Buscar

PROVA SUCESSOES

Prévia do material em texto

OS PRESSUPOSTOS DOS TESTAMENTOS ORDINÁRIOS: PARTICULAR; É O ÚNICO TESTAMENTO QUE EXIGE 3 TESTEMUNHAS OS DEMAIS 2 TESTEMUNHAS.PQ A LEI ESTÁ DESCONFIANDO DE FRAUDE.E TODAS AS TESTEMUNHAS PRECISARÃO SE DIRIGIR AO PODER JUDICIARIO PARA TESTAR QUE O ATO OCORREU, PERANTE O JUDICIARIO. (O PARTICULAR NÃO TEM PROBLEMA ESTÁ MAU LACRADO, MAS O CERRADO SE TIVER DESLACRADO VAI SER NULO) 
CERRADO/LACRADO/MÍSTICO; SIGILOSO. FEITO NO TABELIONATO DE NOTAS. DE MANEIRA NENHUMA ALGUMA O CARTORIO FICARÁ SABENDO, NEM O TABELIÃO, NEM AS TESTEMUNHAS FICAM SABENDO DO CONTEÚDO DO TESTAMENTO. REDIGIDO PELO PROPRIO TESTADOR, QUE SE DIRIGE AO TABELIONATO PARA QUE SEJA LACRADO. ESSENCIA; DEVOLVIDO LACRADO AO TESTADOR E SÓ ELE SABE ONDE SE ENCONTRA. (FLEXIBILIZAÇÃO DA COISA JULGADA): FATO NOVO, GERA SOBREPARTILHA QUE É A DIVISÃO FORMAL DE PARTILHA. OS HERDEIROS DEVERÃO DIVIDIR OS BENS PARA SEREM REPARTILHADOS OS BENS QUE NÃO FORAM PARTILHADOS NA EPOCA.HERDEIROS SÃO PESSOAS NATURAIS, CONCEBIDOS NA EPOCA DA MORTE. (EX: AJUIZAR AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO PATERNIDADE CONTRA UM SUJEITO E ELE ESTÁ VIVO, NO DIA DA CITAÇÃO ELE MORREU, MAS DO DECORRER DO PROCESSO DO INVENTARIO E DA AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE, FOI PROVADO A PATERNIDADE PLAUSIVEL QUE ERA FILHO MESMO, OS HERDEIROS QUE RECEBERAM 50% SENDO DOIS FILHOS, SERÃO OBRIGADOS A DEVOLVER O EXCEDENTE PRO HERDEIRO QUE GANHOU A AÇÃO DE PATERNIDADE POSTERIORMENTE).
 AUTOS INAUGURAL; SERÃO EXIGIDOS DUAS TESTEMUNHAS, TABELIÃO REGISTRARÁ EM LIVRO PRÓPRIO QUE O TESTAMENTO CERRADO FOI REALIZADO ATENDENDO OS REQUISITOS DE VALIDADE, SENDO TESTADO SOMENTE O QUE ACONTECEU NO CARTORIO, PERANTE AS TESTEMUNHAS SENDO O ATO LACRADO. AUTOS DE ABERTURA: SERÁ ABERTO APÓS A MORTE NA FRENTE DE TESTEMUNHAS E OS INTERRESSADOS, O JUIZ QUE VAI ABRIR PRODUZINDO TODOS OS SEUS EEITOS. VULNERABILIDADE; SURDO E MUDO PODEM REDIGIR O TESTAMENTO CERRADO QUE É A ÚNICA CHANCE DE NÃO TER O CONTEUDO MUDADO POR SER ELE MESMO ESCRITO. POIS O QUE INTERESSA É O CONTEUDO. 
PÚBLICO; FEITO PUBLICAMENTE PERANTE CARTORIO (TABELIONATO DE NOTAS) POR ISSO ELE É PUBLICO. E EXIGIDO DUAS TESTEMUNHAS PARA TESTAR A ULTIMA VONTADE. 
SOLENIDADE; A ULTIMA VONTADE É REDIGIDA A TERMO NA PRESENÇA DAS 2 TESTEMUNHAS. NÃO PODE HAVER TESTAMENTO PUBLICO COM CLAUSULA DE SIGILO. SENDO REGISTRADO EM LIVRO PRÓPRIO, ANTES DE REGISTRAR NO LIVRO VAI SER LIDO PELO TABELIÃO EM VOZ ALTA, OUVIDO PELAS TESTEMUNHAS, TABELIÃO E TESTADOR. 
VULNERABILIDADE; SURDO, CEGO, ANALFABETO PARA QUE NINGUEM EXPLORE SUA VONTADE, LOGO FARÃO O TESTAMENTO PUBLICO ONDE O ESTADO É O FISCAL DA LEI. 
CADUCIDADE: CONTRATO; DEIXAR UM BEM NO TESTAMENTO E POSTERIORMENTE VENDER A COISA REVOGAÇÃO TACITA DA VONTADE ART 1939 CC. 
EVICÇÃO; É NÃO POSSUIR MAIS O BEM. O TESTADOR E O EVICTO QUE PERDE O BEM PROCESSUAMENTE. 
INGRATIDÃO; É O INDIGNO. EXCLUSÃO, PERDE O DIREITO DE ACESSAR A HERANÇA LEGITIMA E TESTAMENTARIA. 
MORTE; SE HOUVER PRÉ MORTE O TESTAMENTO ESTÁ CADUCO. 
NÃO HÁ ESTIRPE NA HERANÇA TESTAMENTÁRIA (PARTE QUE LHE CABE E DESTINADA AOS HERDEIROS LEGITIMOS). ESTIRPE VALE SÓ PARA A HERANÇA LEGITIMA. (FILHOS HERTA)
 A REPRESENTAÇÃO DE OUTRO SE CHAMA DE SUBSTITUIÇÃO TESTAMENTARIA, E A LEI QUE ESCOLHE QUEM VAI TE REPRESENTAR NA LEGITIMA, NA TESTAMENTARIA PODE SER ESCOLHIDO QUALQUER UM PELO TESTADOR, MORRIDO ANTES DO TEMPO. SE HOUVER PRÉ MORTE DO HERDEIRO TESTAMENTARIO O TESTAMENTO ESTÁ CADUCO. (EX: TEM 3 FILHOS SE UM DOS FILHOS MORRER ANTES, E TEM NETOS POR EXEMPLO, QUEM VAI RECEBER NO LUGAR DO FILHO PRÉ MORTO SE UM DELES MORRER, (SENDO QUE FILHO É HERANÇA LEGITIMA). OS DOIS NETOS RECEBERÃO PELO PRÉ MORTO? SIM. SE CHAMA HERANÇA POR ESTIRPE.) EX2: 3 HERDEIROS TESTAMENTARIOS E UM HERDEIRO TESTAMENTARIO MORREU, E NÃO DISSE NADA DE SUBSTIUIÇÃO FIDEUCOMISSARIA OU SUBSTITUIÇÃO TESTAMENTARIA E ESTE HERDEIRO TESTAMENTARIO DEIXOU 4 FILHOS. ESTES 4 FILHOS VÃO RECEBER PELA HERANÇA TESTAMENTARIA? NÃO VÃO RECEBER VAI PARA A HERANÇA LEGITIMA POIS NÃO EXISTE ESTIRPE NA HERANÇA TESTAMENTARIA.
 MUDANÇA/BUSCA OU DESCONFIGURAÇÃO DO OBJETO: QUANDO O BEM SE DESCONFIGURA O TESTAMENTO CADUCA E O QUE SOBRAR VAI PARA A HERANÇA LEGITIMA. SALVO, SE O TESTADR INFORMAR QUE O BEM SERÁ ENTREGUE NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRAR. 
NULIDADE DO OBJETO; OBJETO ANTIJURIDICO(ILICITO) NÃO FALA CADUCIDADE E SIM NULIDADE.
 DIREITO DE ACRESCER: É AUMENTAR O QUINHÃO HEREDITÁRIO EM FAVOR DOS SOBREVIVENTES OU EM FAVOR DE OUTROS HERDEIROS.
 =>QUANDO HÁ UM BEM ESPECIFICO E INDIVISIVEL E HÁ MAIS DE UM HERDEIRO SOBRE ESSE BEM E UM DOS HERDEIROS MORREREM OU RENUNCIAREM O PORCENTUAL CORRESPONDENTE VAI PARA OS DEMAIS HERDEIROS DE FORMA IGUAL. =>QUANDO HÁ SÓ UM HERDEIRO SOMENTE, SUA RENÚNCIA OU PRÉ MORTE (MORTE ANTES DO TESTADOR) OS BENS VÃO PARA OS HERDEIROS LEGITIMOS. 
=>QUANDO NÃO HÁ ESPECIFICAÇÃO DO BEM, OS BENS IRÃO PARA OS HERDEIROS LEGITIMOS.NÃO GERA DIREITO DE ACRESCER. DEVE HAVER RENUNCIA OU PRÉ MORTE. 
RENUNCIA: O HERDEIRO TEM DUAS OPÇÃO QUANDO OCORRER A MORTE, QUE É ACEITAR OU RENUNCIAR – A RENUNCIA APRESENTA UMA DENOTAÇÃO TOTALMENTE IRREVOGAVEL (QUEM RENUNCIA NÃO PODE CEDER). 
ESPÉCIES; ABDICATIVA: O CC ADOTA A RENUNCIA ABDICATIVA, SEND ESTA: ABRIR MÃO SEM PREFERIR NINGUÉM. * ABRE MÃO EM FAVOR DE TODOS. EX: 10 IRMÃOS- 1 RENUNCIA- ENTÃO 10% SERÁ DIVIDIDO PARA OS OUTROS 9 IRMÃOS. 
DESTINO; A RENUNCIA VAI PARA O ESPOLIO/HERDEIROS. SENDO DISTRIBUIDO ENTRE OS DEMAIS COORDEIROS. (ISONOMIA) TRATA-SE DE UM ATO FORMAL, ESCRITURA PUBLICA-NO TABELIONATO DE NOTAS, DECLARAR A RENUNCIA NOS AUTOS DO PROCESSO POR MEIO DE UMA PETIÇÃO. O ATO DA RENUNCIA É IRREVOGÁVEL, NÃO PODE VOLTAR ATRÁS. INCONDICIONAL, POR NÃO PODER COLOCAR CONDIÇÕA. PURA E SIMPLES, OU RENUNCIA O TODO OU ACEITA O TODO. NÃO ADMITE ENCARGOS/OU TUDO OU NADA. A RENUNCIA EXIGE A OUTORGA OXISORIA, POR SE TRATAR DE UMA LIBERALIDADE
. ACEITAÇÃO: ESPÉCIES; ACEITAÇÃO EXPRESSA=MANIFESTAÇÃO DE ACEITO POR ESCRITO. ACEITAÇÃO TÁCITA= 1 ATO DE MERA ADMINISTRAÇÃO/(CONSERVAÇÃO),2 ATOS CONSIDERADOS SOLIDARIOS NÃO GERAM ACEITAÇÃO TACITA. OBS: MERA CONSULTORIA JURIDICA NÃO GERA ACEITAÇÃO TACITA. PORÉM AO AJUIZAMENTO DA AÇÃO (RENUNCIA) SIM GERA ACEITAÇÃO TÁCITA. ACEITAÇÃO PRESUMIDA=QUANDO O JUIZ OU O CARTORIO INTIMA OS HERDEIROS PARA QUE NO PRAZO DE 30D ACEITAR OU RENUNCIAR.CASO NÃO FAÇAM E NÃO SE PRONUNCIAREM, ENTENDE-SE QUE TENHA UMA ACEITAÇÃO PRESUMIDA. TRATA-SE DE ATO FORMAL, IRREVOGÁVEL E PURO E SIMPLES. 
CESSÃO: ART 286 CC. CEDENTE-É O HERDEIRO QUE TRANSFERE OS SEUS DIREITOS HEREDITÁRIOS PARA TERCEIRO QUE SERÁ O CESSIONÁRIO. 
ESPECIES; ONEROSA= CEDE, RECEBENDO ALGO EM TROCA. GRATUITA= NÃO RECEBE NADA EM TROCA.
 O INVENTÁRIO SE INSTAURA, NUM LAPSO TEMPORAL DE DOIS MESES E NO ÚLTIMO DOMICÍLIO DO "DE CUJOS", PREFERENCIALMENTE. SOB PENA DO ICMD SUM 542 STF. DEVENDO ESTE SER ENCERRADO NOS 12 MESES APÓS A ABERTURA. 
=>INCIDÊNCIA DA HERANÇA DO ESTADO (A ORDEM SERIA: PRIMEIRAMENTE OS DESCENDENTES EM CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE, QUANDO O REGIME FOR O LEGAL E HOUVER BENS PARTICULARES, PARTICIPAÇÃO FINAL NOS AQUESTOS, SEPARAÇÃO CONVENCIONAL. POR CONSEGUINTE, OS ASCENDENTES EM CONCORRÊNCIA NECESSÁRIA COM O CÔNJUGE SOBREVIVENTE, E OS COLATERAIS). EM VERDADE, QUANDO NÃO HOUVER HERDEIROS TESTAMENTÁRIOS E LEGÍTIMOS A REFERIDA HERANÇA ESTATAL PODERÁ SER INSTAURADA, PRIMEIRAMENTE JACENTE, POR CONSEGUINTE VACANTE DEPOIS DE UM LAPSO TEMPORAL DE UM ANO. POR FIM, GERANDO O DOMÍNIO ESTATAL CINCO ANOS APÓS A ABERTURA DA SUCESSÃO.
CAUSAS DE EXCLUSÃO DE HERDEIROS POR INDIGNIDADE HIPOTESES= 
I ATENTADO CONTRA A VIDA. HOMICIDIO DOLOSO (CONJUGE, ASCEDENTE, DESCEDENTE E AUTOR DA HERANÇA),
 II CRIMES CONTRA A HONRA (AUTOR DA HERANÇA E CONJUGE), 
III OFENSA FISICA- LESÃO CORPORAL (AUTOR DA HERANÇA).
PARA A PROPOSITURA DA AÇÃO DE INDIGNIDADE O LAPSO TEMPORAL=> E CUJO LAPSO É DE QUATRO ANOS A CONTAR DA DATA DA ABERTURA DA SUCESSÃO. TAL FENÔMENO ENSEJA A MORTE FICTA E ESTIRPE, QUE NÃO EXISTE NA HERANÇA TESTAMENTÁRIA. PORÉM, NA HERANÇA LEGÍTIMA HAVERÁ ESTIRPE NA LINHA DESCENDENTE, OU COLATERAL (FILHOS DE IRMÃOS). 
AS HIPÓTESES DE IMPEDIMENTOS TESTAMENTÁRIOS, COMO REDATORES A ROGO, TESTEMUNHAS,TABELIÃO E CONCUBINOS. EM SIMILAR SENTIDO, SÃO LEGITIMADOS A HERDAR, AS PESSOAS NATURAIS E CONCEBIDAS, AO TEMPO DA ABERTURA DA SUCESSÃO E ATÉ MESMO PESSOAS JURÍDICAS PODEM FIGURAR NA CONDIÇÃO DE HERDEIRAS TESTAMENTÁRIAS

Continue navegando