Buscar

Descrições de Ordens

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Panarthropoda / Onychofora
Corpo vermifome sem tagmatização aparente. Dorsalmente possui um par de antenas e um par de olhos simples na base das antenas. Ventralmente, um par de papilas orais, boca com mandíbula falciforme circundada por lobos peribucais, n pares de lobopódios (contar na hr da prova) com almofadas e garras no ápice e uma abertura da vesícula coxal na base de cada lobopódio. No penúltimo par de lobopódios um gonóporo e no ultimo par uma abertura anal.
Panarthropoda / Arthropoda / Cheliceromorpha / Pycnogonida
Corpo dividido em prossoma e opistossoma reduzido. Dorsalmente no prossoma apresenta um tubérculo ocular com 4 olhos. Ventralmente no prossoma apresenta um par de quelíceras, um par de pedipalpos, uma probóscide (dizer se é maior ou menor que as quelíceras e os pedipalpos), um par de pernas ovígeras (desenvolvidas nos machos e menor nas fêmeas) e quatro pares de pernas com garras. Ventralmente no opistossoma há apenas o tubérculo anal.
Panarthropoda / Arthropoda / Cheliceromorpha / Euchelicerata / Xiphosura
Corpo dividido em prossoma e opistossoma. Dorsalmente no prossoma há uma carapaça inteiriça em forma de ferradura, um par de olhos simples medianos e um par de olhos simples laterais. Dorsalmente no opistossoma apresenta uma carapaça inteiriça com seis pares de cicatrizes de inserções musculares, seis pares de espinhos fixos e seis pares de espinhos moveis ambos laterais, um espinho caudal.
Ventralmente no prossoma apresenta um par de quelíceras queladas, um par de pedipalpos quelados/gancho com gnatobases, quatro pares de pernas, os três primeiros com gnatobases e quelados e o quarto par terminando em uma expansão foliácea e também apresenta um flabelo, um par de quilárias. Ventralmente no opistossoma há um opérculo genital, cinco pares de brânquias foliáceas e abertura anal. 
*obs: Machos irão apresentar pedipalpos em forma de gancho e fêmeas e indivíduos jovens terão pedipalpos quelados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais