Buscar

TRM 104 ATIVIDADE PRÉVIA

Prévia do material em texto

PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO
FUNDAÇÃO DOM CABRAL
ATIVIDADE PRÉVIA – SER ÉTICO
TRM - 104
NATÁLIA DE MORO BARBOSA
BELO HORIZONTE
2011
1) Identifique pelo menos uma obra artística (poética, musical, plástica ou visual) que trate de um tema ligado à ética e formule uma questão sobre esse tema. Descreva os aspectos dessa obra que estão relacionados à ética e justifique. Cite a fonte, autor e o nome da obra identificada entregando ao professor no primeiro dia de aula, juntamente com a questão formulada.
1) 
(Lucas 
15:11
-32
)O FILHO PRÓDIGO
“E disse: Um certo homem tinha dois filhos. E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades. E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores. E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se. E o seu filho mais velho estava no campo; e, quando veio e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças. E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. Mas ele se indignou e não queria entrar. E, saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos. Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou a tua fazenda com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas. Mas era justo alegrarmo-nos e regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado” (Lucas 15:11-32).
FIGURA 1: Rembrandt van Rijn, O Retorno do Filho Pródigo, c. 1661-1669.
Esta figura acima, o quadro "A volta do Filho Pródigo" de Rembrandt, baseado na parábola bíblica (Lucas 15:11-32), retrata a volta do filho pródigo para a casa em um estado miserável das viagens em que ele desperdiçou sua herança e caiu em pobreza e desespero. 
Com as roupas sujas, face escondida, pé esquerdo descalço, se ajoelha diante de seu pai em arrependimento, pedindo perdão e desejando um lugar renovado na família. Seu pai o recebe de maneira acolhedora, firme e serena, porém, seu irmão mais velho, representado no quadro como observador distante, sente-se injustiçado diante desta acolhida, pois em toda a sua vida foi fiel e dedicado ao pai. 
Esta parábola conta a volta do filho, que por muito tempo teve uma vida desregrada, sem rumo e nos coloca diante do perdão e do amor. O filho, ao se arrepender, enfrentou a situação com franqueza e honestidade e buscou a casa de seu pai que o recebeu com alegria e de braços abertos perdoando-o por todos os seus erros.
Esta obra foi escolhida por mostrar a ética cristã, que orienta a conduta pessoal do cristão em seus relacionamentos com Deus, com o próximo e consigo mesmo durante sua caminhada na terra.
2)
Marvin
Titãs -
 Composição: Sergio Britto e Nando Reis
Meu pai não tinha educação
Ainda me lembro, era um grande coração
Ganhava a vida com muito suor
Mas mesmo assim não podia ser pior
Pouco dinheiro pra poder pagar
Todas as contas e despesas do lar
Mas Deus quis vê-lo no chão
Com as mãos levantadas pro céu
Implorando perdão
Chorei, meu pai disse: "Boa sorte",
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
E disse
"Marvin, agora é só você
não vai adiantar
Chorar vai me fazer sofrer"
Três dias depois de morrer
Meu pai, eu queria saber
Mas não botava nem um pé na escola
Mamãe lembrava disso a toda hora Todo dia antes do sol sair
Eu trabalhava sem me distrair
As vezes acho que não vai dar pé
Eu queria fugir, mas onde eu estiver
Eu sei muito bem o que ele quis dizer
Meu pai, eu me lembro, não me deixa esquecer
Ele disse
"Marvin, a vida é pra valer
Eu fiz o meu melhor
E o seu destino eu sei de cor"
E então um dia uma forte chuva veio
E acabou com o trabalho de um ano inteiro
E aos treze anos de idade eu sentia
todo o peso do mundo em
minhas costas
Eu queria jogar, mas perdi a aposta.
Trabalhava feito um burro nos campos
Só via carne se roubasse um frango
Meu pai cuidava de toda a família
Sem perceber segui a mesma trilha
Toda noite minha mãe orava
"Deus era em nome da fome
que eu roubava"
Dez anos passaram, cresceram
meus irmãos
E os anjos levaram minha mãe
pelas mãos
Chorei, meu pai disse: "Boa sorte” 
Com a mão no meu ombro
Em seu leito de morte
E,disse:
"Marvin, agora é só você
E não vai adiantar
Chorar vai me fazer sofrer".
"Marvin, a vida é pra valer
Eu fiz o meu melhor
E o seu destino eu sei de cor".
A letra acima relata as dificuldades enfrentadas por um pai humilde e trabalhador para proporcionar à sua família uma vida digna. O personagem principal, Marvin, representa o dia a dia dos jovens que vivem no campo com poucas oportunidades para ter uma vida confortável. 
Depois da morte de seu pai e diante da miséria que sua família vivia, Marvin teve que assumir muitas responsabilidades como ajudar na criação dos irmãos. Ele parou de estudar e teve que trabalhar para poder sustentá-los e acabou seguindo o mesmo caminho do pai. 
Após uma chuva forte, o trabalho de um ano inteiro na plantação foi perdido, o que piorou a situação da família. Marvin teve que roubar, em nome da fome, enquanto sua mãe rezava pedindo perdeu à Deus. 
Dez anos após a morte do pai, sua mãe também morreu e Marvin se vê igual ao seu pai, zelando pelo bem-estar da família, porém com uma vida miserável e difícil. 
A obra musical interpretada pelos Titãs trata-se de dois aspectos da ética, o pai, apesar de ser um homem simples, humilde e sem estudo cuidou de sua família com zelo, trabalhando de sol a sol. Já seu filho Marvin, apesar de ter tentado seguir o estilo de vida de seu pai, de viver honestamente, não agüentou o peso das responsabilidades de ter que cuidar de sua família e se afastou dos valores ensinados pelo seu pai, quando a fome “falou” mais alto e ele teve que roubar para sobreviver. 
2) Formule uma questão sobre as obras citadas
Nos dias atuais o ser humano dá mais importância para a vida pessoal, profissional, chegando a abandonar a família, em troca de poder e status. Como estabelecer a ética diante deste individualismo?

Outros materiais

Perguntas Recentes