Buscar

TOPOGRAFIA 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELATÓRIO DE CAMPO – TOPOGRAFIA II
Palmas, To.
2017
RELATÓRIO DE CAMPO – TOPOGRAFIA II
Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina curricular de Topografia 2 do curso de Engenharia Civil do CEULP ULBRA.
 Orientado pelo Professor Elzir Chagas.
Palmas, To.
2017
INTRODUÇÃO
Chama-se genericamente de nivelamento, as operações que se executam em uma determinada região, nas quais colhem-se dados com o objetivo de se determinar à diferença de nível de pontos da superfície em relação a outros.
O nivelamento geométrico é mais preciso dos métodos de nivelamento realizado através de visadas horizontais utilizando como instrumentos: níveis topográficos e miras verticais graduadas. Este tipo de nivelamento consiste, portanto, em criar um plano horizontal e determinar as interseções deste plano com uma série de verticais levantadas nos pontos a nivelar e em seguida obter a distância vertical destes pontos ao plano de referência.
Já a curva de nível é o nome usado para designar uma linha imaginária que agrupa dois pontos que possuem a mesma altitude. Por meio dela são confeccionados os mapas topográficos, pois a partir da observação o técnico pode interpretar suas informações através de uma visão tridimensional do relevo. 
Uma curva de nível refere-se a curvas altimétricas ou linhas isoípsas¹, essa é a mais eficiente maneira de representar as irregularidades da superfície terrestre.
Ao longo desse relatório irei abordar esses assuntos, e o perfil longitudinal, as seções transversais, o greide de projeto e os cálculos de volume de terraplanagem. 
__________________________
¹Ligam pontos de mesma altitude.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Nivelamento Geométrico
O nivelamento geométrico pode ser realizado ao longo de uma poligonal fechada ou ao longo de uma poligonal aberta como, por exemplo, na sequência do eixo de uma estrada. Geralmente nivela-se pontos a cada 20m e também pontos entre os 20 metros desde que tenham importância na configuração do terreno. Nas poligonais fechadas começamos o nivelamento pelo ponto inicial e terminamos pelo mesmo ponto inicial. Em poligonais abertas começa-se o nivelamento pelo ponto inicial, nivela-se até o ponto final e retorna-se ao ponto inicial, seja nivelando todos os pontos, seja nivelando apenas alguns pontos.
2.2 Curva de Nível
Refere-se à linha traçada em plantas que indicam o relevo do terreno. É chamada de “curva”, pois normalmente a linha que resulta do estudo das altitudes de um terreno são geralmente manifestadas por linhas curvas.
É representada na planta de metro a metro ou a cada 5 metros, de acordo com a precisão requerida. A curva de nível é obtida através da projeção horizontal da interseção do terreno com um plano horizontal, o que resulta em uma linha curva e que passa por todos os pontos do terreno que têm a mesma altitude. 
2.3 Perfil Longitudinal
É o corte do terreno e da estrada projetada por um perfil longitudinal superfície vertical que contém o eixo da planta, deve ser escolhido para que os veículos que utilizam a estrada o façam com uma razoável uniformidade de operação. A escolha do perfil está intimamente ligada ao custo da estrada. Condições desfavoráveis de corte e aterro aumentam o custo – Escavações em rocha, estabilização de taludes.
Greide de Projeto
Greide é uma linha gráfica, que segue pelo perfil do terreno, tendo uma determinada inclinação. Essa linha é o que define quais partes do terreno serão cortadas e quais serão aterradas.
METODOLOGIA E PROCEDIMENTO
Equipamentos e Acessórios utilizados
Nível Topográfico
Tripé
Mira topográfica
Balizas
Procedimentos
O levantamento topográfico aconteceu na manhã do dia 01 de setembro de 2017, no prédio 6 do Ceulp/Ulbra, o levantamento foi no plano altimétrico.
Iniciou-se com a instalação dos equipamentos no devido lugar, com a ajuda de algumas pedras para marcar os pontos de 5 em 5 metros para frente, até completar 25 metros, e de 20 em 20 metros para a esquerda.
No nivelamento geométrico, assim como qualquer outro tipo de levantamento topográfico, estamos sujeitos a erros durante a obtenção dos dados. Para isso, é necessário tomar os maiores cuidados possíveis para a determinação desse levantamento.
A visada na primeira estaca, geralmente de cota conhecida, é por convenção chamada de “visada de ré”. Todas as visadas a partir da visada de ré são chamadas “visadas de vante”. Desta forma, para cada estação de nivelamento, tem-se uma visada de ré e uma ou mais visadas de vante.
Para o cálculo das cotas dos pontos nivelados é necessário ainda, realizar a medição da altura do instrumento, ou seja, a altura do eixo ótico acima do plano de referência. Para determinar a altura do instrumento, faz-se uma leitura inicial num ponto de cota conhecida. Para que as leituras do levantamento tenham significado, é necessário que elas sejam referenciadas a um plano, chamado referência de nível.
CONCLUSÃO
Conclui-se que o levantamento topográfico de altimetria tem elevada importância para engenharia civil pois a declividade do terreno é primordial para terraplanagem, curvas de nível, rodovias barragens bacias hidrográficas entre outras.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.cartografica.ufpr.br/docs/nadal%20%20topo%20d/Nivelamento%20geom%C3%A9trico.pdf <acessado em 13/09/2017 ás 19:25h.>;
http://www.ufrgs.br/igeo/departamentos/geodesia/trabalhosdidaticos/Topografia_I/Nivelamento_Geometrico/Nivelamento_Geometrico.pdf <acessado em 13/09/2017 às 20:00h>;
http://www.topografiageral.com <acessado em 14/09/2017 às 03:26h>.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando