Buscar

Gabarito de Formação social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

p. 14-15
1 - C
O Estado Absolutista entra em cena com a política econômica do intervencionismo, com o objetivo de manter a balança comercial favorável. Dentre as medidas intervencionistas destaca-se o protecionismo, que visava dificultar a importação de produtos estrangeiros. Além disso, ao tomar para si o monopólio da regulação econômica, o Estado Absolutista passa a ter condições de realizar a tributação, fundamental para sua sobrevivência, mais eficientemente.
2-
Segundo Borges (2011), a Via Colonial foi a forma como o capitalismo se estruturou nas regiões colonizadas, que se localizavam na periferia do sistema capitalista. Dessa forma, o capitalismo nas colônias é geral e primitivo. Como consequência política e social, podemos citar a falta de revoluções democráticas e ausência de participação.
3-
Alternativa D. O sistema de colonização criava complementos à economia dos países e os permitia assim alcançar uma posição vantajosa no comércio internacional.
4-
Resposta: As colônias de exploração têm como principal característica uma ocupação territorial voltada prioritariamente para a obtenção de lucros das mais diversas formas, seja através da extração de recursos naturais (como a prata e o ouro) ou da formação de uma produção monocultora de produtos tropicais (como a cana-de-açúcar). As colônias de povoamento se caracterizaram pela ocupação definitiva da terra, ou seja, o efetivo povoamento da região como principal motivo. Tratava-se, em sua maioria, de uma população européia que fugia de guerras religiosas, da servidão feudal e das crises políticas, em busca de uma nova vida.
5-
O período em questão é a época das grandes navegações e da expansão marítimo-comercial, entre os séculos XV e XVI. O domínio dos mares e o comércio ultramarino foram fundamentais para a consolidação do capitalismo comercial e para a conseqüente formação de impérios. Além disso, controlar as rotas comerciais marítimas significava obter hegemonia, e consequentemente, mais lucro e poder.
P28-30
Resposta: Entre as atividades econômicas, podem ser citados a extração do pau-brasil, a implementação do sistema açucareiro e o comércio de escravos. Entre as características sociais, podemos citar a sociedade açucareira: altamente hierarquizada, onde os senhores de engenho detinham muito poder e a base dessa sociedade era composta por uma massa de trabalhadores escravos. Também podem ser citadas as organizações sociais da região de São Paulo, compostas por bandeirantes que viviam da escravização de indígenas para o trabalho em suas lavouras. Em ambas as sociedades temos a presença da Igreja Católica, especialmente os jesuítas.
Alternativa D. Os senhores de engenho detinham o controle sobre a produção do açúcar, principal produto colonial da época, detendo grande poder econômico, político e social nos domínios coloniais. Eles formavam uma espécie de aristocracia de riqueza e poder, por isso sua dominação era enorme e ultrapassava os limites das relações de trabalho.
Alternativa C. Não se pode dizer que um povo submetido à escravidão possui mansidão ou passividade. Embora existisse escravidão na África, ela nunca exterminou a resistência cotidiana que havia contra o cativeiro. A visão dos povos dominados como submissos e passivos está relacionada à falta de percepção, por parte dos dominadores, das formas de resistências mais sutis e cotidianas.
A escolha pelo africano está ligada ao sistema mercantilista de colonização, a comercialização dos África nos gerava lucros à metrópole. A mão de obra era transportada de outro continente implicando, assim, na abertura de um comércio rentável para a metrópole que ao mesmo tempo s e articulava às estruturas do sistema de colonização. 
Resposta: A mineração desenvolveu- se nas Minas Gerais e no Centro - Oeste, apoiada, sobretudo, no trabalho escravo, mas também em modalidades de trabalho livre. A população numerosa demandava grande quantidade de produtos e serviços, permitindo o intenso desenvolvi mento de atividades comerciais e urbanas. Podemos citar a pecuária, que abastecia os centros urbanos com o fornecimento de carne e de animai s empregados para o transporte e a agricultura de subsistência.
