Buscar

A PROVA DISCURSIVAS 22 10 Copia

Prévia do material em texto

PROVA DISCURSIVA DE ECONOMIA E ARQUIVISTA
	Questão 1
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho, o financeiro e o de cambio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir.
	Indique o tipo de mercado identificado pelo número 3. 
	Resposta :
	 os fatores taxa de juro e meios de pagamento são mensurações econômicas que contribuem para análises sobre o mercado monetário. 
	Questão 2
	Concorrência monopolística pode ser também chamada de concorrência imperfeita, caracteriza-se pelo fato de que, embora muitas empresas produzam produtos diferenciados, estes podem ser altamente substituíveis, sendo exemplos disso diferentes marcas de perfumes, sabonetes, refrigerantes, calça jeans etc.  
	Pergunta:
	De acordo com o que estudamos sobre o assunto, responda: Qual a característica fundamental da concorrência monopolística? Descreva- abaixo: 
A característica fundamental da concorrência monopolística – que é baseada na diferenciação de produtos e serviços – é o uso vigoroso da publicidade para a fixação das marcas utilizada.
	Questão 3
Enquanto mudanças nos preços provocam alterações nas quantidades demandadas, resultando em deslocamentos ao longo da curva demandada, outros fatores, como mudanças na renda dos consumidores ou em preços de bens substitutos ou correlatos, alterações de preferências expectativas provocam deslocamentos da curva da demanda.
Tais movimentos são apresentados no gráfico abaixo.
	Pergunta:
	Explique o que indica o deslocamento da demanda para a direita e para a esquerda, respectivamente. 
deslocamentos da curva da demanda para a direita indicam aumentos da demanda. Por outro lado, deslocamentos para a esquerda indicam redução da demanda.
	Questão 4
Sobre custos, sob o ponto de vista econômico, incluem custos de oportunidade ou custos ocultos (aquelas cuja assinatura de um cheque para o seu pagamento não é necessária). É o caso, por exemplo, de um rendimento alternativo, que pode ser obtido para o capital próprio – aplicado na empresa – ou do aluguel de um imóvel próprio utilizado no negócio. Esses rendimentos são implícitos e não aparecem nos demonstrativos de resultado contábeis, que consideram apenas dispêndios monetários, isto é, fatos expressos em documentos (notas fiscais, recibos etc.).
	Pergunta:
	De acordo com o que estudamos na disciplina de Economia e Mercado, quais são os conceitos de custos, cite-os abaixo: 
CUSTOS TOTAIS: divididos em custos fixos (CF), que independem do nível de produção – como aluguéis, salários e despesas de caráter administrativo -, e custos variáveis (CV), que são relacionados ao nível de produção – como compra de insumos, energia e comissões sobre vendas.
CUSTOS MÉDIOS: subdividem-se em: - custos totais médios (custos t otais divididos pela quantidade de produto):
CUSTO MARGINAL: representa o custo extra gerado por uma unidade adicional de produção, que, por sua vez, não é linear, mas crescente. Acréscimos  de produção podem ser exigir horas extras de trabalho, aumento no custo da matéria-prima, necessidades de financiamento bancário, custo financeiro adicional e custos unitários crescentes.
RECEITA E LUCRO: a teoria microeconômica tradicional, também denominada neoclássica, estabelece como pressuposto básico que as firmas têm como objetivo maior maximizar lucros, sendo os lucros totais a diferença entre as receitas das vendas e os custos totais de produção.
	Questão 5
Durante muitos anos do período pós-Segunda Guerra, a economia brasileira apresentou vigorosas taxas de crescimento. A partir da década de 1980, porém, ela passou a demonstrar resultados insatisfatórios, com repercussões negativas sobre a ocupação de mão de obra.
	Pergunta:
	De acordo com (Goldberg 2004) citado por Tebchirani (2011), apontam seis causas desse baixo desempenho. Cite 03 dessas causas. 
CITE SÓ 3
Inadequada gestão macroeconômica
Desequilíbrios nas contas externas
Cambio instável
Déficits no orçamento público
Altas taxas de inflação
Descontinuidades provocadas por uma violenta modificação nos padrões tecnológicos e organizacionais das empresas, entre outras
	Questão 6
	A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava. Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a partir dessa época. Pergunta:
	De acordo com Fusfeld (2001) citado por (TEBCHIRANI, 2011), dentre as principais correntes do pensamento econômico, explique ESCOLA KEYNESIANA. 
ESCOLA KEYNESIANA. John Maynard Keynes (1883-1946), considerado o fundador da macroeconomia, mostrou que as economias capitalistas não tinham a capacidade de promover automaticamente o pleno emprego, abrindo caminho, assim, para o uso da política econômica. Esse processo desenvolveu-se contrariamente à proposta neoclássica, segundo a qual a ação governamental deveria limitar-se à produção dos chamados bens públicos. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda, de Keynes, é considerada o marco divisor da macroeconomia, propondo um novo esquema teórico para explicar a Grande Depressão dos anos 1930 – cataclísmico acontecimento histórico que horrorizou o mundo pelos seus efeitos econômicos e políticos, quando a teoria neoclássica não conseguia mais explicar a situação
	Questão 7
Analise e responda a questão abaixo.
Nas sociedades modernas, os investimentos resultam da decisão de produzir máquinas e equipamentos, construir edificações, instalar infraestruturas e preparar capital humano, com vistas à acumulação de riqueza. Por isso, a existência de um sistema financeiro eficiente e diversificado é uma condição essencial para atrair poupanças internas e internacionais, indispensáveis para transformar esses recursos em investimentos produtivos
Do ponto de vista organizacional, o sistema financeiro nacional está dividido em dois subsistemas – o normativo e o operativo. 
	Pergunta:
	Qual é a composição do sistema normativo e do sistema operativo do SFN? 
Subsistema normativo, é composto pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários
Subsistema operativo, é composto pelos: Mercado Monetário; Mercado de Crédito; Mercado de capitais; Mercado de Câmbio e Mercado de seguros, capitalização e previdência privada.
	Questão 8
A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava. Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a partir dessa época
	Pergunta:
	De acordo com Fusfeld (2001) citado por (TEBCHIRANI, 2011), dentre as principais correntes do pensamento econômico, explique FASE PRÉ ? CIENTÍFICA. 
FASE PRÉ-CIENTÍFICA (até 1750). Enquanto na Antiguidade, o pensamento econômico estava subordinado à filosofia, à política, à moral cristã e aos usos e costumes (normas consuetudinárias), nessa fase, as novas ideias mercantilistas voltam-se para o nacionalismo e a autossuficiência. Adotando uma visão estática do mundo, esse conjunto de práticas levou as nações a um permanente estado de guerra, com estrita regulamentação da atividade produtiva. A acumulação de reservas em metais preciosos é, aqui, o objetivo principal, razão da busca permanente de superávits comerciais
	Questão 9
A economia é uma ciência social, pois estuda o homem em sociedade, principalmente quando este atua na atividade produtiva.
De acordo com Vasconcellos(2002) citado por Tebchirani (2011), a investigação científica da economia utiliza argumentos positivos e normativos, de modo a explicar e a prever fenômenos por meio de modelos logicamente consistentes, que representam uma realidade simplificada, eliminando detalhes irrelevantes.
	Pergunta:
	Descreva abaixo: ARGUMENTOS POSITIVOS: 
Procuram escolher instrumentos adequados para atingir determinado objetivo (como diminuir a contratação de renda), avaliando aspectos positivos e negativos das medidas adotadas (políticas de renda mínima, por exemplo).
	Questão 10
	A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava. Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a partir dessa época.
	De acordo com Fusfeld (2001) citado por (TEBCHIRANI, 2011), dentre as principais correntes do pensamento econômico, explique FASE CIENTÍFICA. 
	FASE CIENTÍFICA (1750 a 1870). Inicialmente, os antimercantilistas, denominados fisiocratas, utilizavam técnicas quantitativas com base na ideia da eficácia do mercado, que, por sua vez, se igualaria ao movimento “natural” do universo, isento de políticas (componente não eliminável da condição humana). Dessa ideia, derivou, sob o ponto de vista desses fisiocratas, a necessidade de um ”tirano esclarecido”, ou seja, um soberano que serviria como “intermediário para que as leis da natureza fossem cumpridas”. Posteriormente, um conjunto científico sistematizado que passou a ser conhecido como escola clássica, descolou o campo da reflexão da economia da esfera de circulação das mercadorias para a esfera da produção. Contrapondo-se às ideias mercantilistas, essa instituição estabeleceu que a riqueza se origina no aumento da produtividade, decorrente da divisão do trabalho e da especialização. Já o valor, sinônimo de riqueza, resulta do trabalho humano, o que determina uma inovação no estudo da economia política: o valor dos bens passa a ser estabelecido nas relações dos homens.
	Questão 11
	A oferta depende da eficiência dos métodos de produção escolhidos pelas firmas, que devem ser intensivos em capital, quando utilizam, relativamente, mais capital do que trabalho, ou intensivos em trabalho, quando acontece o contrário. As decisões de produção de uma firma, levando em consideração as características do mercado consumidor estão baseadas em uma função de produção. 
	Pergunta:
	De acordo com Tebchirani (2011), explique a função de produção. 
A função de produção indica a relação entre a quantidade física de produto obtida por meio da combinação de fatores de produção, capital e trabalho em determinado período – respeitadas as restrições tecnológicas determinadas pela engenharia do processo.
	Questão 12
As exportações também compõem a demanda agregada e representam uma variável de fundamental importância na política econômica, pois geram divisas necessárias ao pagamento de importações, que são vitais para o funcionamento da economia.
Relativamente autônomas ao nível interno de produção (renda), as exportações dependem de vários fatores, quais são eles? Descreva-os abaixo: 
O nível de preços relativo (preço interno comparativamente ao preço externo), que deriva não só da competitividade da economia, mas também da taxa de câmbio. O nível de renda nos demais países. A política comercial dos demais países. A situação das contas externas dos parceiros comerciais. O nosso próprio nível de importações. 
	Questão 13
	O processo de formação dos preço representa o capítulo da microeconomia que analisa mercados individuais (mercados de um único produto). A análise desse processo retrata aspectos comportamentais de consumidores e de firmas. Segundo Vasconcelos, citado por Tebchirani (2011), a formação de preços está fundamentada em alguns pressupostos.  
	Pergunta:
	Cite um desses pressupostos: 
O valor dos bens é subjetivo (valor utilidade), baseado em preferências dos consumidores, que, por suia vez, representam o grau de satisfação por eles atribuídos aos bens e serviços
A utilidade total tende a aumentar, isto é, os consumidores preferem sempre consumir mais; e
Embora diversas variáveis interfiram no processo, considera-se o efeito “puro” ou “líquido” de cada variável isoladamente sobre a demanda e a oferta.
Questão 1
	Questão 14
Bens e serviços apresentam sensibilidade específica às variações de preços e da renda, que são medidas pela elasticidade, um mecanismo útil para a determinação de políticas e de estratégias empresariais ou de política econômica.
	Pergunta:
	De acordo com Tebchirani (2011), explique a Elasticidade-Renda da Demanda: 
Descreve da seguinte maneira a elasticidade-renda da demanda. Variações na renda determinam variações na demanda. Geralmente, aumentos de renda causam ampliação da demanda (para os bens chamados de superiores ou de luxo). Quando aumentos de renda determinam a redução na demanda de um bem esse é considerado um bem inferior.
	Questão 15
As exportações também compõem a demanda agregada e representam uma variável de fundamental importância na política econômica, pois geram divisas necessárias ao pagamento de importações, que são vitais para o funcionamento da economia.
Relativamente autônomas ao nível interno de produção (renda), as exportações dependem de vários fatores, quais são eles? Descreva-os abaixo:
O nível de preços relativo (preço interno comparativamente ao preço externo), que deriva não só da competitividade da economia, mas também da taxa de câmbio. O nível de renda nos demais países. A política comercial dos demais países. A situação das contas externas dos parceiros comerciais. O nosso próprio nível de importações
	Questão 16
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho, o financeiro e o de cambio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir.
	Pergunta:
	Indique o tipo de mercado identificado pelo número 1. 
	
	Os fatores Índice Gerais de Preços e Produto Interno Bruto são mensurações econômicas que contribuem para análises sobre o mercado de bens e serviços. 
	Questão 17
	A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava. Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a partir dessa época. 
	Pergunta:
	De acordo com Fusfeld (2001) citado por (TEBCHIRANI, 2011), dentre as principais correntes do pensamento econômico, explique ESCOLA KEYNESIANA. 
ESCOLA KEYNESIANA. John Maynard Keynes (1883-1946), considerado o fundador da macroeconomia, mostrou que as economias capitalistas não tinham a capacidade de promover automaticamente o pleno emprego, abrindo caminho, assim, para o uso da política econômica. Esse processo desenvolveu-se contrariamente à proposta neoclássica, segundo a qual a ação governamental deveria limitar-se à produção dos chamados bens públicos. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda, de Keynes, é considerada o marco divisor da macroeconomia, propondo um novo esquema teórico para explicar a Grande Depressão dos anos 1930 – cataclísmico acontecimento histórico que horrorizou o mundo pelos seus efeitos econômicos e políticos, quando a teoria neoclássica não conseguia mais explicar a situação
	Questão 18
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho,o financeiro e o de cambio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir.
	Pergunta:
	Indique o tipo de mercado identificado pelo número 4. 
	Resposta:
	Os fatores taxa de câmbio e volume de moeda estrangeira são mensurações econômicas que contribuem para análises sobre o mercado cambial.
  
	Questão 19
	As exportações também compõem a demanda agregada e representam uma variável de fundamental importância na política econômica, pois geram divisas necessárias ao pagamento de importações, que são vitais para o funcionamento da economia. 
	Pergunta:
	Relativamente autônomas ao nível interno de produção (renda), as exportações dependem de vários fatores, quais são eles? Descreva-os abaixo: 
O nível de preços relativo (preço interno comparativamente ao preço externo), que deriva não só da competitividade da economia, mas também da taxa de câmbio. O nível de renda nos demais países. A política comercial dos demais países. A situação das contas externas dos parceiros comerciais. O nosso próprio nível de importações.
	Questão 1
De acordo com a Lei n°8159, de 8 de janeiro de 1991,o conjunto de procedimentos e operações referentes á produção,tramitação,uso ,avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária recebe o nome de gestão de documentos .Sobre a fase produção ,explique em que consiste o com os quais os principais cuidados que precisam ser tomados:
A fase de produção refere-seà elaboração dos documentos, em decorrência das atividades de um órgão ou setor . Nessa fase, é preciso que:
- sejam criados apenas documentos essenciais; e
- seja evitada a duplicação.
Também é nessafase que podem ser feitas algumas sugestões para o aperfeiçoamento do processo de gestão de arquivos, tais como:
- propor a criação ou a extinção de modelos e formulários;
-opinar sobre a escolha de materiais;
- selecionar os recursos humanos; e
- estudar os recursos informáticos.
	Questão 2
A Gestão de documentos de uma instituição envolve um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes ás atividades de produção tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. A partirdo exposto ,questiona-se:Quais são as três fases básicas da gestão de documentos? Explique sobre as principais ações geradas em cada uma delas:
Produção - refere-se à elaboração dos documentos, em decorrência das atividades de um órgão ou setor.
»sejam criados apenas documentos essenciais; e
» seja evitada a duplicação.
Utilização - as atividades de protocolo, entre as quais destacamos: recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação. Também podemos inserir aqui as atividades de expedição, organização e arquivamento de documentos em fase corrente ou intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso e a recuperação da informação
Avaliação e destinação
A fase de avaliação e destinação talvez seja a mais complexa das fases da gestão documental, pois consiste em:
» analisar e avaliar;
» estabelecer os prazos de guarda; e
» determinar o que será arquivado e o que será eliminado
	Questão 3
Bens e serviços apresentam sensibilidade especifica ás variações de preços e da renda que são medidas elasticidade,um mecanismo útil para a determinação de políticas e de estratégias empresárias ou de política econômica.
De acordo com Tebchirani (2011),explique a Elasticidade-Preço Cruzada:
A elasticidade-preçocruzada mede variações percentuais na quantidade demandada do produto X,relativamente a variações percentuais no preço do bem Y.Caso o preço desse bem aumente,e a quantidade demandada de X também,ambos podem se caracterizar como bens substitutos( como gasolina e álcool combustível ,por exemplo.Se o preço de Y aumentar e a quantidade demandada de X diminuir ,as mercadorias poderão ser consideradas bens complementares (como CDs e CD players,por exemplo)
 EPC=Variação percentual na quantidade demandada de X
 Variação percentual no preço de Y 
 
	Questão 4
O processo de formação dos preços representa o capítulo da microeconomia que analisa mercados individuais (mercados de um único produto).A análise desse processo retrata aspectos comportamentais de consumidores e de firmas.Segundo Vasconcelos ,citado por Tebchirani (2011) a formação de preços está fundamentada em alguns pressupostos.Cite um desses pressupostos.
-O valor dos bens é subjetivo (valor utilidade), baseado em preferências dos consumidores, que por sua vez, representam o grau de satisfação por eles atribuídosaos bens e serviços.
-A utilidade total tende a aumentar, isto é,os consumidores preferem sempre consumir mais;
-e embora diversas variáveis interfiram no processo ,considera-se o efeito “puro” ou ‘liquido” de cada variável isoladamente sobre a demanda e a oferta.
	Questão 5
“Sua estrutura básica deve necessariamente contemplar os conjuntos documentais produzidos e recebidos por uma instituição no exercício de suas atividades os prazos de guarda nas fases corrente e intermediária, a destinação final eliminação ou guarda permanente, além deum campo para observações necessárias á sua compreensão e aplicação”.Sobre qual documento se refere o texto acima ?Explique sobre a importância deste para a gestão de arquivos.
Tabela de temporalidade
É através dele que definimos prazos de guarda e destinação de documentos, com vistas a garantir o acesso à informação a quantas dela necessitem.
As diretrizes para a correta utilização desse instrumento são: Assunto, prazo de guarda, destinação final, observações de metodologia para elaboração.
	Questão 6
Sabendo que o processo decisório é a base de todas as organizações, é possível entender que a tomada de decisão depende da utilização de informações. Porém, estas informações devem possuir algumas características básicas para que possam ser utilizadas de forma efetiva. 
Sendo assim, com base no material didático e no conteúdo discutido nas aulas, apresente as principais características da informação para a decisão.
Utilidade, veracidade, confiabilidade, validade; Confidencialidade, disponibilidade, utilidade e auditável.
	Questão 7
Cartel é uma organização que determina a política de preços para todas as empresas do setor.Apresente, baseando-se no que foram estudados na disciplina, quais os possíveis acordos fixados pelos cartéis.
Os acordos são relativos ao nível de produção e aos preços estabelecidos por algumas firmas. Estas situações caracterizam abuso do poder econômico e justificam a intervenção do Estado, no sentido de melhorar o funcionamento do mercado.
	Questão 8
De acordo com Tebchirani, (2008) os sistemas econômicos podem ser classificados em: Economias Centralmente Planificadas; Sistemas Mistos; e Economias de mercado. 
A partir deste contexto, tomando por bases os conteúdos trabalhados na disciplina responda:
Nas economias centralmente planificadas, as decisões econômicas são tomadas por quem?
Nas economias centralmente planificadas (socialistas), o Estado concentra as principais decisões e a coordenação de quase toda a atividade produtiva é feita diretamente pelo Governo.
	Questão 9
Sabemos que um sistema aberto, como é o caso das empresas, mantém relação constante com seus ambientes, de forma que depende dos recursos vindos de fora para a realização de seus objetivos e para o processamento destes recursos. Com base nestes apontamentos e nos conteúdos apresentados em aula, descreva quais são os recursos de entrada, ou insumos, em um sistema aberto.
Realiza trocas com o ambiente externo por meio da captação de elementos presentes nele, processando-os, eventualmente retendo elementos processados e introduzindo no ambiente o resultado desse processamento. A retroação ouretroalimentação é a captação de dados ou elementos de saída do processo de forma que o sistema possa regular e se adaptar.
Recursos das matérias primas, das informações, recursos humanos e financeiros.
Recursos de entrada ou insumos em um sistema - Dizem respeito à apreensão de elementos diversos (recursos financeiros tecnológicos, humanos, matérias-primas, energia, metodologias de trabalho ou produção, entre outros) que entram no sistema para o próprio suporte e para serem processados.
	Questão 10
Para trabalhar com dados e informações de maneira assertiva dentro das organizações, é preciso conhecer as estruturas organizacionais e compreender como elas influenciam este processo. Um dos elementos das organizações que pode facilitar ou dificultar a gestão da informação é a cultura organizacional. 
Neste contexto, explique o que é a cultura organizacional e aponte como ela pode facilitar a gestão da informação.
Cultura organizacional e os valores corporativos tácitos, afirma que a grande riqueza das instituições atuais consiste no patrimônio do conhecimento organizacional, informações que a rigor não são consolidadas de modo explícito na maioria dela,gestão de informação proveniente de fontes internas e externas para apoiar o desempenho das atividades de uma organização.
Gestão de informações, seja no seu dia a dia, filtrando as informações que chegam aos seus gestores, seja exercendo a guarda de documentos relevantes e que constituem a vida da empresa em que trabalham
	Questão 11
A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava. Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a partir dessa época.
 
De acordo com Fusfeld (2001) citado por (TEBCHIRANI, 2011), dentre as principais correntes do  pensamento econômico, explique ESCOLA NEOCLÁSSICA.
Revisitando os clássicos, essa abordagem teórica dos princípios econômicos básicos considera a nova realidade, que conta com os seguintes fatores: concentração econômica com forte tendência monopolística, interferência estatal, crescimento real dos salários, fortalecimento dos sindicatos e notável prosperidade das economias ocidentais, além de, contrariamente às pessimistas previsões dos clássicos, notável prosperidade das economias ocidentais. Ademais, a introdução de novos conceitos teóricos e de refinado instrumental quantitativo alterou, de forma significativa, a teoria
econômica: nessa fase, o homem econômico, que é racional e calculador, empenha-se na maximização de sua satisfação.
	Questão 12
Conforme visto em aula, e por meio do material didático, os sistemas podem ser entendidos como conjuntos de elementos inter-relacionados e interdependentes que atuam em conjunto para a consecução de objetivos comuns. No entanto, de acordo com Berthalanffy (1975), citado por Moraes e Oliveira (2015), no livro Gestão da Informação e Arquivística no contexto secretarial, os sistemas podem ser simples e/ou complexos.
Sendo assim, e com base no conteúdo apresentado durante as aulas, explique o que são sistemas simples e sistemas complexos.
Sistemas simples – se as relações entre os subsistemasque o compõe são diretas e sem requisitos que dificultam o fluxo do processamento.
Sistemas complexos – se a relação entre os elementos que se interconecta requer o cumprimento de um grande numero de requisitos para se efetuar.
	Questão 13
Na lei geral da demanda verificamos uma relação inversamente proporcional entre a quantidade demandada e o preço de um bem quanto à análise do comportamento dos consumidores.Como podemos caracterizar objetivamente a lei da oferta na economia?
De acordo com a lei da oferta, quanto mais alto o preço (poderoso
incentivo para as firmas), maior a quantidade ofertada.
Preços mais elevados possibilitam a expansão da produção,
havendo, nesse caso, a necessidade de contratação de trabalhadores
adicionais, pagamento de horas extras e investimento
na expansão das fábricas. Além disso, a indústria – conjunto
de firmas do mesmo ramo – também pode atrair novos
participantes.
	Questão 14
Um secretário de uma empresa precisa organizar seu arquivo de eventos em ordem alfabética, e você precisará ajuda-lo a ordenar adequadamente os seguintes nomes:     I Conferência de Pintura Moderna; Quinto Congresso de Geografia; 3º. Congresso de Geologia; II Simpósio de Secretariado.A seguir, apresente a correta ordenação dos documentos no arquivo:
Conferência de Pintura Moderna (I); Congresso de Geografia (Quinto); Congresso de Geologia (3o); Simpósio de Secretariado (II). 
	Questão 15
Dentro das organizações, existem inúmeros sistemas e subsistemas que necessitam trabalhar com dados e informações diversos. Para trabalhar com estes dados e informações, principalmente quando existem em grandes quantidades, é necessária a utilização de sistemas de informações baseados em computadores (SIBC), que são sistemas fundamentados em processamento computacional, para agilizar e facilitar o tratamento da informação. Neste contexto, e considerando o conteúdo apresentado em aula, descreva os tipos de serviços básicos realizados com os SIBC dentro das organizações contemporâneas.
O SIBC tem como função, de maneira geral, prestar três tipos de serviços básicos na organização,
suporte de processos e operações
realização de atividades operacionais de organização (registros, preenchimento de tabelas e formulários eletrônicos, integração e desenvolvimento de bancos de dados, controles e acompanhamentos operacionais, entre outros).
suporte nas tomadas de decisão
geração de informações (dados tratados e que apresentam significado) que fundamentem uma ação que objetive privilegiar a organização, seus ativos e produtos
 3- suporte nas estratégias macro-organizacionais
– geração de meios e recursos para que a organização como um todo seja privilegiada diante do ambiente externo no qual se insere.
	Questão 16
O contexto organizacional é rodeado de dados e informações oriundos das mais variadas fontes e que são utilizados em todos os processos organizacionais. Além disso, a sua utilização nos processos de tomada de decisão é fundamental para a consecução dos objetivos organizacionais, sendo assim, é importante que as empresas e seus profissionais tenham pleno conhecimento do significado de cada um destes elementos. No entanto, muitos profissionais, e mesmo empresas, ainda desconhecem o significado e diferença entre dados e informações. 
Neste contexto, e com base no conteúdo apresentado nas aulas, explique o que são dados e informações apontando as principais características e diferenças entre eles.
Dado - É uma observação sobre a realidade, uma constatação sobre o estado do mundo, daquilo que nos rodeia como sujeitos, uma percepção simples de como as coisas são.
Informação - É um dado significativo para determinado observador, que tem relevância para quem entra em contato com ele; é uma observação ou percepção da realidade que tem sentido ou nexo para certo sujeito
DADOS
Quantitativo e Qualitativo
Expresso em números, acompanhados ou não de unidades (físicas, químicas, graus etc.). Tais unidades revelam quantidade em uma escala definida.
Expresso em percepções ou relações de entendimento sobre algo; geralmente não se usam unidades para classificar sua intensidade.
INFORMAÇÂO
Objetiva e Subjetiva
Expressa uma situação ou fato que existe independentemente do observador.
Expressa uma opinião de alguém ou de um grupo de pessoas sobre algum fato ou situação; é a percepção do observador sobre a realidade.
A informação depende dos dados para se constituir, caso contrário, é um achismo.
O dado não é importante, se não for a ele atribuído um significado relevante para a tomada de decisão.Questão 17
A Elasticidade do preço de Demanda (EPD) é a resposta relativa da quantidade demandada de um bem às variações de seu preço. Uma alteração para mais no nível dos preços provoca uma alteração para menos nas quantidades procuradas.Cite os fatores que influenciam o Grau de EPD, comente pelo menos 1 deles.
A EPD mede a sensibilidade da demanda em relação
às mudanças de preços, sendo influenciada
pelos seguintes fatores:
› disponibilidade de bens substitutos;
› essencialidade;
› peso no orçamento do consumidor;
› horizonte temporal
DISPONIBILIDADE DE BENS SUBSTITUTOS;
Quanto mais bens substitutos houver, mais elástica será a sua demanda.
PESO NO ORÇAMENTO DO CONSUMIDOR;
Quanto menor o peso do bem no orçamento, mais inelástico será a demanda do bem.
HORIZONTE TEMPORAL
No longo prazo, a elasticidade preço da demanda tende a ser mais elevada que no curto prazo.
ESSENCIALIDADE;
Quanto mais essencial o bem, mais inelástica (ou menos elástico) será a sua demanda
	Questão 18
As organizações produzem dados e informações constantemente, e, além disso recebem dados e informações, juntamente com outros recursos, do seu ambiente externo. Sabemos que o ambiente externo tem grande influência sobre as ações organizacionais. 
Neste sentido, com base no conteúdo visto nas aulas, apresente os principais atores do ambiente externo e explique como eles interagem com as organizações.
O ambiente externo às organizações é classicamente composto por meio ambiente (natureza ou ambiente físico), mercado, Estado e sociedade, elementos com os quais a corporação se relaciona direta e indiretamente, para os quais envia e dos quais recebe dados e informações.
