Buscar

avaliando o aprendizado de tributário, internacional e Ética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201301404056)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(FUMARC - 2011 - BDMG - Advogado)- Leia as assertivas abaixo e coloque à frente de cada um dos parênteses (F) se FALSA e (V) se for VERDADEIRA:
		
	 
	( ) Dois ordenamentos jurídicos distintos e totalmente independentes entre si ¿ Dualismo.
	 
	( ) Impossibilidade de conflito entre Direito Internacional e o Interno ¿ Monismo.
	 
	( ) O Direito Internacional é que dirige a convivência entre os Estados, ao passo que o Direito interno disciplina as relações entre os indivíduos e entre estes e o ente estatal ¿ Dualismo.
	 
	( ) Uma ordem jurídica internacional e uma ordem jurídica interna ¿ Monismo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301403913)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(CESPE - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Juiz do Trabalho) Em relação aos sujeitos de direito internacional público, assinale a opção correta.
		
	 
	E) Dada a natureza da personalidade jurídica das organizações internacionais, considera-se reconhecida sua personalidade mesmo por Estados que não tenham ratificado seu tratado constitutivo.
	 
	A) Não é possível que organizações internacionais participem do processo de criação de outras organizações internacionais, pois a iniciativa da criação desse tipo de organização cabe aos Estados.
	
	D) A imunidade de execução dos Estados estrangeiros é prevista em regras costumeiras internacionais.
	
	B) Dado o elenco dos elementos constitutivos de um Estado constante da Convenção Interamericana sobre Direitos e Deveres dos Estados de Montevidéu, é correto afirmar que o reconhecimento de um governo pelos Estados signatários dessa convenção implica no reconhecimento de um Estado a ele relacionado.
	
	C) A jurisprudência do TST reconhece a imunidade absoluta de jurisdição dos Estados estrangeiros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301841905)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A respeito do Direito Internacional Público, assinale a alternativa correta:
		
	 
	O Direito Internacional tem como premissa básica a soberania dos Estados, isto é, um Estado não poderá impor-se sobre o outro.
	
	No Direito Internacional Público os indivíduos, as empresas e as organizações da sociedade civil possuem personalidade jurídica.
	
	A ONU é o órgão de centralização das relações internacionais, capaz de impor-se até mesmo para Estados, dotados de soberania, com superioridade.
	
	Os membros da ONU, em regra, podem utilizar força militar para a resolução dos conflitos internacionais.
	 
	Conforme a jurisprudência do STF, tratados de direitos humanos anteriores à Emenda Constitucional n.º 45 possuem, no direito brasileiro, status hierárquico de norma supraconstitucional.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301403880)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São exemplos de coletividades interestatais:
		
	
	A Soberana Ordem Militar de Malta
	 
	As organizações internacionais.
	
	Os beligerantes
	
	Os insurgentes
	
	A Cruz Vermelha
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301403911)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Prova: CESPE - 2012 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 2ª Etapa ) Considerando as fontes de direito internacional público previstas no Estatuto da Corte Internacional de Justiça (CIJ) e as que se revelaram a posteriori, bem como a doutrina acerca das formas de expressão da disciplina jurídica, assinale a opção correta.
		
	
	e) Ainda que não prevista em tratado ou no Estatuto da CIJ, a invocação crescente de normas imperativas confere ao jus cogens manifesta qualidade de fonte da disciplina, a par de atos de organizações internacionais, como resoluções da ONU.
	 
	c) As convenções internacionais, que podem ser registradas ou não pela escrita, são consideradas, independentemente de sua denominação, fontes por excelência, previstas originariamente no Estatuto da CIJ.
	
	a) De acordo com o Estatuto da Corte da Haia, a equidade constitui, apesar de seu caráter impreciso, fonte recorrente e prevista como obrigatória na resolução judicial de contenciosos internacionais.
	
	d) Em face do caráter difuso da sociedade internacional, bem como da proliferação de tribunais internacionais, verifica-se no direito internacional crescente invocação de decisões judiciais antecedentes, arroladas como opinio juris, ainda que não previstas no Estatuto da CIJ.
	 
	b) A expressão não escrita do direito das gentes conforma o costume internacional como prática reiterada e uniforme de conduta, que, incorporada com convicção jurídica, distingue-se de meros usos ou mesmo de práticas de cortesia internacional.
		
	1a Questão (Ref.: 201301403843)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(CESPE/ CÂMARA FEDERAL/ ÁREA 18/ 2002) Julgue os itens abaixo, relativos aos tratados internacionais.
		
