Buscar

EAD632 2016 01 Aula 5 AVH Exercícios

Prévia do material em texto

EAD632 Análise de Demonstrativos Financeiros
Aula 5 – Análises vertical e horizontal
Exercícios
Prof. Dr. Eduardo Kazuo Kayo
1º semestre/2016
1
Exercício 1
Os administradores da Cia. Novos Horizontes apresentaram aos acionistas os resultados dos últimos dois períodos, indicados na tabela a seguir. O lucro líquido foi menor, o que gerou grande descontentamento. Um dos acionistas ficou bastante exaltado com a combinação de redução de vendas e redução de lucro líquido e afirmou que o quadro não poderia ser pior. 
Você concorda com o acionista? Justifique.
O que ocorreu com a operação da empresa no ano 2?
Desenvolva alguns argumentos para acalmá-lo. 
2
Prof. Dr. Eduardo Kazuo Kayo
Exercício 1 – Resposta
Apesar da redução de 5,2% na receita líquida, a Cia. Novos Horizontes conseguiu um bom controle sobre os custos de produção, que caíram 11,1% no mesmo período. Esse ganho de eficiência em sua atividade operacional, proporcionou o aumento da margem bruta de 52 para 55%. 
A empresa reduziu as despesas administrativas em cerca de 3% e conseguiu reduzir as despesas de vendas em 14,5%. Com essas reduções nas despesas operacionais, obteve um aumento da margem LAJIR de 10,5 para 14,4%, indicando melhor eficiência.
As despesas financeiras cresceram 7,1%, mas mantendo sua proporção de cerca de 2% da receita líquida.
O resultado do ano 1 foi fortemente influenciado por um resultado extraordinário – receita não operacional, que não se repetiu no Ano 2. Portanto, pode-se verificar que, isolado esse fator extraordinário, a empresa apresentou melhores indicadores de eficiência operacional (margens) no ano 2.
3
Prof. Dr. Eduardo Kazuo Kayo
Exercício 2a
Elabore a análise vertical e horizontal da CIA ABC e comente. 
4
Prof. Dr. Eduardo Kazuo Kayo
Exercício 2a – Reposta
Os principais ativos da Cia ABC são estoques e investimentos em outras empresas. Em 2011, a Cia. ABC apresentou importante aumento no ativo imobilizado (+69%), que passou a representar 10,7% do total. 
A empresa deve esclarecer em notas explicativas a composição da conta “outros” no ativo circulante, dada sua relevância de 17,7% do total do ativo, com crescimento de 25,5% sobre o ano anterior. 
O saldo de contas a receber aumentou quase 28%, mas não acompanhou o crescimento das vendas líquidas, de 34,9%, no período. Provavelmente, houve redução do prazo médio de recebimento das vendas.
5
Prof. Dr. Eduardo Kazuo Kayo
Exercício 2b
Elabore a análise vertical e horizontal da CIA ABC e comente. 
6
Prof. Dr. Eduardo Kazuo Kayo
Exercício 2b – Reposta
As principais fontes de financiamento da Cia. ABC são os fornecedores e os sócios, com 40,5 e 40% do ativo, respectivamente.
Em 2011, os sócios realizaram aporte de capital, elevado o patrimônio líquido de 32,6% para 40% do total do ativo.
Houve também importante crescimento dos passivos não circulantes (24%), indicando que a empresa buscou recursos de longo prazo e recursos dos sócios para a realização dos investimentos no imobilizado e para a liquidação dos empréstimos de curto prazo em 40%, no período. 
7
Prof. Dr. Eduardo Kazuo Kayo
Exercício 2c
Elabore a análise vertical e horizontal da CIA ABC e comente. 
8
Prof. Dr. Eduardo Kazuo Kayo
Exercício 2c – Reposta
As vendas líquidas da Cia. ABC cresceram 34,9% em 2011. Como os custos das vendas cresceram menos (16,9%) houve um expressivo aumento da margem bruta, que passou de 25 para 35% das vendas. 
Por outro lado, as despesas operacionais cresceram 224,6%, passando de 8 para 19% das vendas e prejudicando a margem LAJIR, que caiu de 17% para 15,7%. 
As despesas financeiras foram reduzidas em 16,4%, em função da redução do endividamento bancário total, os empréstimos de curto prazo foram reduzidos em quase 40%.
Com a redução das despesas financeira, o lucro operacional após resultado financeiro apresentou crescimento de 65,6% , beneficiando a margem líquida, que passou de 6,3% para 7,4%.
9
Prof. Dr. Eduardo Kazuo Kayo
Exercício 3
Considere as informações contábeis extraídas da demonstração de resultados da Cia. Marginal, e determine:
A margem bruta
A margem operacional
A margem líquida
O crescimento das vendas e do lucro líquido.
Comente o desempenho da empresa no período, identificando as causas mais prováveis que determinaram o comportamento das margens.
10
Prof. Dr. Eduardo Kazuo Kayo
Exercício 3 – Resposta 
A Cia. Marginal apresentou crescimento de vendas de 4,35% em 2011. Entretanto, algumas dificuldades na compra de insumos e no repasse de custos no preço de vendas, provocaram um aumento de custos de 36,4%. A margem bruta caiu de 76,1% para 68,8%. 
Por outro lado, a empresa mostrou boa capacidade de contenção das despesas operacionais, que caíram 37,5% no período, possibilitando o aumento de margem LAJIR de 23,9 para 37,5%, evidenciando maior eficiência operacional.
As despesas financeiras mantiveram-se no mesmo valor, indicando que não houve variação no grau de endividamento da empresa. Com a regularidade do resultado financeiro, a maior eficiência operacional pode refletir-se no aumento da margem líquida de 1,4 para 11%. 
Enquanto a receita de vendas cresceu 4,4%, o lucro líquido cresceu 700%.
11
Prof. Dr. Eduardo Kazuo Kayo

Continue navegando