Buscar

As formas de paisagem e transformação texto

Prévia do material em texto

As formas de paisagem
A camada mais superficial da Terra sobre a qual vivemos, denomina-se crosta terrestre. A crosta terrestre é formada por diferentes tipos de rochas e minerais. Sua superfície é irregular, com muitos altos e baixos, ao qual denominamos relevo terrestre.
As principais formas de relevo da Terra são:
Montanhas: são as maiores elevações encontradas na superfície terrestre. Podem atingir mais de 8.000 m. de altitude, como o Monte Everest, situado na cordilheira do Himalaia, na Ásia, que com 8.848 m. este é o ponto mais elevado da terra. Na América do Sul, a maior cordilheira é a dos Andes. Um conjunto de montanhas é chamado cordilheira ou cadeia.
Planaltos: são superfícies irregulares que em geral sofrem mais a ação de agentes de erosão, como a água da chuva, os rios e os ventos, do que a ação de agentes de sedimentação. Os planaltos podem ser formados por chapadas, morros e serras. 
As chapadas são formas com escarpas (degrau) e topo plano. São constituídas em grande parte por camadas de arenito e em geral situam-se a altitudes acima dos 600 metros.
Os morros são formas de relevo com topos arredondados e altitudes entre 300 e 900 metros
Já as serras são formadas por cadeias de morros pontiagudos, com altitudes que podem variar de 600 a 3.000 metros.
Planícies: As áreas de planície apresentam superfícies pouco acidentadas, sem grandes desníveis no terreno. Geralmente estão associadas a processos de sedimentação, isto é, são áreas de deposição de sedimentos.
Depressões: São formas de relevo de altitude mais baixa do que a dos terrenos ao seu redor. As depressões podem ser absolutas ou relativas.
As áreas continentais abaixo do nível do mar são chamadas de depressões absolutas. A mais conhecida delas é o Mar Morto, no Oriente Médio. Outro caso interessante é o dos Países Baixos, que tem um quarto de seu território abaixo do nível do mar. Quando as depressões estão em um nível mais baixo que o dos terrenos vizinhos, mas acima do nível do mar, são chamadas de depressões relativas. Esse é o caso da Depressão Sertaneja, no Nordeste brasileiro.
Transformação do relevo
	O relevo terrestre é modelado e se transforma devido aos movimentos das placas tectônicas e a ação dos agentes que atuam na superfície terrestre, como a água, o vento e os seres humanos.
Agentes internos: são os que atuam no interior da Terra, provocando modificações na superfície terrestre. Os movimentos das placas tectônicas, os vulcões e os terremotos são os agentes internos de formação e transformação do relevo, porque tem suas origens no interior da Terra.
Agentes externos: são os que modelam a superfície terrestre, desgastando lentamente o que s agentes internos produziram. Os principais agentes modeladores do relevo terrestre são as águas das chuvas, dos mares e dos rios, o gelo e o vento. Esses agentes são responsáveis pelo intemperismo (desgaste e desagregação das rochas) e pela erosão (transporte e sedimentação de material intemperizado). 
O relevo brasileiro
	As principais formas de relevo no Brasil são:
Planaltos: áreas que sofrem muito desgaste devido a ação dos agentes externos.
Depressões: encontram-se em nível mais baixo em relação aos terrenos que os cercam, mas acima do nível do mar. Elas se formam devido ao desgaste dos planaltos.
Planícies: terrenos planos formados pela deposição de sedimentos. Os sedimentos depositados nas áreas de planície podem ter origem fluvial, marinha ou lacustre.
Exercícios:
Qual a maior cordilheira do mundo?
Quais são as principais formas de relevo que encontramos no Brasil? 
No Nordeste brasileiro encontramos um tipo de ________________________ que se chama Sertaneja.
Um conjunto de _______________________ é chamado de cordilheira ou cadeia.
Dê o nome das figuras:
	a) _________________________
	b) _________________________
	c) _________________________
	d) _________________________
	e) _________________________
	f) __________________________
Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
	 ( 1 )
	Voçoroca
	( )
	São os que atuam no interior da Terra.
	( 2 )
	Delta
	( )
	Desgaste e desagregação das rochas.
	( 3 )
	Erosão
	( )
	Água das chuvas, dos mares e dos rios, o gelo e o vento.
	( 4 )
	Intemperismo
	( )
	Acumulo de sedimentos que forma ilhas, canais e braços.
	( 5 )
	Agentes internos
	( )
	Transporte e sedimentação de material intemperizado.
	( 6 )
	Agentes externos
	( )
	São os que modelam a superfície terrestre, desgastando lentamente o que os agentes internos produziram.
	( 7 )
	Modeladores de relevo
	( )
	Grande buraco ou desmoronamento resultante da erosão subterrânea provocada pela infiltração da água.
	( 8 )
	Recife
	( )
	Grupo de rochedos próximos ao litoral ou mesmo em alto mar, que pode ter origem coralígena (corais).
	( 9 )
	Restinga
	( )
	Faixa ou cordão de areia que avança mar adentro.

Continue navegando