	Questão 19
De acordo com a Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, o conjunto de procedimentos e operações referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária recebe o nome de  gestão de documentos.Sobre a fase produção, explique em que consiste o com os quais os principais cuidados que precisam ser tomados:
A fase de produção refere-se à elaboração dos documentos, em decorrência das atividades de um órgão ou setor. Nessa fase, é preciso que:
» sejam criados apenas documentos essenciais; e
» seja evitada a duplicação.
Também é nessa fase que podem ser feitas algumas sugestões para o aperfeiçoamento do processo de gestão de arquivos, tais como:
» propor a criação ou a extinção de modelos e formulários;
» opinar sobre a escolha de materiais;
» selecionar os recursos humanos; e
» estudar os recursos informáticos.
	Questão 20
O crescimento econômico, ou seja, o crescimento de uma economia, é expresso no resultado do PIB.Conceitue PIB.
O PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas
por um país)
	Questão 21
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho, o financeiro e o de cambio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir.
Indique o tipo de mercado identificado pelo número 1.
Essa variável econômica faz mensuração Mercado de bens e serviços.
	Questão 22
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho, o financeiro e o de cambio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir.
Indique o tipo de mercado identificado pelo número 3.
Mercado monetário
	Questão 23
Tendo em vista que o mercado, por meio de um sistema de preços, não consegue cumprir adequadamente algumas funções, cabe ao setor público realizar algumas tarefas, tais como: função alocativa, função distribuitiva e função estabilizadora. Descreva cada uma dessas funções.
 Função alocativa
– Fornecer bens e serviços que não tenham
saneamento
 Função distributiva – Promover a distribuição da renda dos
segmentos mais ricos para outros, mais pobres.
 Função estabilizadora – Aumentar o nível de emprego e reduzir
a instabilidade dos preços por meio da política econômica.
	Questão 24
As ferramentas para a geração de ideias pressupõem o estímulo à criatividade, podendo ser direcionadas para um problema específico ou genérico. São muito utilizadas nos processos de inovação e no desenvolvimento de novos produtos, bem como na resolução de problemas por meio de ideias inovadoras.Desse modo, descreva a ferramentaBENCHMARKING.
	De acordo com Seleme e Stadler (2013, p. 60) Sua utilização deve considerar as melhores práticas de mercado, ou seja, as usadas pelas melhores empresas, e tais práticas, se adequadas, devem ser aplicadas na organização. A maior dificuldade na aplicação de
	Questão 25
Demanda é a quantidade de determinado bem/serviço que o consumidor deseja adquirir em determinado período, o que depende,
principalmente: do preço do bem/serviço, do preço de outros bens/serviços, da renda do consumidor, do gosto/preferência do
consumidor, de fatores sazonais e da disponibilidade de crédito e do cenário econômico.
A respeito da lei geral da demanda considere o quadro e o gráfico abaixo.
Conforme indicado no quadro e no gráfico, o comportamento dos consumidores revela-se inversamente relacionado, no que diz
respeito às quantidades demandadas e o preço de um bem, considerando-se que permanecem inalterados os demais fatores
determinantes do preço. Ou seja, a curva presente no gráfico, que representa a demanda do consumidor por um bem/serviço, é
de inclinação descendente (declividade negativa), indicando que, a preços mais baixos, o indivíduo demanda mais mercadoria.
Tal comportamento é condicionado pelas seguintes condições: efeito-substituição, efeito-renda, lei da utilidade marginal
decrescente. Descreva cada um desses efeitos.
No efeito-substituição à medida que o preço de uma mercadoria reduz, os consumidores passam a usá-la em substituição a
mercadorias similares, cujos preços não foram alterados.
No efeito-renda uma redução no preço de determinada mercadoria aumenta o poder aquisitivo (a renda real dos consumidores), e
isso lhes permite comprar mais unidades desse mesmo produto. Além de um estímulo ao consumo, o declínio do preço permite
também o acesso ao mercado considerado de pessoas com menor poder aquisitivo.
Na lei da utilidade marginal decrescente um indivíduo busca (demanda) determinado produto pela satisfação ou utilidade que ele
oferece. Quanto mais unidades de uma mercadoria um indivíduo consumir por unidade de tempo, maior será a utilidade total.
Embora esta aumente, a utilidade marginal (extra), resultante do consumo de cada unidade adicional, diminui por saturação.
Tebchirani (2011, p.39)
	Questão 26
Concorrência monopolística pode ser também chamada de concorrência imperfeita, caracteriza-se pelo fato de que, embora
muitas empresas produzam produtos diferenciados, estes podem ser altamente substituíveis, sendo exemplos disso diferentes
marcas de perfumes, sabonetes, refrigerantes, calça jeans etc.
De acordo com o que estudamos sobre o assunto, responda: Qual a característica fundamental da concorrência monopolística?
Descreva- abaixo:
A característica fundamental da concorrência monopolística é a diferenciação dos produtos e serviços que cada empresa
oferece, é evidenciado forte uso da marca para promoção dos produtos, facilitando posteriormente a fixação do preço de seu
produto, dependendo do sucesso da diferenciação deste produtos frente ao apresentado por outras empresas.
	Questão 27
Por definição, um sistema ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) pode ser considerado de uso genérico, ou seja, pode ser
implantado por qualquer tipo de empresa, independente de seu segmento de atuação.
Após a escolha do produto ERP mais adequado a uma determinada empresa, o próximo desafio é vencer os obstáculos que
podem surgir no momento da sua implantação.De acordo com (JUNIOR, 2011), destaca os principais obstáculos para a implantação de sistemas ERP. Cite 04 desses
obstáculos.
Custos elevados;
Complexidade de customização
Resistência a mudanças
Compatibilidade com os sistemas legados
Cultura organizacional
Altos custos com consultorias
Treinamentos inadequados.
	Questão 27
Os (as) profissionais de secretariado estão em constante contato com dados e informações dos mais variados ambientes e sua posição estratégica dentro das organizações lhe confere algumas facilidades na hora de obter informações. No entanto, estas informações precisam ser gerenciadas antes de utilizadas.
Neste sentido, descreva como os(as) profissionais de secretariado podem atuar no gerenciamento de dados e informações.
É interessante observarmos que é muito comum o "achismo" em organizações que não valorizam fatos e dados; estes, quando são avaliados e adquirem significado, tornam-se informações relevantes para a tomada de decisão. Semelhantemente, o "achismo" pode se tornar provável se a opinião de alguém sobre um fato ou situação for derivada de uma experiência consolidada e de fontes importantes. Portanto, não há razão para se privilegiarem informações objetivas ou subjetivas, umas em detrimento das outras; antes, elas podem reforçar a tomada de decisão, pois se complementam.
	Questão 28
Sabendo que o processo decisório é a base de todas as organizações, é possível entender que a tomada de decisão depende da utilização de informações. Porém, estas informações devem possuir algumas características básicas para que possam ser utilizadas de forma efetiva. 
Sendo assim, com base no material didático e no conteúdo discutido nas aulas, apresente as principais características da informação para a decisão. 
Geração de informações ( dados tratados e que apresentam significado) que fundamentem uma ação que objetive privilegiar a organização, seus ativos e produtos.
Utilidade, veracidade, confiabilidade, validade;
Confidencialidade, disponibilidade, integridade e auditável.
	Questão 29
A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava. Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se deu por algumas correntes originadas a partir dessa época.
 De acordo com Fusfeld (2001) citado por (TEBCHIRANI, 2011), dentre as principais correntes do  pensamento econômico, explique MARXISMO.
Resposta: É indiscutível a relevância, como teórico, de Karl Marx (1818-1883) no capitalismo, diante do grande alcance das questões por ele abordadas. Opondo-se aos clássicos, esse teórico desenvolveu novos conceitos, como o da mais-valia (apropriação do excedente econômico pelo capitalista) e o do exército de reserva industrial (o crescimento do número de trabalhadores e da oferta de trabalho deprecia o valor do salário), antevendo o colapso do sistema capitalista resultante da concentração crescente do capital, do aumento do desemprego e do declínio na taxa de lucro. Contrariamente ao ideal clássico, em que o equilíbrio é resultado das forças de mercado, o marxismo entende a sociedade como palco de conflitos.
	Questão 30
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho, o financeiro e o de cambio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir.
Indique o tipo de mercado identificado pelo número 2.
Concorrência imperfeita: caracterizada pelo produtos diferenciados, e pode ser substituíveis.
	Questão 31
É sabido que o processo decisório é um dos eventos mais corriqueiros nas organizações. Todo tipo de organização precisa tomar decisões a todo momento, e o resultado destas decisões pode interferir no sucesso, ou não, da organização, Alem disso, sabemos que, de alguma forma, todos os indivíduos de uma empresa tomam decisões. No entanto, estas decisões são diferentes de acordo com o nível hierárquico de cada decisor.
Neste contexto, e considerando a pirâmide de relações hierárquicas nas organizações, apresentada no livro Gestão da Informação e Arquivistica no Contexto do Secretariado (moura e Oliveira, 2015), descreva quais são os três níveis hierárquicos e explique como ocorre o processo decisório de cada um deles.
1 corresponde ao mais alto nível de gestão, conhecido como estratégico ou executivo.
2 corresponde ao nível intermediário de gestão, conhecido como tático ou de coordenação.
3 corresponde ao nível funcional de gestão e desempenho de tarefas, conhecido como básico ou operacional.
Quanto mais alto for o cargo ou a posição de gestão que um componente da organização ocupa, isto é, quanto maior for a amplitude de tomada de decisão inerente ao cargo, maior será o impacto de tal decisão sobre a empresa. Decisões tomadas por empregados que atuam no nível operacional também podem trazer grande impacto; por exemplo, negligenciar a manutenção de uma máquina pode provocar danos desastrosos à produção e ao faturamento da empresa. Todavia, essa situação é incomum na maior parte das corporações.

Continue navegando