Buscar

Imigração Japonesa no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Imigração Japonesa no Brasil
A imigração japonesa no Brasil começou no início do século XX, em função de um acordo entre os governos japonês e brasileiro. O Japão tinha um problema de superpopulação e o Brasil necessitava de mão-de-obra para os cafezais. A colônia japonesa do Brasil é a maior do mundo. Hoje, composta por 1,5 milhões de nikkeis (japoneses e seus descendentes).
O Kasatu Maru foi o primeiro navio a chegar ao Brasil (Santos) com imigrantes japoneses, chegou no dia 18 de Junho de 1908, vindo de Kobe e trouxe a bordo 65 famílias que vieram trabalhar nos cafezais do oeste paulista. Nos primeiros sete anos, chegaram mais 3434 famílias (14.983 pessoas). Durante o início da I Guerra Mundial, a imigração se intensificou, entre 1917 e 1940, chegaram 164 mil japoneses ao Brasil. 75% deles se estabeleciam em São Paulo, onde já havia colônias e bairros japoneses.
Aproximadamente 85% dos japoneses que vieram ao Brasil tinham a intenção de enriquecer e voltar ao Japão, porém enriquecer rápido em terras brasileiras era um sonho quase impossível de alcançar. A maioria dos japoneses trabalhou em plantações de café no interior de São Paulo e posteriormente no norte do Paraná. Outros foram trabalhar na exploração da borracha na Amazônia ou nas plantações de pimenta no Pará. A maior parte deles era constituída de campesinos pobres vindos das províncias do sul e do norte do Japão.
Com o fim da guerra, o fluxo de imigrantes japoneses cresceu consideravelmente. O governo nipônico começou a incentivar a ida para o Brasil por diversos motivos: o campo e as cidades japonesas estavam superlotados de gente, causando pobreza e desemprego, além disso, o governo japonês queria espalhar a etnia japonesa pelo mundo.
Na década de 30, o Brasil já abrigava a maior população japonesa fora do arquipélago. Com o começo da II Guerra Mundial, a imigração japonesa cessou totalmente e só voltou a crescer quando do fim da mesma. Contudo, o Brasil tinha declarado guerra ao Japão e a imigração foi proibida. Os imigrantes já estabelecidos começaram a ser perseguidos pelo governo brasileiro e o presidente Getúlio Vargas proibiu o uso da língua japonesa em território nacional e qualquer manifestação cultural nipônica era considerada crime.
Dentre as diversas marcas que a cultura deixou no Brasil podemos citar uma culinária muito rica e saudável, a tecnologia agrícola e os esportes como o karatê, judô, kendo e os mangás.
Tradições Japonesas
 As tradições japonesas parecem resistir ao tempo, e continuam atraindo os jovens a manter costumes como o Taiko. É impossível assistir a uma apresentação e não ficar admirado pelo espetáculo de sons que os tradicionais tambores proporcionam. Para se ter uma ideia do valor histórico do Taiko, ele está presente na cultura japonesa há mais de 1500 anos e continua sendo peça fundamental em festividades do país.
 Um grande expoente cultura japonês é o kimono (palavra japonesa para “coisa de vestir”). Herança da época em que o Japão recebia muita influência da China, os primeiros kimonos datam do século IV e eram mais rebuscados do que os genuinamente japoneses e que vieram na era Heian (794-1185), tornando-se então trajes habituais. Hoje, são utilizados apenas em ocasiões especiais, como em casamentos temáticos e apresentações culturais.
Falando em apresentações culturais, no Japão elas são muito incentivadas junto aos jovens. Entre os festivais mais populares, destaque para o O-shogatsu (Ano novo), em que as famílias se reúnem na casa dos avós e comem macarrão, uma representatividade para vida longa. Logo após a meia-noite, é comum encontrar japoneses se dirigindo para templos e santuários, no intuito de pedir boa sorte para o ano que começa.
Outro festival típico do Japão é o O-bom, celebrado em agosto, em memória aos mortos. Nesta época, várias apresentações de danças e shows de fogos de artifício ocorrem no país. Ainda há datas especiais para crianças, como o Hinamatsuri (para meninas) e Kodomo-no-hi (para meninos).
Da metade do século XX até os dias atuais, a cultura japonesa ganhou força com os Animes e Mangás. O primeiro diz respeito aos desenhos animados estilizados e característicos de desenhistas japoneses, enquanto o Mangá é o quadrinho japonês, com a particularidade de a sua leitura ser de trás para frente.
Pratos Típicos do Japão
Muito querida no Brasil, a culinária japonesa também é admirada e consumida em vários outros países mundo afora. Embora seja muito fácil encontrar restaurantes especializados em sushis, sashimis, temakis e shimejis, esses pratos famosos não compõem o cardápio diário do japonês.
Sim, os japoneses consomem muitos peixes e frutos do mar. Mas sua culinária japonesa vai muito além do que geralmente encontramos em restaurantes do Brasil. Lá, o arroz (Gohan) é indispensável em todas as refeições, bem como a sopa de pasta de soja — chamada de Missoshiru.
Outro prato típico bastante popular no Japão é o macarrão (Soba ou Udon). Usualmente, os japoneses consomem o macarrão em substituição aos pratos que levam arroz, servindo-se em tigelas fundas e cobertas com vegetais, peixe ou carne. Para acompanhar, a bebida mais popular no Japão é o chá quente e puro (sem açúcar).
Curiosidades sobre o Japão
- Pouca gente sabe, mas é o país que mais fabrica navios no mundo;
- Religiões mais populares são o xintoísmo e budismo;
- Os japoneses trocam presentes, entre os amigos, no meio e no final de cada ano;
- Sim, tirar os sapatos ao entrar em uma casa é um costume verdadeiro;
- O saquê é obtido por meio da fermentação do arroz;
- No primeiro dia do ano é costume limpar a casa;
- Poucos dias antes da Primavera, os japoneses atiram feijões pelas janelas para atrair boas energias.
Referências
http://www.adventureclub.com.br/blog/curiosidades/descubra-a-cultura-japonesa-tradicoes-culinaria-e-curiosidades/
http://www.infoescola.com/geografia/imigracao-japonesa-no-brasil/
http://www.suapesquisa.com/paises/japao/curiosidades.htm
http://www.japones.net.br/cultura-japonesa/
E.E.B Nereu Ramos
Trabalho
De
Geografia
Alunos: João Victor
Data: 03/10/2016
Turma:2°4
Professora: Viviane 
 Itapoá-sc

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais