Buscar

O Que é Sociologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O que é sociologia?
Em pleno século XXI vivemos num mundo profundamente preocupante, porém repleto das mais extraordinárias promessas para o futuro.
É um mundo marcado por mudanças, conflitos, tensões e divisões sociais e pelo ataque destrutivo da tecnologia moderna ao ambiente natural.
Mesmo assim temos a possibilidade de controlar nosso destino e projetar a vida para melhor.
O que é sociologia?
Como esse mundo surgiu? 
Por que nossas condições de vida são tão diferentes das de nossos pais e avos?
Que direção as mudanças tomarão no futuro?
Essas são questões principais dentro da sociologia, um campo de estudo que consequentemente tem um papel fundamental na cultura moderna.
O que é sociologia?
Sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. 
É um empreendimento fascinante e irresistível, já que seu objeto de estudo é nosso próprio comportamento como seres sociais.
A abrangência do estudo sociológico é extremamente vasta, incluindo desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais.
O que é sociologia?
A sociologia como ciência social tem seus conhecimentos gerados a partir das dificuldades, dúvidas e problemas nos ambientes sociais.
Seu conhecimento é parcial, temporário e com resultados apoiados em acordos que podem acontecerem.
Estuda, junto com as demais ciências sociais, os seres humanos, transformando a natureza e sendo transformada por ela.
No geral, sociologia estuda o “social” ou os fenômenos sociais.
O que é sociologia?
A sociologia analisa os seres e seus vínculos de dependência e, assim, em suas relações sociais, sejam eles pertencentes a vida vegetal, social ou humana.
A condição de viver o social, não é condição exclusiva do homem, mas manter vida social (comunicação, convívio, ordem definida, elaboração e transmissão de cultura) são características essencialmente humanas.
O que é sociologia?
A maioria de nós vê o mundo a partir de características familiares a nossa própria vida.
A sociologia mostra a necessidade de assumir uma visão mais ampla sobre por que somos como somos e por que agimos como agimos.
Ela nos ensina que aquilo que encaramos como natural, inevitável, bom ou verdadeiro, pode não ser bem assim e que os “dados” de nossa vida são fortemente influenciados por forças históricas e sociais.
Perspectiva ou imaginação sociológica
Aprender a pensar sociologicamente significa, olhar o mundo de forma ampla. Isso requer o cultivo da imaginação sociológica.
Um sociólogo é alguém capaz de se libertar da imediatidade das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas num contexto mais amplo.
A imaginação sociológica requer que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas, a fim de que as observemos de modo renovado.
Perspectiva ou imaginação sociológica
Consideremos o simples ato de tomar café.
O que poderíamos dizer, a partir de um ponto de vista sociológico, sobre esse exemplo de comportamento aparentemente desinteressante?
Perspectiva ou imaginação sociológica
Poderíamos analisar que o café não é somente um refresco. Ele possui valor simbólico. Ou seja, o ritual associado a beber café é muito mais importante do eu o ato de consumir a bebida.
Duas pessoas que combinas se encontrar para o café estão, provavelmente, mais interessadas em ficarem juntas e conversar do que naquilo que realmente bebem. 
Comer e beber, em todas as sociedades, fornecem ocasiões para a interação social e para a encenação de rituais.
Perspectiva ou imaginação sociológica
Em segundo lugar, o café é uma droga, por conter cafeina. 
O café cria dependência, mas os viciados em café não são vistos pela sociedade como usuários de drogas. Como o álcool, o café é uma droga socialmente aceita, enquanto a maconha não é. Há sociedades que toleram o uso da maconha, mas desaprovam o uso do café e do álcool.
A sociologia é interessado no porquê de tais contrastes.
Perspectiva ou imaginação sociológica
Em terceiro lugar, um indivíduo que bebe café é apanhado numa complicada trama de relacionamentos sociais e econômicos.
O café é capaz de conectar as pessoas da mais ricas e das mais empobrecidas partes do planeta: ele é consumido em grandes quantidades em países ricos mas é cultivado em países pobres.
Ao lado do petróleo, o café é uma das mercadorias mais valiosas no comércio internacional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais