Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
Como se define as sociedades que operam com leasing, onde o contratante pode arrematar o bem no final do período contratado, pelo seu valor residual, e tem ainda como vantagem tributária, que seus pagamentos podem ser lançados como despesa na contabilidade das pessoas jurídicas.
 	
Assinale a opção correta, que contêm o nome que representa tais instituições.
Nota: 20.0
	
	A
	Sociedades de crédito e financiamento
	
	B
	Sociedades de arrendamento mercantil
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "B", de acordo com a obra OLIVEIRA, Erico Michels Ney; WOLLENHAUPT. Fundamentos da Economia. Curitiba: Intersaberes, 2013. Capítulo 10, p. 168
Sociedades de arrendamento mercantil são sociedades de arrendamento mercantil ou locações com o direito de o contratante arrematar o bem no final do período contratado pelo seu valor residual.
	
	C
	Sociedades seguradoras
	
	D
	Sociedades sem capital
	
	E
	Sociedades de consórcios
Questão 2/5 - Sociologia Organizacional
O pós-fordismo foi acompanhado pela queda no número de empregos diretos, resultando no aumento do desemprego e na disseminação de formas de trabalho precárias e informais. A palavra de ordem passou a ser flexibilização. Sobre a flexibilização nesse período e correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	A flexibilização dos processos se dá principalmente pelo uso de novas tecnologias para produzir.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 06, p.190
A afirmação correta é a que afirma que a flexibilização dos processos se dá principalmente pelo uso de novas tecnologias para produzir (p. 190).
	
	B
	As empresas continuavam precisando de muitas pessoas para produzir, pois os robôs e a automação ainda não eram responsáveis por parte do trabalho.
	
	C
	Nesse período não houve mudanças na legislação trabalhista que facilitassem a contratação e dispensa do trabalhador.
	
	D
	A rotatividade dos trabalhadores ainda era muito baixa.
Questão 3/5 - Sociologia Organizacional
As transformações no mundo do trabalho geram mudanças e consequências que se refletem em toda a ordem social. Analisando essas transformações - mis especificamente na forma de organizar a produção - é possível entender algumas das tendências que organizam nossa sociedade. Analise as seguintes proposições sobre a criação do sistema de fábricas:
I. Foi concebido, sobretudo, por necessidades técnicas, uma vez eu a produção já estava organizada nos moldes da acumulação capitalista.
II. Representou não apenas uma mudança no local de trabalho, mas toda uma nova ordem para os trabalhadores transformando suas vidas.
III. O trabalhador, que antes era um mestre artesão, passou a ser alvo de uma disciplina que não conhecia.
IV. O ofício do mestre artesão foi dividido. Surgiu a divisão manufatureira do trabalho, o que contribuiu para a desespecialização para a ordem social.
V. A criação do sistema de fábricas não representou grandes mudanças para a ordem social.
 
São verdadeiras as seguintes proposições:
Nota: 0.0
	
	A
	II, III e IV
 
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 06, p.174 a 176
As proposições corretas são a II, III e IV. O sistema de fábricas foi concebido mais por necessidades organizativas do que técnicas (p. 176) e representou grandes mudanças para a ordem social (p. 175)
	
	B
	I e II
	
	C
	II e III
	
	D
	I, III e IV
Questão 4/5 - Teorias Econômicas Aplicadas à Contabilidade
Segundo Michels (2013) o crescimento econômico é um fator quantitativo, e desenvolvimento econômico é um fator qualitativo.
Portanto, para o autor, o conceito de desenvolvimento econômico, difere do conceito de crescimento econômico.
 
Assinale a opção correta, que complementa a afirmação do autor, quanto a diferença entre crescimento e desenvolvimento.
Nota: 0.0
	
	A
	O desenvolvimento corresponde à participação social no resultado do crescimento.
ALTERNATIVA CORRETA "A", de acordo com a obra OLIVEIRA, Erico Michels Ney; WOLLENHAUPT. Fundamentos da Economia. Curitiba: Intersaberes, 2013. Capítulo 09, p. 145
O desenvolvimento corresponde à participação social no resultado do crescimento, sendo o crescimento econômico um fator quantitativo, enquanto que o desenvolvimento econômico é qualitativo.
	
	B
	O desenvolvimento não é um processo de mudança estrutural de longo prazo.
	
	C
	O crescimento corresponde à participação social no resultado do desenvolvimento.
	
	D
	O desenvolvimento não representa melhorias na distribuição da renda pessoal, e no nível de emprego.
	
	E
	O crescimento não permite o desenvolvimento, sendo um processo completamente independente.
Questão 5/5 - Sociologia Organizacional
Conforme Giddens (1997), a globalização significa que o mundo está se tornando um “mundo único”, em que as pessoas, os países e os grupos se tornam cada vez mais interdependentes, cada vez mais conectados. Analise as afirmações abaixo sobre a globalização:
I. Um fator de grande importância para a globalização é o desenvolvimento das telecomunicações.
II. Alguns estudiosos consideram que a globalização produz uma espécie de homogeneidade cultural, pois com o poder dos grandes meios de comunicação global, as tradições e as culturas locais seriam absorvidas por uma “cultura global”.
III. Segundo alguns estudiosos, a globalização exerceria uma forma de “imperialismo cultural” que difundiria uma visão de mundo única, nos moldes das culturas dos países mais ricos.
IV. Outros estudiosos acreditam que a globalização se caracteriza por uma enorme diversidade de padrões culturais.
 
Agora, marque a alternativa correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas as afirmações I e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
	
	C
	Apenas as afirmações I, II e IV estão corretas.
	
	D
	Todas as afirmações são corretas.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "D", de acordo com a obra PAIXÃO, Alessandro Ezequiel da. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012. Capítulo 06, p.192
Todas as afirmações são corretas. O desenvolvimento das telecomunicações é um fator de grande importância para a globalização (p. 191). Alguns estudiosos consideram que a globalização produz uma espécie de homogeneidade cultural, pois com o poder dos grandes meios de comunicação global, as tradições e as culturas locais seriam absorvidas por uma “cultura global”. A globalização exerceria uma forma de “imperialismo cultural” que difundiria uma visão de mundo única, nos moldes das culturas dos países mais ricos. No entanto, há aqueles que interpretam a globalização de outra forma. Acreditam que a globalização se caracteriza por uma enorme diversidade de padrões culturais (p. 192).