	 
	Não é juridicamente possível a exclusão, do âmbito de aplicação territorial de tratado internacional, de parte do território de um ou de ambos os Estados pactuantes.
	 
	No Brasil, segundo jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os tratados internacionais e as leis internas infraconstitucionais estão no mesmo nível hierárquico
	 
	Tendo em vista que o poder competente para realizar a ratificação é definido livremente pelo direito interno de cada Estado, no Brasil a ratificação é de competência do Congresso Nacional, que a realiza por meio de decreto legislativo.
	 
	Em regra, os tratados internacionais começam a vigorar no ordenamento jurídico interno brasileiro com o início da vigência dos decretos que os promulgarem.
	 
	Considerando que o consentimento mútuo constitui condição de validade dos tratados internacionais, terá plena validade o tratado que, no momento de sua conclusão, conflite com norma imperativa de direito internacional geral, de conformidade com o que estabelece a Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301403930)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(39º Exame de Ordem) Comparando-se as instituições do direito internacional público com as típicas do direito interno de determinado país, percebe-se que, no direito internacional:
		
	
	C) Há uma norma suprema como no direito interno.
	
	D) Há órgão central legislativo para todo o planeta.
	
	B) Há um governo central, que possui soberania sobre todas as nações.
	 
	A) Há cortes judiciais com jurisdição transnacional.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301841121)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No parecer consultivo da Corte Internacional de Justiça sobre o caso Bernadotte (1949) ficou assentado que:
		
	 
	a proteção funcional é impossível se o causador do dano, mediante ato ilícito, não for membro das Nações Unidas.
	 
	tanto o Estado patrial de um funcionário das Nações Unidas quanto a própria organização têm, em princípio, legitimidade para protegê-lo contra o Estado que lhe tenha causado dano mediante ato ilícito.
	
	a ONU não tem legitimidade para proteger seu funcionário contra o Estado que lhe tenha causado dano mediante ato ilícito.
	
	a proteção funcional é impossível se o causador do dano, mediante ato ilícito, for o próprio Estado patrial do funcionário das Nações Unidas.
	
	só o Estado patrial do funcionário tem legitimidade nessa mesma hipótese.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301403912)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	( FCC - 2011 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Juiz do Trabalho )Em matéria de Tratados Internacionais, é correto afirmar ? MARQUE COM V OU .
		
	 
	II. Todos os Tratados assinados e ratificados pelo Brasil entram na legislação interna como Lei Ordinária Federal.
	 
	V. O Tratado, no Brasil, não se posiciona hierarquicamente superior à Constituição Federal, cabendo ao STJ - Superior Tribunal de Justiça, julgar em recurso especial as causas decididas pelos Tribunais Regionais Federais, dos Estados, do Distrito
Federal e dos Territórios, que em única ou última instância contrariem o Tratado.
	 
	III. O instrumento de aprovação dos Tratados Internacionais pelo Congresso Nacional é o Decreto de Promulgação.
	 
	IV. Compete exclusivamente ao Congresso Nacional resolver em definitivo, sobre Tratados Internacionais que acarretem compromisso gravoso ao patrimônio nacional.
	 
	I. É um acordo internacional celebrado entre Estados, por escrito e regido pelo Direito Internacional.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301399287)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V Exame de Unificado
A embaixada de um estado estrangeiro localizada no Brasil contratou um empregado brasileiro para os serviços gerais. No final do ano, não pagou o 13º salário, por entender que, em seu país, este não era devido. O empregado, insatisfeito, recorreu à Justiça do Trabalho. A ação foi julgada procedente, mas a embaixada não cumpriu a sentença. Por isso, o reclamante solicitou a penhora de um carro da embaixada. Com base no relatado acima, o Juiz do Trabalho decidiu
		
	
	deferir a penhora, pois a Constituição atribui competência à justiça brasileira para ações de execução contra Estados estrangeiros.
	
	extinguir o feito sem julgamento do mérito por entender que o Estado estrangeiro tem imunidade de jurisdição.
	 
	indeferir a penhora, pois o Estado estrangeiro, no que diz respeito à execução, possui imunidade, e seus bens são invioláveis.
	
	deferir a penhora, pois o Estado estrangeiro não goza de nenhuma imunidade quando se tratar de ações trabalhistas.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201301986986)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Segundo o Tratado dos tratados, são considerados Plenos Poderes
		
	 
	O direito de um Estado em revidar injusta agressão por outro Estado.
	
	O direito atribuído aos Estados de efetuar a prisão de acusados pelo TPI.
	
	O poder concedido ao Tribunal Penal Internacional de julgar Estados que cometam o crime de genocídio.
	 
	A capacidade para negociar e firmar tratados atribuída a representantes de Estados.
	
	O poder de a CCJ julgar Estados violadores de Direitos Humanos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301403937)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(34º Exame de Ordem)- No que se refere aos direitos de nacionalidade previstos na Constituição, julgue os seguintes itens marcando com V ou F:
		
	 
	IV) A Constituição prevê que são brasileiros natos os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira.
	 
	II) É proibida a distinção entre brasileiros natos e naturalizados, salvo os casos previstos na própria Constituição.
	 
	III) É privativo de brasileiro nato o cargo de ministro da Justiça.
	 
	I) A Constituição admite a perda de nacionalidade do brasileiro nato.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301979443)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	É correto afirmar que o Tribunal Penal Internacional tem competência para julgar os crimes, EXCETO:
		
	 
	contra a humanidade
	 
	de guerra
	 
	de terrorismo
	 
	de genocídio
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301979454)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Corte Internacional de Justiça tem uma competência contenciosa e uma competência consultiva. Na primeira, somente podem ser partes perante a Corte:
		
	
	organizações internacionais intergovernamentais
	 
	Estados
	
	empresas internacionais e pessoas privadas
	
	organizações não governamentais
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301403916)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	( FGV - 2012 - OAB - Exame de Ordem Unificado - VIII - Primeira Fase) Jean Pierre, cidadão estrangeiro, foi preso em flagrante em razão de suposta prática de crime de falsificação de passaporte com o objetivo de viabilizar sua permanência no Brasil. Diante dessa situação hipotética, assinale a afirmativa correta.
		
	
	C) O mérito do ato de expulsão é analisado mediante juízo de conveniência e oportunidade (discricionariedade), sendo descabido o ajuizamento de ação judicial para impugnar suposta lesão ou ameaça de lesão a direito, devendo, nesse caso, o juiz rejeitar a petição inicial por impossibilidade jurídica do pedido.
	
	B) O ilícito deverá ser apurado no âmbito do Ministério da Relações Exteriores, tornando desnecessária a instauração de processo administrativo ou inquérito para fins de apuração dos fatos que ensejam a expulsão.
	 
	A) A fraude para obter a entrada e permanência no território brasileiro constitui motivo suficiente para a expulsão do estrangeiro, cabendo, exclusivamente, ao Presidente da República, de forma discricionária, resolver sobre a conveniência e oportunidade da sua retirada compulsória do País.
	
	D) A fraude para obter entrada e permanência no território brasileiro não é motivo para fundamentar ato de expulsão de estrangeiro.
		
	
	
	IX EXAME DE ORDEM UNIFICADO O Pacto de São José da Costa Rica prevê que os Estados signatários devem cumprir com as decisões emanadas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos. Uma das hipóteses de condenação consiste no pagamento, pelo Estado, de indenização compensatória à vítima da violação de direitos humanos. Assinale a afirmativa que indica o procedimento a ser adotado, caso o Estado brasileiro não cumpra espontaneamente a sentença internacional que o obriga a pagar a indenização.
		
	
	A Corte Interamericana, em razão do princípio da soberania, obrigará o Estado brasileiro a cumprir a sentença, sendo necessária a propositura de processo de execução, autônomo, pela parte interessada na Corte.
	 
	A Corte Interamericana, em razão do princípio da soberania, não poderá obrigar o Brasil a cumprir a sentença, mas o descumprimento poderá fundamentar uma advertência da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, pelo descumprimento da Convenção Americana de Direitos Humanos.
	
	Como é considerada título executivo judicial, poderá ser executada perante o Superior Tribunal de Justiça, uma vez que goza de status internacional.
	 
	Como é considerada título executivo judicial, poderá ser executada perante a Vara Federal competente territorialmente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301404408)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(CESPE - 2011 - TRF - 2ª REGIÃO - Juiz )- Situação I: Bernardo, juiz federal, recebeu carta rogatória da França para ouvir o depoimento de testemunha brasileira de roubo ocorrido em Paris. S ituação II: Michelle, juíza francesa, recebeu carta rogatória do Brasil para citar Manoel, brasileiro residente em Paris, em processo de divórcio em curso no Brasil. Sabendo que o magistrado nacional pode aplicar direito estrangeiro quando executar sentença estrangeira ou quando cumprir carta rogatória, assinale a opção correta acerca das situações hipotéticas apresentadas acima:
		
	
	C) Na segunda situação, perante a justiça brasileira, a hipótese é de carta rogatória passiva.
	 
