Buscar

Portfólio UTA Ciências Exatas, Biológicas e a Natureza Fase II Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

IMPLANTE COCLEAR: FIM AO SILÊNCIO
	Conhecido como ouvido biônico, o implante coclear tem contribuído para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Debora de J. L. Moreira – 1086466
Lucimar Dantas de Laia – 1024693
Sumaia Silva Barboza – 1030218
Viviana Aparecida dos S. – 1120820
Polo Santa Terezinha/Belo Horizonte.
Falaremos sobre uma das tecnologias que está sendo vinculadas nos meios de comunicação mais que já existe a mais de 40 anos. Infelizmente, por questões políticas e também por falta de profissionais capacitados, o implante coclear demorou a popularizar-se no Brasil. Albernaz (1995) relata que em 1976 o assunto foi discutido pela primeira vez no Brasil e o primeiro Implante Coclear no nosso país, foi de sua autoria, realizado em 1977.
O implante coclear é uma prótese eletrônica introduzida cirurgicamente na orelha interna. Ao contrário da prótese auditiva convencional, o implante coclear capta a onda sonora e transforma em impulso elétrico estimulando diretamente o nervo coclear do paciente.
O implante é composto por duas unidades, uma externa, contendo um microfone, um processador de fala e uma antena transmissora; a outra unidade interna é implantada cirurgicamente, e contém um receptor/estimulador e um cabo fino de eletrodos.
Empresa: Cochlear, modelo Nucleus 6
Primeiramente para funcionar o microfone capta o som e o transmite ao processador da fala, que analisa os sinais sonoros e os codificam em impulsos elétricos que serão transmitidos até a antena. O sinal é conduzido através da pele por meio de radiofrequência e chega até receptor interno. O chip dos receptores convertem os códigos em sinais eletrônicos e libera os impulsos elétricos para os eletrodos intracocleares e estimulam diretamente as fibras no nervo auditivo. O estímulo é percebido pelo cérebro de quem usa como som, assim o paciente recupera parte da audição. Lembrando que o paciente não volta a ouvir totalmente, pois a surdez não tem cura, mais é um grande avanço para uma pessoa que tem surdez profunda. 
Além de tudo, como muitos imaginam a cirurgia não é feita no cérebro, é feita na cóclea, que fica dentro do ouvido do paciente. 
Tema: funções do implante coclear. 
Linden (1995) define Implante Coclear como sendo um circuito eletrônico que transforma o som ambiental e a voz em impulsos elétricos, levando-os à cóclea por meio de um ou mais eletródios.
Os pacientes antes de implantar tem que passar por várias avaliações multidisciplinares, formada por vários especialistas da área médica, como: otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e psicólogo. 
A qualidade de vida dos pacientes que fazem esse tipo de implante é bastante significativa, pois melhora o nível de audição, contribuindo para o desenvolvimento da fala e linguagem melhorando a autoestima e confiança, melhorando o relacionamento e a comunicação com familiares, amigos, colegas de trabalho e a sociedade de um modo geral.
Atualmente são mais de 500 pacientes implantados no Brasil, e nos Estados Unidos cerca de 5000, no mundo inteiro são mais de um milhão de pacientes usando essa tecnologia. 
No Brasil o implante pode ser feito na rede pública de saúde (SUS), ou em centros credenciados, ou também em centros privados através de planos de saúde, desde que tenha cobertura para cirurgias, assim é obrigado a cobrir o procedimento de acordo com ANS. Mais isso muitas vezes não tem acontecido, levando até mesmo a processos judiciais. 
Muitas pessoas não tem acesso a esse tipo de informações, então pensam que essa tecnologia não está à disposição da população mais carente, levando a pensar que esse implante coclear é coisa regente do mercado tecnológico. 
O implante coclear tem um papel muito importante na sociedade, pois revolucionou a vida das pessoas com surdez profunda, e deu a elas uma nova oportunidade de serem inseridas novamente na sociedade. Tornando coisas simples do cotidiano ainda mais satisfatório para realizar. 
REFERÊNCIAS
http://cronicasdasurdez.com/mentiras-sobre-implante-coclear/
http://desenvolver-rs.com.br/1575/educacao/tirando-algumas-duvidas-sobre-o-implante-coclear/
http://forl.org.br/Content/pdf/seminarios/seminario_1.pdf
http://implantecoclear.net/
LINDEN, A. - A Surdez e os Implantes Cocleares Ética Impressora Ltda, 1995.
http://www.adap.org.br/site/index.php/artigos/227-nova-portaria-gm-ms-n-2-776-conheca-seus-direitos
http://www.direitodeouvir.com.br/implante-coclear/

Outros materiais