Buscar

ROTEIRO PARA RESPOSTAS - Questões de Fundamentos de Microeconomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ROTEIRO PARA RESPOSTAS (LISTA 1)
Professor Carlos Antonio Luque
15/05/2017
Uma alteração tecnológica que eleve a produtividade do trabalho deslocará a curva de possibilidades de produção para a direita ampliando a capacidade de produção dos bens ainda que a quantidade de trabalho e capital não tenham se alterado. 
Veja capítulo 3 do livro do Mankiw (Interdependência e ganhos comerciais)
A elasticidade procura medir a reação de uma variável em função da alteração de outra variável. Assim a elasticidade preço da demanda procura medir como reage a quantidade demandada daria uma variação de preços. A definição é dada pela variação percentual da quantidade demandada dada uma variação percentual de preços. De maneira semelhante define-se a elasticidade preço da oferta. 
Dada a definição de elasticidade ela pode ser medida por (p/q)∆q/∆p. Dado que a inclinação é constante portanto a medida que nos deslocamos ao longo da curva de demanda (reduzindo preços e elevando a quantidade) haverá uma diminuição da elasticidade. 
A medida que a curva de demanda seja elástica uma redução de preços acarreta um aumento de quantidades mais do que proporcional portanto a receita total tende a se elevar. 
Leia capítulo 5 do livro do Mankiw
A medida que se eleva o consumo de um bem por unidade de tempo (semana, mês, etc.) o nível de utilidade se eleva mas a taxas decrescentes. 
A condição de maximização de utilidade dá-se quando a curva de restrição orçamentária tangencia a curva de indiferença. A partir do momento que o preço do bem x cai, a restrição orçamentária se movimenta e amplia a possibilidade de compras tanto do bem x como do outro bem y. Vão surgir dois efeitos : efeito substituição e efeito renda. Pelo efeito substituição haverá um aumento da quantidade demandada do bem x e pelo efeito renda haverá um aumento na quantidade demanda do bem x desde que ela seja um bem normal. 
No exemplo o preço relativo do bem x (R$ 20,00) é 1/2 ou seja é necessário abandonar meia unidade do bem y (cujo preço é R$ 40) para adquirir uma unidade do bem x. De maneira semelhante o preço do bem y é 2 ou seja devemos abandonar duas unidades do bem x para adquirir uma do bem y. 
Segue a mesma linha de raciocínio da resposta acima.
Seria possível caso o efeito renda fosse muito negativo. 
Efeito renda representa o reflexo sobre a compra dos bens a partir do momento que a renda se altera. Efeito substituição é o movimento de compra dos bens quando o preço relativo se altera. 
Excedente do consumidor e produtor (Veja o livro do Mankiw) 
Idem ao exercício 9 
A curva de demanda é negativamente inclinada. No exercício devemos considerar a diferença entre movimentos ao longo de uma curva de demanda e movimentos na demanda. Imagine uma curva de oferta positivamente inclinada e que a curva de demanda esteja se deslocando para a direita. Os preços e quantidades de equilíbrio estarão se elevando. 
A teoria microeconômica e macroeconômica utilizam o mesmo aparato metodológico (comportamento dos agentes econômicos, demandas e ofertas, mercados, etc.) A diferença básica é o nível de agregação. A teoria microeconômica procura analisar como os preços e quantidades dos diversos bens produzidos por uma economia são determinados. A visão macroeconômica é diferente. Ela procura dar respostas rápidas e portanto desenvolve uma metodologia buscando entender como se determinam preços e quantidades dos diversos agregados econômicos. Assim se desenvolve uma metodologia para a agregação dos diversos bens chegando ao conceito de produto interno bruto que também terá um preço (índice geral de preços) e uma quantidade (indicador do produto real). Neste mercado agregado se desenvolve o conceito de demanda agregada e oferta agregada e também se estabelece o conceito de equilíbrio de maneira semelhante a teoria microeconômica. 
A medida que se reduz o preço de um bem substituto a demanda pelo outro produto diminui e portanto se reduz o excesso de demanda. 
 Olhar livro do Mankiw.
Livro do Mankiw.
Veja questão 15.
Olhar o livro do Mankiw.
Livro do Mankiw. 
A SEGUNDA LISTA DE QUESTÕES PODEM SER RESOLVIDAS FACILMENTE ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS CAPÍTULOS CORRESPONDENTES DO LIVRO DO MANKIW.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando