Buscar

Tuberculose Patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Patologia- Tuberculose e Hanseníase
A tuberculose e a hanseníase, geram granulomas. 
A tuberculose, é causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch) do tipo aeróbia que possui um formato de bastonete, elas são resistentes a descoloração com álcool ácido, seus principais sinais e sintomas são a febre vespertina, tosse produtiva (com muco) com mais de 3 semanas, perda de peso, sudorese noturna, dispneia, dor torácica, astenia. *ver vídeo* Seus principais fatores de risco, são HIV, diabetes, câncer, etilismo, pois isso tudo gera baixa no sistema imunológico.
Do ponto de vista de prevenção, a vacina BCG, é que possui mais ação preventiva. Ela é aplicada, intra-dérmica, dada apenas uma vez na vida, na criança com idade de 1 a 4 anos. 
Quanto a exposição, as gotículas suspensas ficam no ar por mais ou menos 1h. Até 3 mil bacilos podem ser expelidos qnd o paciente com a doença ativa tosse/espirra sendo esse, o principal meio de transmissão isso porque são necessários apenas 10 bacilos para iniciar a infecção. Qnd chegam no pulmão, as bactérias enfrentam a primeira linha de defesa do corpo e são “ingeridas” pelos macrófagos alveolares, mas, mesmo assim consegue sobreviver dentro deles. A internalização dos bacilos desencadeia uma resposta inflamatória, que traz outras células de defesa para a área, em conjunto, essa célula forma uma massa de tecido, chamado de granuloma, uma grande característica da doença. Em sua fase inicial, o granuloma possui um centro de macrófagos infectados e ao redor dos macrófagos outras células do sistema imune. Quando os macrófagos, estão expostos a esse bacilo, eles ativam medicadores que vão iniciar a resposta, e atrair mais macrófagos, linfócitos e isso tudo vai formar um ciclo celular em volta das células contaminadas, os macrófagos, na tentativa de se tornar mais fortes, se tornam epitelióides e começam a se unir gerando células gigantes, gerando um centro caseoso. As bactérias ficam dormentes, mas podem permanecer vivas por décadas, tornando esse paciente, um paciente latente, ou seja essa infecção que foi contida, é chamada de tuberculose latente que pode persistir por toda a vida, sem causar quaisquer sintomas. A força da resposta imunológica do individuo decide se a infecção se mantem latente, ou avança para a próxima fase. Lembre que não vai ser toda lesão que vai gerar um granuloma, apenas a que o organismo não conseguir combater. 
Em pessoas saudáveis, a infecção pode ser interrompida permanentemente, nesse estágio. Posteriormente, a cicatrização dos granulomas, deixam pequenas lesões calcificadas. Porem se o sistema imune ta comprometido, por medicamentos imunossupressores, infecção por HIV, desnutrição, envelhecimento... etc , as bactérias podem ser reativadas, replicar-se e partir do granuloma calcificado, espalhar-se pelo pulmão, causando a tuberculose, pulmonar ativa, essa reinfecção pode acontecer com meses ou até anos depois da infecção inicial. Em alguns casos, as bactérias podem se espalhar, através do sistema linfático ou “caem” na corrente sanguínea e se encaminham para outras partes do corpo. Essa forma generalizada da doença, é chamada de tuberculose miliar/disseminada, ocorre mais comumente em pessoas jovens, pessoas idosas, e aquelas com HIV. 
Sendo assim, lembrando... 
A tuberculose primária os sinais podem surgir logo após a infecção e estão principalmente associadas a pcts HIV positivo, que já possuem uma queda no sistema imunológico ou então crianças mt jovens, que não possuem seu sitema imune completamente formado. Nessa fase, existe baixo índice de transmissão.
A tuberculose secundária pode se manifestar anos após a infecção. E caso o pct passe por um período de baixa imunidade, ela é reativada. É mais comum em pacientes idosos ou adultos, principalmente idosos. E essa forma já possui grande índice de transmissão. 
A tuberculose pulmonar é a mais rara entre os tipos da doença. Pode acometer a cavidade oral e outros órgão, podendo levar o paciente a óbito.
Além disso o contato íntimo, pode aumentar o risco. A demora do diagnostico pode aumentar os casos de infecção. 
O tratamento é feito com o uso de antibióticos como, pirazinamida, isoniazida, rifampicina e etambutol. A associação entre esses antibióticos deve ser feita, por um período de seis meses. E esse é um problema, pois os pcts mts vezes, não cumprem o plano de tratamento direitinho. Os sinais regridem rapidamente, porém, o tratamento é prolongado para assegurar que todos os bacilos, foram zerados. Porém, alguns pacientes, com a rápida regressão de sinais, desistem do tratamento antes do tempo indicado, e acabam gerando resistência aos antibióticos e piora o quadro da doença. Esse tratamento, é avaliado através de um escarro feito a cada mês.
