Buscar

observação do comportamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Justificativa
Os procedimentos de observação são instrumentos de grande valor para a atuação dos psicólogos. A prática possibilita ao graduando uma experiência teórico-vivencial de grande valor para a formação de um profissional de Psicologia competente e capacitado. Ambos oferecem a estes profissionais em todas as fases ou estágios de sua atuação. Especialmente no que se refere a observação, sua aplicação se faz necessária em diferentes áreas de atuação do psicólogo e, também, suas contribuições são significativas nas mais diversas orientações ou enfoques teóricos que o profissional possa vir a privilegiar.
O uso da observação e da experimentação vem contribuindo de forma ótima para o estudo do comportamento, por seguinte, para a aplicação de procedimentos e técnicas relacionados à análise comportamental. Sendo assim, o estudante de Psicologia pode, através desses instrumentos e técnicas, contribuir para que muitos indivíduos se beneficiem de sua atuação em populações de diferentes faixas etárias e níveis do desenvolvimento. 
Através da observação, podemos identificar se através das técnicas e procedimentos utilizados foi possível alcançar o resultado esperado.

Outros materiais