p. 39-40
A independência do Brasil em 1822, foi importante à medida que possibilitou que o país pudesse estabelecer sua administração pública, logo em 1824 tivemos a primeira constituição. Houve uma grande pressão dos grandes proprietários rurais para que ocorresse a independência principalmente devido a vinda da família real para o Brasil e a abertura dos portos. No entanto não houve grandes transformações políticas e sociais, pois as estruturas foram mantidas. 
Resposta: a Inglaterra era uma grande potência e a França procurou retirar o monopólio da Inglaterra. Em 1806, tivemos o Bloqueio Continental em que a França exigiu que nenhuma nação europeia tivesse relações comerciai s com a Inglaterra. Como Portugal não acatou tal ordem acabou assinando muitos acordos com a Inglaterra intensificando sua dependência. Quando a França ameaçou invadir Portugal , a família real veio para o Brasil, apoiada pelos ingleses. No entanto, a Inglaterra exigiu acordos que favorecessem a comercialização dos produtos ingleses para o Brasil , como a abertura dos portos do país. Tais medidas culminaram na comercialização Brasil - Inglaterra e propiciaram a transferência do monopólio comercial. 
D-A abolição da escravidão foi aceita junto de restrições quanto à participação na política do país. A abolição da escravatura em 1888 foi resultado de um processo que se arrastou durante todo o séc. XIX, com as pressões da Inglaterra para o fim da escravidão. Os libertos tinham acesso restrito à participação política e à aquisição de terras.
C- A produção cafeeira teve seu lugar no final do século XIX, ou seja, no período do segundo reinado. Produzido em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro surgiu como alternativa após a decadência de metais e pedras preciosas nas Minas Gerais, oduto agrícola brasileiro.
O liberalismo no Brasil Não respeitou aos fundamentos de direito à liberdade, mantendo o sistema de escravidão. O Estado liberal já surgiu excludente para atender os grande proprietários de terra, que consideravam que deveriam estar no controle político.
p. 51-53
Resposta: dentre as mudanças, a produção cafeeira impulsionou o aumento da malha ferroviária no Brasil. Além disso, o fim do tráfico negreiro, em 1850, trouxe como decorrência a liberação de capitais para outras atividades econômicas e a Lei de Terras (1850) reduziu o acesso a terra por parte de i migrantes, mantendo o sistema latifundiário. A Lei do Ventre Livre ( 1 871) e a Lei dos Sexagenários (1885) f oram alguma s das ações que culminaram em 1888 no fim da escravidão, que foi uma das grandes mudanças
C
A
Dentre os motivos que culminaram na Proclamação da República está a crise econômica desencadeadas pelas despesas do governo com a Guerra do Paraguai, o descontentamento da elite agrária, principalmente os cafeicultores que se sentiram prejudicados com fim da escravidão, o aumento da classe média que crescia nas cidades.
Firmado entre SP, MG e RJ, consistiu em medidas que visavam o equilíbrio entre a oferta e a procura, uma vez que o governo intervia adquirindo a produção excedente, com recursos advindas de empréstimos no estrangeiro. A amortização dos juros seria cobrada por meio de um novo imposto sobre a saca do café exportado e seriam criadas políticas de limitação à expansão as lavouras cafeeiras. O resultado foi a garantia do lucro dos produtores, que com tal ação continuaram a produzir o café em larga escala, pressionando assim, o aumento nos empréstimos. Cabe destacar também que a elite cafeeira era a grande beneficiada com os lucros, demarcando o caráter excludente da medida.
p. 66-67
1- 
2-D
3- Transferência da população do centro para os subúrbios; ocupaçãodas encostas e morros da cidade; destruição das moradias populares;
4-A
5-C
p. 79-80
1- A
2-E
3-
4-
5-
p. 92-93
1- A
2-D
3-
4-
5-
p. 107-108
1-D
2-A
3-
4-
5-

Outros materiais