Buscar

Resenha Livro O que é ciencia afinal Cap 7

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Metodologia Científica
Nome: Jéssica Ingrid Faria de Souza
Curso: ABI - Ciências Biológicas 
TEORIAS COMO ESTRUTURAS: PROGRAMAS DE PESQUISA
Neste capitulo o autor nos mostra o processo de criação de teorias cientificas como algo mais complexo e se baseia no estudo histórico da ciência para comprovar suas ideias. O estudo histórico da ciência, como é dito no livro, revela que a evolução e o progresso das principais ciências não é atendido pelas teorias indutivistas e falcificacionista. O autor nos mostra outra base cientifica que é menos histórica e mais filosófica e que liga fortemente a observação à teoria. 
O autor se utiliza das ideias de Lakatos para explicar que esse processo de criação de teorias mais complexo se dá afim de superar o falcificacionismo. Lakatos apresenta a orientação da pesquisa em duas partes: a heurística negativa – o núcleo primário (suposições primárias) não deve ser rejeitado ou modificado, tendo que estar protegido de falsificações por um cinturão de hipóteses auxiliares, condições e pré-requisitos – e a heurística positiva – que é uma visão geral de como o programa de pesquisa deve ser desenvolvido, suplementando o núcleo irredutível com conjecturas adicionais para explicar fatos com antecipação ou prever novos acontecimentos. 
Com base nisso, pode-se dividir os programas de pesquisa em dois tipos: progressivo ou degenerescente e como cada programa irá ser definido, dependerá do seu sucesso ou fracasso. Além disso Lakatos definiu que além de obter méritos, um programa de pesquisa deve possuir um estado de coerência que envolva uma definição aceitável para a pesquisa seguinte. 
O autor ainda se apoia na teoria de Lakatos para explicar os dois pontos de vista que a metodologia de um programa de pesquisa poder ter. Primeiramente ele foca no trabalho a ser realizado dentro de um único programa de pesquisa, envolvendo a expansão ou adição de várias hipóteses no cinturão seguinte, além da articulação e teses dessas hipóteses. Além disso ele também trata da comparação dos méritos dos programas de pesquisa que serão competitivos. Vai ser observado se eles estão progredindo ou degenerando e caso estejam degenerando, darão espaço para um competidor mais progressista.

Continue navegando