Buscar

Resumo da aula 2

Prévia do material em texto

A ADMINISTRAÇÃO DE RH NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Duas definições de ARH:
Consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho.
Significa conquistar e manter pessoas na organização, trabalhando e dando o máximo de si, com uma atitude positiva e favorável; Representa o que provoca euforia e entusiasmo, mas também as coisas pequenas e numerosas que frustraram e impacientam, que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organização; Considera a espécie e qualidade de vida que a organização e seus participantes levarão e a espécie de participantes que a organização pretende cultivar.
 A ARH É UMA ÁREA INTERDISCIPLINAR E ENVOLVE CONCEITOS DE DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, COMO:
Psicologia Industrial e Organizacional
Engenharia Industrial
Medicina do Trabalho
Engenharia de Segurança
Direito do Trabalho
Sociologia Organizacional.
TÉCNICAS APLICADAS NA GESTÃO DE PESSOAS (UTILIZADAS NO AMBIENTE EXTERNO)
Pesquisa de Salários e benefícios
Pesquisa de mercado de RH
Legislação trabalhista
Relações com entidades de formação Profissional
Relações com Sindicatos
Recrutamento e seleção
TÉCNICAS UTILIZADAS NO AMBIENTE INTERNO
Política salarial
Higiene e segurança
Planos de carreiras
Treinamento
Análise e descrição dos cargos
Planos de benefícios sociais
Avaliação de desempenho
Avaliação dos cargos
A ARH DEPENDE:
Do ambiente organizacional
Tecnologia empregada na organização
Políticas e diretrizes vigentes na organização
Concepção existente na organização acerca do homem
Quantidade e qualidade de recursos humanos disponíveis na organização
Filosofia administrativa preponderante na organização.
MISSÃO ORGANIZACIONAL Todas as organizações tem uma missão à cumprir. Significa uma incumbência que se recebe. A razão de ser de uma organização. Tem que ser objetiva, clara, impulsionadora e inspiradora. Deve ser atualizada e redimensionada com o passar do tempo, embora seja relativamente fixa e estável. 
NEGÓCIOS Pode ser definido como a orientação específica de sua atividade empresarial, aquilo que ela explora para atender às necessidades do cliente. Consiste na relação de produto e mercado; As empresas podem ter visão estreita ou ampliada do negócio, o que lhe servirá de orientação.
CARACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS É o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo. Devem ser focalizados nos resultados, ser consistentes, específicos, ser mensuráveis, ser alcançáveis. TIPOS DE OBJETIVOS: Rotineiros; Inovadores; aperfeiçoamento. Definimos meta como um objetivo À curto prazo.
ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL é um meio para realizar a missão e alcançar os objetivos organizacionais decorrentes da visão da empresa. Ela parte dos objetivos estratégicos, da missão e da visão que se pretende realizar; Conjunto de manobras que se desenvolve em um ambiente competitivo; Representa o caminho escolhido pela empresa para enfrentar as turbulências externas e aproveitar os seus recursos da melhro maneira possível; Deve motivar e envolver os colaboradores.
ANÁLISE DO AMBIENTE Processo de identificação de oportunidades e ameaças. Trata-se de um mapeamento ambiental para saber o que há no entorno.
ANÁLISE ORGANIZACIONAL Processo de identificação de forças e fraquezas da empresa. Trata-se de um levantamento das habilidades e capacidades da empresa que precisam ser plenamente aplicadas e de seus pontos nevrálgicos que precisam ser corrigidos ou melhorados. É fazer um levantamento interno para saber qual é a vocação da empresa e no que ela pode ser mais bem sucedida.

Continue navegando