	E) Na segunda situação, perante a justiça francesa, a hipótese é de carta rogatória ativa.
	 
	D) Na primeira situação, perante a justiça francesa, a hipótese é de carta rogatória ativa.
	
	B) Em ambas as situações, perante a justiça brasileira, a hipótese é de carta rogatória passiva.
	
	A) Na primeira situação, perante a justiça brasileira, a hipótese é de carta rogatória ativa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301986977)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São crimes da competência do Tribunal Penal Internacional, exceto:
		
	
	Crimes de guerra
	
	Crimes contra a humanidade
	
	Crime de genocídio
	
	Crime de agressão
	 
	Crime de pedofilia
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301986980)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	John e Nick, estrangeiros, vieram para o Brasil
com visto de estudante para permanência por 24 meses. Doze meses após seu ingresso no território brasileiro, John e Nick se entregaram à mendicância. Nessa hipótese, a medida compulsória mais adequada a ser aplicada a John e Nick, de acordo com o Estatuto do Estrangeiro é:
		
	
	Extradição
	
	Naturalização
	 
	Expulsão
	
	Prisão
	
	Deportação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301403845)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(CESPE/ CÂMARA FEDERAL/ ÁREA 18/ 2002) Aécio participa da conferência Rio+10 na África do Sul O presidente Aécio Neves viaja no final da próxima semana para a África do Sul onde participará da Rio+10, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que começa na próxima segunda-feira e vai até 4 de setembro, em Johanesburgo. Pelo menos sessenta chefes de Estado e quarenta mil representantes de governos nacionais e de organizações não-governamentais devem participar da Cúpula de Johanesburgo, que vai avaliar o que foi feito nos últimos dez anos para garantir o desenvolvimento sustentável sem prejuízos ao ambiente global. Aécio Neves recebeu o apoio de ambientalistas para defender a posição brasileira de promover o desenvolvimento sustentável e acredita que a assinatura do Protocolo de Kyoto antecipou a participação do Brasil na Rio+10. Esse protocolo é um acordo global sobre o meio ambiente para reduzir a emissão de gases poluentes ¿ principais responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. O tratado estabelece a meta de reduzir até 2012 as emissões de seis gases causadores do efeito estufa para 95% dos índices registrados no ano de 1990, já tendo sido ratificado por 74 países. Jornal da Câmara, 23/8/2002 (com adaptações). Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes, à luz da ordem constitucional vigente.
		
	 
	No sistema jurídico brasileiro, os tratados ou convenções internacionais estão hierarquicamente subordinados à autoridade normativa da Constituição da República; em conseqüência, os tratados internacionais que, incorporados ao sistema de direito positivo interno, transgredirem, formal ou materialmente, o texto da Carta Política, devem ser destituídos de valor jurídico.
	 
	O Poder Judiciário brasileiro ¿ fundado na supremacia da Constituição da República ¿ dispõe de competência para efetuar o exame de constitucionalidade dos tratados ou convenções internacionais já incorporados ao sistema de direito positivo interno; todavia, essa competência restringe-se ao âmbito do controle difuso, não sendo cabível em sede de fiscalização abstrata de constitucionalidade.
	 
	Os tratados ou convenções internacionais, uma vez regularmente incorporados ao direito interno, situam-se, no sistema jurídico brasileiro, nos mesmos planos de validade, de eficácia e de autoridade em que se posicionam as leis ordinárias, não podendo, em conseqüência, versar sobre matéria posta sob reserva constitucional de lei complementar.
	 
	O exame da vigente Constituição da República permite constatar que a execução dos tratados internacionais e a sua incorporação à ordem jurídica interna decorrem, no sistema adotado pelo Brasil, de um ato subjetivamente complexo, resultante da conjugação de duas vontades homogêneas: a do Congresso Nacional, que resolve, definitivamente, mediante resoluções aprovadas pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, sobre tratados, acordos ou atos internacionais, e a do presidente da República, que, além de poder celebrar esses atos de direito internacional, também dispõe de competência para promulgá-los por meio de lei delegada ou medida provisória.
	 
	No sistema jurídico brasileiro vigente, a eventual precedência dos tratados ou convenções internacionais sobre as regras infraconstitucionais de direito interno somente se justifica quando a situação de antinomia com o ordenamento doméstico impuser, para a solução do conflito, a aplicação do critério cronológico ou, quando cabível, do critério da especialidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais