Buscar

Santo Agostino e São Tomás de Aquino

Prévia do material em texto

Santo Agostino
-O mais profundo filósofo da era patrística
-Um dos maiores gênios teológicos de todos os tempos
-Possuía uma visão pessimista do ser humano e exigia um governante cristão para melhor zelo pelas almas. 
- Lutou contra as maiores heresias de sua época: Maniqueísmo, donatismo, Arianismo, pelagianismo.
Maniqueísmo- distinção entre o bem e o mal.
Domatismo- impedia que os sacerdotes de da o sacramento dependendo do comportamento moral do mesmo.
Arianismo- Negava a santíssima trindade considerando Jesus apenas filho de Deus, sem considerá-lo uma divindade. 
Pelagianismo- Considerava o homem o principal responsável por sua própria salvação e que minimizava o papel da graça divina. 
 A cidade de Deus
Em sua obra é possível notar um dualismo maniqueísta fazendo oposição a alma e corpo, espírito e matéria, bem e mal, ser e não ser. Interpretando a história da humanidade como o conflito entre a Cidade de Deus, inspirada no amor de Deus e nos valores que Cristo pregou (Cidade Celeste), e a Cidade humana, baseada nos valores imediatos e mundanos. Estas cidades estariam presentes na alma humana, e no final a Cidade de Deus triunfaria. 
 Cidade terrena( formada pelos descendentes de Caim): Prevalece o amor-próprio, que leva o desprezo por Deus, sendo marcados pelo pecado, que não vivem na fé, comungam com os valores e exigências no mundo pagão.
 Cidade Celeste( formada pelos descendentes de Abel):Prevalece o desprezo a si próprio, erigiu a cidade celeste ( fundada por Abel e integrada por entes libertos do pecado, em peregrinação ao céu e muito próximos do ser divino.
 Em sua obra Santo Agostino, defende uma teocrática de poder, em que a Igreja Cristã tem toda a legitimidade de jurisdição sobre a Sociedade política (igreja acima do estado).
Portanto em sua concepção a autoridade que exerce o poder terreno só será perfeita se for um cristão. 
São Tomás de Aquino
-Influenciado pela filosofia Aristotélica 
-Apresentou uma proposta filosofia chamada escolástica- concordância entre fé e razão chamada escolástica.
-Otimismo em relação ao homem.
Pensamento Político
-União da igreja ao estado, mas de forma que o estado não fique subordinado de forma absoluta ao poder da igreja em meios materiais.
Lei Eterna- Seria o plano de Deus para o governo de suas criaturas
Lei Natural- Seria a manifestação imperfeita da Lei Eterna em todos os seres humanos.
Lei Humana- É a criação de leis e normas para controlar a concupiscências e paixões para que os humanos pratique a virtude, o bem, e não prejudique os demais da sociedade. 
Lei Divina- Para intensificar a lei, é necessário a lei divina para corrigir internamente o comportamento humano através da lei natural que emana, tanto do Antigo como do Novo Testamento
Justiça: A concepção de justiça de São Tomás de Aquino baseava-se em uma virtude que ordena os homens a serem proporcionalmente igualitários em relação aos outros, vindo o conceito de justiça comutativa e justiça distributiva.
Justiça Comutativa: presente nas relações sociais de troca, sendo que as partes devem dar e receber numa proporção matemática. Uma troca é justa quando, os produtos que foram trocados equivalem-se exatamente, quantitativamente. 
- Justiça Distributiva: seria sua idéia central o tratamento comparativo, dar a cada um o que é seu na medida da proporcionalidade e necessidade, sendo essa uma função do Estado perante à sociedade.

Continue navegando