O principal problema da tuberculose, para os dentistas, é a transmissão. Os pcts c essa doença, só serão atendidos se o teste resultar em negativo para tuberculose ativa. As exceções são abertas, apenas para casos de emergência. Nesse caso, é necessário usar uma máscara especial, que é a N95, ela é a única que impede que o bacilo atravesse suas camadas e o profissional inspire o bacilo.
Lesões orais causadas pela tuberculose, podem acontecer, porém são muito raras. Normalmente qnd ocorrem são secundarias ao envolvimento pulmonar. Porém, podem acontecer em situações primarias em áreas de trauma oral. Elas são caracterizadas, por ulceras, formação nodulares, tecido granulomatoso com vários pontinhos hemorrágicos, endurecimento submucoso, lesões intraósseas, lesões indolores no inicio e dolores em um estágio mais avançado. Podem acometer, língua, palato... Essas lesões podem ser confundidas, com lesões neoplásicas. 
O tratamento para essas lesões de tuberculose, são feitos com os medicamentos e essas lesões tendem a regredir.
HANSENÍASE
Doença infecciosa patológica crônica granulomatosa. Está principalmente associada a pele. Ela começa muito leve e progride mt. Ela é debilitante, mas não fatal, ela vai “matando” o indivíduo aos poucos. Hoje em dia, por conta de campanhas, qnd o diagnóstico é feito cedo, é possível um bom controle sob a doença. Do ponto de vista de epidemiologia, os homens, disparadamente, são vistos como os mais acometidos pela doença. 
O agente etiológico é o mycobacterium leprae, é um organismo intracelular obrigatório, pois é a única espécie de bactéria que afeta nervos periféricos. Assim como na tuberculose, o bacilo da lepra, é álcool acido resistente. O processo de identificação é mt parecido com o da tuberculose. 
Pode sobreviver fora do organismo por vários meses. 
Ele não é cultivado em laboratório, ele não vai crescer em placas de pedra. E por isso, não se entende direito com é feita a transmissão da doença. Ela vai se manifestando aos poucos, podendo durar anos (perguntar pq n entendi direito o que ele disse).
A transmissão, é pouco compreendida, devido a não ser possível cultivar esse bacilo em laboratório. O homem é a única forma de transmissão registrada. Porém, existe a questão de que o mosquito pode ser um agente transmissor. 90% da população possui uma resistência natural a essa bactéria, porem em alguns casos se tem a ativação da doença. 
COMO OCORRE?
Ela é uma parasita intracelular obrigatória, logo precisa entrar na célula. Possui, afinidade a células cutâneas, e nervos periféricos, o que já explica as manifestações da doença. 
A prevenção pode ser feita com a BCG, mas a eficácia é variável.
Podem se manifestar de 3 formas: 
 Sendo a virchowiana a mais agressiva.
SINAIS CLINICOS : Perda de sensibilidade, com lesão cutânea hipocrômica(baixa cor) ou avermelhada, nervos periféricos afetados, fraqueza muscular, presença de bacilos.
DIAGNOSTICO: Identificar principalmente três caraterísticas, hiperistesia (excesso de sensibilidade) NÃO ENTENDI TB PQ ELE FALOU ANTES QUE TINHA PERCA DE SENSIBILIDADE. ; CONTINUANDO... Aparecimento das lesões com aspecto granulomatoso e avermelhada.
É feitotestes, onde é feito cortes ou raspagem em alguns locais como orelha, cotovelo, onde são retiradas algumas partes da lesão. Depois que vc analisa, vc vai ter escolhas para graduar se o pct ta mt contaminado ou não. Por exemplo, de 1 a 9 em 100 campos do microscópio vc vai da uma pontuação, qnt mais alto mais rápido o paciente deve ser tratado. Na biópsia, vc vai ver as áreas de granuloma.
CARACTERISTICAS CLINICAS: Lesoes de pele com aspecto tuberculoide, lesões papúlas( aquelas q se vc fechar o olhos vc n sente elevação) macula (sente elevação, alteração de cor *branca*), lesões escamosas, secas e sem pelos. Em pcts de pele escura vc vai ter perca de cor, em pcts de pele branca manchas avermelhadas, múltiplas lesões, edemas periféricas. 
TRATAMENTO: Uso de antibióticos (ex: dapsona, rifampicina, clofazomida), o período de tratamento varia de 6 meses a 1 ano. Devido ao amplo tratamento, deve ser cumprido, com retorno a cada 28 dias com a avaliação de lesões. 
LESOES ORAIS PODEM EXISTIR: Ulcerações, acometendo principalmente, úvula, palato, borda lateral de língua, gengiva, lábio. 
HISTOLOGICO: Granulomas.

Outros materiais