Buscar

Circuitos em Série e em Paralelo Experimento 32

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Circuitos em serie e paralelo.
E. F. Scheibler 
Centro Universitário Uninter 
Mato Leitão RS Brasil 
Eduardo.f.scheibler@gmail.com 
 Resumo; Demonstrar o funcionamento de circuitos em série e em paralelo e comparar suas diferenças.
Corrente e tensão em serie e paralelo
 Introdução; Utilizando o laboratório virtual, fazer a montagem de dois circuitos, um em serie e outro em paralelo.
 Procedimento Experimental; Iniciei o Virtual Physics e selecione Series and Parallel Circuits na lista de experimentos. O programa abriu a bancada de circuitos elétricos (Circuits).
A bancada é composta de um gerador de energia de 12 V DC (Corrente continua), uma protoboard onde foi montado o experimento, resistores de varias resistências e um multímetro para fazer a medição da corrente e tensão do circuito. 
Meu primeiro desafio foi montar um circuito em serie com 5 resistores diferentes, os valores dos resistores já estavam definidos 100Ω, 200Ω, 200Ω, 2000Ω e outro de 2000Ω como demostra a tabela abaixo; 
 Realizei a montagem do circuito em serie e a tabela a baixo demostra os valores obtidos no experimento;
	Resistor
	Tensão V
	Corrente A
	1
	0,267
	0,003
	2
	0,533
	0,003
	3
	0,533
	0,003
	4
	5,338
	0,003
	5
	5,338
	0,003
 Com a primeira atividade realizada, refiz o circuito só que desta vez em paralelo, o resultado das medições estão na tabela a seguir;
	Resistor
	Tensão V
	Corrente A
	1
	12
	0,120
	2
	12
	0,060
	3
	12
	0,060
	4
	12
	0,006
	5
	12
	0,006
Com os experimentos com resistores concluídos fiz também um experimento ligando três lâmpadas mudando a tensão para 50 V, primeiramente fiz a montagem do circuito em serie após um circuito em paralelo. 
 Analise de Resultados; Com o primeiro experimento dos resistores, os resultados obtidos através da medição com o multímetro, comprovaram a teoria vista em aula que diz que se tivermos um circuito em serie a corrente vai ser a mesma em toda a parte, e a tensão somada em todos os resistores dará a tensão da fonte.
 O mesmo ocorre com o circuito em paralelo somente ao contrario, pois a tensão do circuito em paralelo é a mesma em toda a parte, mas a corrente diferentemente do que o ocorre no circuito em serie aqui ela acaba por se dividir em cada resistor, e a soma das corretes é a corrente inicial do circuito. 
 No experimento com as lâmpadas, ambas vão acender somente com um detalhe, que se queimar uma lâmpada no circuito em serie vai desligar todas as outras, o mesmo não ocorre no circuito em paralelo, pois se queimar uma lâmpada as outras vão continuar acesas.
 Conclusão; Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois foi de suma importância após vermos a teoria de lei de ohm ( que diz que a tensão é igual a corrente vezes a resistência) aplicarmos isso na pratica e como se comportam as correntes e as tensões conforme o circuito em serie ou paralelo. 
Referencias; Laboratório Virtual experimento 32; Virtual Physics e selecione Series and Parallel Circuits na lista de experimentos.

Continue navegando