Buscar

Propostas para tornar o ensino de Química mais atraente

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
1º Semestre de Licenciatura em Química
Graduanda:Íngrede Ferreira Silva
Disciplina: Comunicação e Informação – Sinval Medeiros Jr.
Resenha
SILVA, A, M. Propostas Para Tornar o Ensino de Química mais Atraente. RQI, 2º Trimestre. 2011. p 7 a 12.
por:
Íngrede Ferreira Silva*
Propostas Para Tornar o Ensino de Química mais Atraente é um artigo publicado pelo professor Airton Marques da Silva. O artigo tem como objetivo propor mudanças no ensino de química aos professores para tornar a química mais atraente aos olhos dos alunos.
Da Silva afirma que o ensino de química atual vem em declínio por conta de diversos fatores. Entre eles, deficiência na formação do professor; metodologia em sala de aula ultrapassada e desinteresse dos alunos. Para ele, o professor deve desmistificar o que os alunos pensam da ciência mudando a metodologia de ensino, que seria alternar as aulas tradicionais com outras metodologias mais atraentes para tornar o ensino de química mais agradável.
O autor apresenta sugestões para transformar o ensino de química nas escolas de ensino médio e no ensino superior, tais como: relacionar a química com a cidadania e com situações do cotidiano; relacionar conhecimentos de química com outras disciplinas, como biologia e filosofia; contextualizar a abordagem do conteúdo e o aumento das aulas de experimentação.
O artigo trás diversas pesquisas de outros professores da área para comprovar o quanto uma mudança no ensino de química é necessária. Da Silva usa uma linguagem clara, o que faz o artigo possível de ser lido por qualquer pessoa, mesmo que o público-alvo seja professores de química. 
Porém, mesmo que a leitura seja agradável e interessante, as propostas citadas já foram sugeridas por diversos pesquisadores. Wildson P. dos Santos e Roseli Schnetizler discutem no artigo Função Social, a importante relação de química com a cidadania. A professora Andrea Horta Machado sugere em seu livro Aula de Química, diversas metodologias que podem ser usadas em sala de aula para chamar a atenção dos alunos.
Mesmo tendo propostas não muito originais, o artigo é uma boa leitura para formandos em licenciatura em química, para que pensem em sua metodologia quando estiverem ensinando. O artigo é mais uma prova que o ensino de química precisa ser reformulado para ser mais atraente para os alunos, que consideram química uma disciplina muito difícil de estudar.
REFERÊNCIAS
DOS SANTOS, W, P. SCHNETIZLER, R, P. Função Social: O Que Significa o Ensino de Química Para Formar o Cidadão? Dissertação de Mestrado. Campinas, Faculdade de Ensino da Unicamp, 1992.
MACHADO, A,H. Aula de Química: Discurso e Conhecimento.1º Ed. São Paulo. Unijuí. 2000.
2
*Estudante do 1º semestre de Licenciatura em Química
1

Continue navegando