Buscar

exercício de fisioterapia em dor 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embora com terminologia criticada por alguns autores, a dor fisiológica é aquela que induz respostas protetoras, com intuito de interromper a exposição ao estímulo nocivo, como:
 R: o reflexo de retirada (ou reação de fuga)
Embora com terminologia criticada por alguns autores, a dor fisiológica é aquela que induz respostas protetoras, com intuito de interromper a exposição ao estímulo nocivo, como:
 R:o reflexo de retirada (ou reação de fuga)
Muitas pessoas relatam dor na ausência de lesão tecidual ou de qualquer outra causa fisiopatológica provável: geralmente isto acontece por motivos psicológicos. É impossível distinguir a sua experiência da que é devido à lesão tecidual se aceitarmos o relato subjetivo. PORQUE A dor é uma experiência que traz prejuízos que variam em forma e magnitude; seu alívio deve ser considerado um direito de quem a sente e um dever de quem a assiste, no entanto, nem sempre isto ocorre de forma satisfatória.
 R:as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
A dor pode ser considerada como uma resposta fisiológica normal, predita e decorrente de um estímulo mecânico, térmico ou químico. PORQUE a dor gerada por uma agressão tecidual é considerada um mecanismo de proteção do organismo, que pode ser desencadeada por vários tipos de estímulos, que despolarizam os receptores da dor (nociceptores).
 R: as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
É muito difícil promover um tratamento adequado para pacientes com dor e acredita-se que devido a sua abrangência biopsicossocial. Pode-se afirmar que interfere nessa avaliação e tratamento:
 R: todas as respostas acima estão corretas.
O conceito de dor total deve levar em conta diversos aspectos, dentre eles podemos citar:
R: somático, psicológico, social e espiritual
A dor passa a ser analisada sob o conceito interdisciplinar, surgindo assim as sociedades médicas para o estudo da dor, no período:
 R: do Século XX
A dor está entre as principais causas do sofrimento, desgaste físico, psíquico, com prejuízo às atividades da vida diária, absenteísmo, licenças e baixa produtividade. PORQUE Um indivíduo com dor não consegue se concentrar, se relacionar e produzir, fazendo com que a vida se transforme em sofrimento constante.
R:	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Outros materiais