Buscar

Materiais/Quimica - Aula 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Professora Beatriz
Materiais e 
Química Tecnológica 
Aula 5
Engenharias de Produção
Controle e Automação 
Civil
*
*
CIÊNCIA E 
ENGENHARIA DE MATERIAIS
Os primeiros seres humanos tiveram acesso a apenas um número bem limitado de materiais, aqueles encontrados na natureza: pedra, madeira, argila, peles, etc. 
Com o tempo, eles descobriram técnicas para a produção de materiais que tinham propriedades superiores àquelas dos materiais naturais; esses novos materiais podiam incluíam as cerâmicas e vários metais. 
Além disso, foi descoberto que as propriedades de um material podiam ser alteradas através de tratamentos térmicos e pela adição de outras substâncias.
*
*
Em tempos recentes os cientistas compreenderam as relações entre os elementos estruturais dos materiais e as suas propriedades. 
Esse conhecimento permite que se molde as características dos materiais conforme a necessidade de aplicação. 
Desta forma, foram desenvolvidos diversos materiais diferentes, com características relativamente especializadas, os quais atendem às necessidades da nossa sociedade moderna. 
CIÊNCIA E 
ENGENHARIA DE MATERIAIS
*
*
Ciência de materiais: envolve a investigação das relações que existem entre as estruturas e as propriedades dos materiais.
Engenharia de materiais: consiste, com base nessas correlações estrutura-propriedade, no projeto ou na engenharia da estrutura de um material para produzir um conjunto pré-determinado de propriedades.
*
*
MATERIAIS
Define-se material como sendo aquilo que empregamos na confecção de bens materiais tais como: habitações, veículos, máquinas e equipamentos, utensílios, etc.	
*
*
Os materiais são classificados tecnicamente em três classes principais independentes e uma composta, denominadas, respectivamente: polímeros, cerâmicas, metais e compósitos.
Classificações
Este esquema está baseado principalmente na composição química e na estrutura atômica e a maioria dos materiais se enquadra dentro de um ou de outro grupo, embora existam alguns materiais intermediários.
*
*
Classificações
*
*
As principais subclasses dessa classificação são:
Classificações
*
*
Classificações
Metal – aula 6
Polímero – aula 7
Cerâmica – aula 8

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais