Buscar

tutelas sumárias

Prévia do material em texto

Questionário 1 - TUTELAS SUMÁRIAS
UYDIMYLA MIGUEL DE OLIVEIRA – 6B NOTURNO
Responda o questionário abaixo:
1. Quais são as técnicas processuais sumárias voltadas à satisfatividade do direito material? Em que momento do processo podem ser deferidas?
Tutela cautelar, antecipada, tutela de urgência e evidencia, e podem ser deferidas a qualquer momento do processo, desde que comprovada a urgência e/ou a evidencia.
2. Quais os requisitos para a concessão das tutelas sumárias?
Os requisitos nos casos de urgência é a própria urgência e nos casos de cognição do juízo a evidencia propriamente dita. No caso da urgência o risco de no dano no resultado útil do processo; probabilidade de direito e a reversibilidade, ou seja, tendo em vista que a outra parte também possui direitos.
 
3. Qual a motivação judicial necessária para a concessão de provimento sumário? Analise a motivação probatória e a reversibilidade do provimento nas tutelas sumárias.
A motivação depende, mas o magistrado deverá fundamentar a condição peculiar, ou seja, explicar e justificar o porquê do deferimento da tutela e também explicar o motivo pelo qual houve a revogação da mesma, tendo em vista que o magistrado pode voltar atrás da decisão, o que justifica o principio da reversibilidade do provimento.
Quando o magistrado concede a tutela ele se encontra em uma situação cognitiva bastante complicada, pelo fato do mesmo ainda não ter conhecimento do exauri mento, ou seja, ele não possui certeza do fato, mas precisa desde que comprovado os requisitos conceder essa tutela, não conhece a realidade dos fatos, está no fio da navalha.
Mas o não deferimento da tutela também trás consequências talvez irreversíveis para as partes, por isso é necessária grande cautela para julgamento desse pedido.
4. Como se executam ou se atuam os provimentos satisfativos em questão? Qual o grau de estabilidade da tutela sumária (formação de título executivo, coisa julgada, etc.)
A estabilização da tutela antecipada aplica-se, em seus termos literais, a toda tutela antecipada antecedente, mesmo aquelas destinadas a antecipar parcialmente o resultado concreto de futuras ações precipuamente declaratórias e constitutivas. No entanto, um ato jurídico não poderá ser “declarado” válido, inválido, existente ou inexistente por meio desse mecanismo monitório. Do mesmo modo, uma situação jurídica não tem como ser constituída ou desconstituída mediante a técnica da estabilização. A estabilização da tutela antecipada não gera coisa julgada material. 
O objetivo principal do mecanismo de estabilização da tutela antecipada é a diminuição da carga de trabalho do Poder Judiciário. Trata-se de instrumento funcionalmente destinado à racionalização da atuação judiciária. Encerram-se desde logo os processos em que, ao se produzir um resultado prático contra o réu, esse não se insurgiu recursalmente. Também sob essa perspectiva não se justifica a incidência da estabilização sobre a tutela antecipada pré-arbitral. Não faz sentido diminuir-se uma carga de trabalho que não existe. O Judiciário, em qualquer caso, já não teria de resolver definitivamente o mérito dessa causa: a prévia convenção arbitral já o havia dispensado disso.
5. Pode-se considerar ampla a utilização dos procedimentos sumários?
Sim, é bastante ampla atualmente a utilização desses procedimentos, porém, o deferimento não é tão usual, e sim casuístico, tendo em vista a grande demanda de pedidos, a analise é bastante rigorosa para que seja realmente deferido o pedido.
 
6. A seu ver a tutela sumária está fadada a substituir completamente o procedimento ordinário ou este modelo ainda terá aplicação? Sustente sua posição.
Bom, entendo que é necessária uma grande simplificação no procedimento comum, para que assim diminua o tempo processual, então temo que esse modelo ainda tenha aplicação, devido ao nosso judiciário falho e essa infinidade de burocracia para o deferimento das tutelas, e tomando conta da atualidade, vejo que é preciso muita mudança de procedimento para que um dia o procedimento ordinário seja extinto. 
7. A contrária sensu, a simplificação do procedimento ordinário poderia diminuir a importância da tutela sumária? Sustente sua posição.
Creio que não, pois cada procedimento tem seu lugar dentro do processo, tendo em vista que mesmo com a simplificação, ainda haverá casos que em que será necessário uma tutela sumária, porém essa simplificação ajudaria e muito na morosidade do processo, se levar em consideração a grande dificuldade que os operadores do Direito encontram em se tratando no deferimento da tutela necessária, assim, caso aconteça à simplificação, também ajudaria na facilitação do deferimento de tal tutela.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes