Buscar

Peixes relatório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DA PRÁTICA DE PEIXES DE ÁGUA DOCE:
Ana Ribeiro
Ana Letícia Carracena
Lorena Santos
Jessica Faria
Humberto Souza
1)Indique as principais características da superordem Ostariophysi, também comentando sobre diversidade e tipo de ambiente onde o grupo ocorre. Indique as principais características das ordens que ocorrem na região Neotropical.
Ostariophysi é a superordem contida na subdivisão Ostarioclupeomorpha, dentro da divisão Teleostei que por sua vez está dentro da classe Actinopterigii. Literalmente, Ostariophysi significa “pequeno osso na bexiga”, nome que faz referência a uma estrutura característica do grupo, o aparelho de Weber. Esse aparelho consiste na modificação das primeiras vértebras e a conexão de ossículos na bexiga natatória, transmitindo qualquer vibração para o ouvido interno e com isso melhorando bastante a audição dos peixes desse grupo. Além disso, a capacidade de produzir e responder a substâncias químicas de alarme e a bexiga natatória constituída por duas câmaras também são características desse grupo. Os representantes dessa superordem estão presentes em quase todos os ambientes de água doce do mundo e formam a maior parte dos peixes dulcícolas. Podem ser divididos em outros dois grupos: Anotophysi, que representa os peixes sem aparelho de Weber funcional, e Otophysi, nos quais esse aparelho funciona perfeitamente.
Ostariophysi é composta por cinco ordens: uma de Anotophysi e quatro de Otophysi. Gonorhynchiformes (grupo mais basal, mas capaz de produzir e responder a substancias de alarme e bexiga em duas câmaras) são da única ordem de Anotophysi. Já em Otophysi existem os Cypriniformes (maior ordem, não presente na América do Sul, com dentes nas mandíbulas e pequenos barbilhões próximos à boca), que é o grupo das carpas; os Characiformes; os Siluriformes; e os Gymnotiformes. Essas três últimas podem ser encontradas na região Neotropical.
Os Characiformes são os peixes que possuem nadadeira adiposa quase sempre, uma nadadeira sem esqueleto entre a dorsal e a caudal; boca muito bem armada, com diversos dentes multicuspidados que permitem que sejam bons predadores; reposição de dentes (não homóloga aos tubarões); e presença de escamas ctenóides. Piranhas, traíras e cachorras fazem parte do grupo e algumas famílias são importantes na aquariofilia.
Siluriformes são uma ordem bem diversificada, caracterizada por ausência de escamas, apesar de alguns possuírem placas ósseas no corpo (constituídas de odontódeos); barbilhões no maxilar; osso pré-maxilar sem dentes, mas maxilar sem dentes (com exceção); alguns com nadadeira adiposa; e presença de raio semelhante a espinho (raios fusionados) antecedendo as nadadeiras dorsal e peitoral. É a ordem dos bagres, que em sua maioria possuem boca ventral e pequena, para possibilitar a formação do vácuo e assim grudar sua boca no substrato.
Por fim, os Gymnotiformes são os peixes elétricos, menos diversos, mas muito especializados. Seus representantes não apresentam nadadeira peitoral nem pélvica e sua nadadeira anal é alongada (geralmente sem nadadeira caudal, apenas um pedúnculo caudal); são comprimidos lateralmente; órgãos vitais restritos à cabeça; não possuem nadadeira adiposa; e são todos eletrogênicos. O órgão elétrico é miogênico em sua maioria (gerando corrente elétrica por meio de um órgão de origem muscular), com uma família com órgão neurogênico (origem nervosa). A corrente elétrica é utilizada para predação, defesa, eletrolocalização e comunicação, já que o órgão elétrico produz um campo magnético e o animal consegue mapear o ambiente.
2)Indique as principais características do grupo Actinopterigii, também comentando sobre a diversidade e o tipo de ambiente onde o grupo ocorre. Indique as principais características das séries Percomorpha (ordem Peciformes e Symbranchiformes) e Atherinomorpha (ordem Cyprinodontiformes) pertencentes ao grupo, que foram capturados durante a prática.
Actinopterigii são os peixes de nadadeira raiada (ossos radiais sustentando as nadadeiras), com ossos com origem endocondral, pele com glândulas mucosas e escamas dérmicas embutidas. Seus hábitos são altamente diversificados e seus representantes com maior sucesso atualmente pertencem à divisão Teleostei.
Percomorpha é uma série dentro da superordem Acanthopterigii, contida na subdivisão Euteleosteomorpha, que por sua vez está dentro do grupo mais diversificado de Actinopterigii: Teleostei. A superordem Acanthopterigii é caracterizada pela dentição e musculatura faringiana modificada, maxila superior móvel e protusível e processo ascendente do osso pré-maxilar bem desenvolvido (junção da maxila com a mandíbula). Todas essas características permitiram uma maior eficiência de captura de alimento, uma vez que promovem um aumento na cavidade bucal, proporcionando um maior vácuo e com isso uma melhor captura da presa. Outra característica desse grupo é a posição das nadadeiras pélvicas, que são mais anteriores, e peitorais, que são mais elevadas e laterais. Essas modificações promovem um nado mais fino característico do grupo, denominado libriforme. Dentro desse táxon, por fim, estão os Percomorpha, com a ligação da cintura pélvica à peitoral, também proporcionando o nado derivado, já que peitoral e pélvica são unidas por ligamentos musculares e/ou ósseos. Além disso, existem duas dorsais, uma com espinhos e outra com raios moles, sendo também uma característica morfológica importante.
O grupo Percomorpha possui peixes que vivem, em sua maioria, em águas salgadas, mas com algumas famílias de água doce. Uma dessas famílias (Cichlidae) está presente na ordem Perciformes, caracterizada por possuir um nado bastante rápido e derivado e por ser a mais diversificada de Acanthopterigii.
Atherinomorpha é outra série dentro de Acanthopterigii, caracterizada pela perda de osso no esqueleto branquial e ovos grandes com tempo longo de incubação. É composta de três ordens: Atheriniformes (peixes de superfície, que perdera, a dorsal de espinhos), Beloniformes (saltam da água, que são os peixes voadores e o agulhão) e Cyprinodontiformes. Esta última foi a única encontrada na prática, onde foram capturados os barrigudinhos (família Poeciliidae) e essa ordem não possui espinhos na primeira nadadeira dorsal, com muitos apresentando dimorfismo sexual em cores.
3)Apresente uma lista de espécies coletadas durante a prática, indicando a família e a ordem das espécies, assim como as principais características e diferenças de casa família e espécie coletada.
	a) Gymnotus sp: pertence à ordem Gymnontiforme e família Gymnotidae, caracterizada por ter um corpo mais cilíndrico, focinho curto e mandíbula inferior. Além disso, o órgão elétrico está localizado cima da nadadeira anal e tem origem miogênica. Dois exemplares foram encontrados, também chamados de tuvira, ituí, sarapó, etc.
	b) Hoplias malabaricus: traíra pertencente à ordem Characiforme e família Erythrinidae, predadoras de outros peixes e alguns podem respirar ar.
	c) Astyanax (gênero): lambari da ordem Characiforme e família Characidae. Membros dessa família são geralmente providos de nadadeira adiposa, nadadeira caudal bifurcada e anal desenvolvida.
	d) Rineloricaria (gênero): bagres da ordem Siluriforme e da família Loricariidae, comumente denominados cascudos. Família com o corpo delgado constituído de placas ósseas e cabeça grande. A boca é ventral e em ventosa
	e) Callichthys callichthys: bagres da ordem Siluriforme e família Callichthyidae, definida pelo pré-maxilar reduzido e ausência de dentes nos adultos e duas fileiras de placas ósseas cobrindo o corpo. São conhecidos como limpa-fundo, com um notável cuidado parental. Essa espécie é curiosa pela habilidade de respirar ar, realizando trocas gasosas pelo intestino.
	f) Rhamdia: bagres da ordem Siluriforme e família Pimelodidae. Característicos por possuírem um espinho na nadadeira peitoral e na dorsal com veneno.
	g) Tricomicterus (gênero): bagre da ordem Siluriforme e família Tricomicteridae e no qual a espécie encontrada possui dentesverdadeiros fora da boca, permitindo a escalada de cachoeiras.
	h) Australoheros (gênero): representante da ordem Percomorpha e família Cichlidae, na qual ocorre o nado libriforme (bem delicado); a fusão das duas dorsais, apesar de ainda ser possível perceber a diferença entre a parte de espinhos e de raios moles; linha lateral interrompida em duas; territorialistas, com corte elaborada e cuidado parental. O gênero encontrado possui, como característica, listras (barras) pretas ao longo do corpo e são também amarelo-esverdeados, com regiões iridescentes. Além disso, tem o costume de cuidar dos ninhos e dos filhotes.
	i) Geophagus (gênero): também da ordem Percomorpha e família Cichlidae, mas ao contrário de Australoherus, barras passam bem em cima dos olhos do animal e costuma fazer ninho de terra para os filhotes, também com cuidado parental.
j) Poecilia sp: ordem Cyprinodontiformes e família Poeciliidae, na qual as fêmeas carregam os ovos e possuem substância parecida com a placenta de mamíferos, denominada pseudoplacenta, sendo assim animais vivíparos. Além disso, ocorre a fecundação interna, na qual o macho insere o gonopódio na fêmea, sendo essa uma estrutura espécie-específica. Podem também ser ovovivíparos. Alguns indivíduos apresentam superfetação, com a fêmea estando sempre fértil e assim gerando sempre filhotes.
4)Descreva os métodos de coleta de peixes apresentados durante a prática e diga quais deles foram utilizados pelo seu grupo.
Três técnicas foram utilizadas: o kicking, a busca ativa com peneira e o detector de eletricidade.
A busca ativa foi a mais utilizada pelo grupo, sendo um método eficiente. Nessa técnica, o aluno bate a peneira na margem do riacho a fim de remexer o ambiente de animais que ficam mais enterrados nesse local e depois puxam a peneira para observar se algum peixe foi coletado. O método foi repetido diversas vezes e foi com ele que a maioria dos bagres e peixes elétricos foram capturados.
O método do kicking necessita de pelo menos duas pessoas: uma para segurar a rede ou peneira e outra para remexer o ambiente de corrente. A peneira foi posicionada contra a corrente do riacho e o outro aluno remexia as pedras de fundo no sentido da corrente para revelar os animais que vivem embaixo das mesmas e assim capturá-los com a rede já posicionada. É uma técnica mais utilizada para peixes de correnteza ou ainda de correntes mais fracas, perto da margem.
O detector de eletricidade obviamente é utilizado para a procura de peixes elétricos, que emitem um campo elétrico detectável pelo aparelho. Este consiste em um fio associado a uma caixa de som que interpreta as ondas eletromagnéticas e transforma em ondas sonoras, permitindo a localização do animal.

Outros materiais