transposta por tonalidades diferentes. A melodia independe das sensações particulares de que é composta. 
16. Defina o conceito de fenômeno phi. Como ele se produz? Por que a psicologia de Wundt não é capaz de explicá-lo?
Fenomeno Phi é um exemplo de percepção de movimento sem que o movimento aconteça de fato. As luzes se acendem e apagam, mas o movimento é apenas uma percepção. Derruba de vez a teoria de Wundt sobre as separações, pois a composição do todo que dá a sensação de movimento.
17. Descreva a pesquisa de Köller sobre insight. Qual a diferença entre o aprendizado por insight e a aprendizagem por reforçamento descrita por Watson.
Köhler estudou como os macacos solucionavam problemas. Colocou-os em gaiolas grandes. No alto haviam bananas e no chão caixas que tornariam possivel o alcance das bananas e observou a capacidade dos macacos de solucionar o problema. Percebeu-se que aos poucos os macacos conseguiam fazer uma reorganização da percepção e compreendiam que as caixas permitiam que se atingisse as bananas, e a partir disso, conseguiam resolver problemas mais complexos. Esse estudo se diferencia da aprendizagem por reforçamento descrita por Watson que justifica o comportamento através do meio, sem análise qualquer da percepção, de maneira mecanicista, e a aprendizagem por insight significa uma reorganização de percepção.
18. Quais foram os fatores que impediram a aceitação imediata da Gestalt nos Estados Unidos?
Foram vários fatores. Primeiro porque o behaviorismo estava no auge da popularidade. Segundo, porque havia uma barreira linguística, isto é, as principais publicações da Gestalt eram em alemão e a necessidade de tradução atrasava a divulgação completa e precisa daquela visão. Terceiro, porque muitos psicólogos pensavam equivocadamente que a Gestalt dedicava-se apenas à percepção. Quarto, porque os fundadores Wertheimer, Koffka e Kohler instalaram-se em faculdades pequenas nos Estados Unidos, que não ofereciam programas de pós-graduação, portanto era difícil atraírem discípulos para transmitir suas ideias. Quinto, e o mais importante, porque a psicologia americana havia avançado muito além das ideias de Wundt e Titchener, às quais os psicólogos da Gestalt estavam se opondo.
19. Os psicólogos norte-americanos associaram a psicologia da Gestalt apenas ao estudo da percepção. Qual foi a origem desta percepção equivocada e a que outras áreas os gestaltistas deram sua contribuição?
Porque Kurt Koffka escreveu um artigo “Percepção: uma introdução à teoria da Gestalt”. A palavra “percepção” usada no título dava a impressão de que os psicólogos da Gestalt lidavam apenas com a percepção e de que o movimento não era importante para as outras áreas da psicologia. Na verdade a psicologia da Gestalt preocupava-se mais amplamente com os processos cognitivos, as questões relacionadas ao pensamento, aprendizagem, e outros aspectos da experiência consciente.
20. Quais as críticas dos psicólogos da Gestalt sobre a forma como os Behavioristas lidavam com o conceito de consciência?
Os psicólogos da Gestalt alegavam que o behaviorismo, do mesmo modo que a psicologia de Wundt, também se dedicava a abstrações artificiais. Eles também contestavam o fato de os behavioristas não aceitarem a validade da introspecção e descartarem qualquer reconhecimento da consciência. Koffka acusava de insensato o desenvolvimento de uma psicologia sem conceito de consciência, como faziam os behavioristas, porque significava que a psicologia era pouco mais do que uma coleção de pesquisas com animais.
21. Descreva três dos princípios de organização perceptiva da Gestalt.
Proximidade: As partes bem próximas umas das outras no tempo e no espaço parecem unidas e tendem a ser percebidas juntas. Percebemos círculos nas três colunas duplas e não apenas como um grande conjunto.
Continuidade: Há uma tendência de a nossa percepção seguir uma direção para conectar os elementos de modo que eles pareçam contínuos ou fluir em uma direção específica. A tendência é seguir as colunas com pequenos círculos de cima para baixo.
Semelhança: As partes similares tendem a ser vistas juntas, formando um grupo. Os círculos e os pontos parecem juntos, e a tendência é perceber fileiras de círculos e de pontos em vez de colunas.
22. Quais os argumentos usados pela Gestalt para criticar o behaviorismo?
Os psicólogos behavioristas recusavam-se a reconhecer o valor do conceito de consciência na psicologia, e se restrigiam apenas a estudar o comportamento, pois a consciência não podia ser observada, portanto não podia ser estudada.
Os psicólogos da Gestalt defendiam que a consciência é sim um objeto observável, e buscaram várias idéias para construir essa teoria. 
23. Descreva a teoria de campo de Kurt Lewin. Qual a influência da física na formulação dessa teoria?
Sistema de Lewin que aplica o conceito de campos de força para explicar o comportamento de um indivíduo com base no seu campo de influências sociais. A teoria de campo surgiu dentro da psicologia como um conceito equivalente ao dos campos de força da física. O conhecimento a respeito da teoria de campo da física, fez com que ele imaginasse que as atividades psicológicas de um indivíduo também ocorrem em uma espécie de campo psicológico, chamado espaço vital, que compreende todos os acontecimentos do passado, do presente e do futuro que nos afetam.
24. Descreva o conceito de espaço vital de Kurt Lewin.
A Teoria do Espaço Vital exibe diversos graus de desenvolvimento em função da quantidade e do tipo de experiência acumulados. Como o bebê tem pouca experiência, possui poucas regiões diferenciadas no seu espaço vital. Um adulto extremamente culto e sofisticado é dotado de um espaço vital complexo e bem diferenciado, exigindo grande variedade de experiências.Lewin tentou criar um modelo matemático para representar esse conceito teórico de processos psicológicos. Devido ao interesse em um único indivíduo (um único caso) e não em grupos nem no desempenho médio, a análise estatística não tinha muito valor para esse fim. Ele escolheu a topologia, uma forma de geometria, para criar um diagrama do espaço vital, mostrando os objetivos possíveis de uma pessoa e os caminhos caminhos que conduziam a essas metas em qualquer momento determinado.

Outros materiais