Buscar

AVALIAÇÃO DISCURSIVA FILOSOFIA (Salvo Automaticamente)

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DO CONHECIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO
LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO
Questão 1/5
Ao considerarmos que o discurso presente nas tiras humorísticas tem por finalidade retratar uma crítica ligada aos fatos sociais, recorra aos seus conhecimentos sobre as relações de significado estabelecidas entre as palavras, relacionando-as com base no referido diálogo, o qual retrata a modalidade citada. 
“- Pai, qual é a diferença entre infração e inflação?
- Bem, infração é quando alguém sabe que cometeu um erro e... É punido!
- E inflação?
- Bem, aí é quando ninguém sabe quem cometeu um erro e... Todos são punidos!”
A explicação proferida pelo pai em resposta ao questionamento do filho está correta?
	Somente quanto ao significado referente à infração. 
Quanto ao vocábulo inflação, o mesmo é revelado pela queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro (pág.113).
Questão 2/5
De um modo amplo, podemos dizer que a antropologia filosófica do Renascimento tem como primeiro elemento a relação dinâmica com a natureza. Como se dava essa relação?16
	As descobertas científicas da modernidade, desde Copérnico, deram ao homem o sentimento concreto de que a natureza seria dominável e de que o homem podia se servir dela. Tudo se submeteria á razão humana. (p. 74)
Questão 3/5
De acordo com o que foi estudado, referente a procedimentos introdutório são as diferentes formas existentes para iniciar um texto, dentre eles destaca-se a denominada “sequência temporal”, que aborda marcadores temporais tais como: datas, horas, presente, passado e futuro.
Invente uma história, destacando a sequência temporal, com base no acontecimento da imagem acima.20
	Resposta desejada: Exemplo: “No inicio das aulas no mês de janeiro”.  O aluno deve apresentar a ideia sobre um texto que explane sobre a charge. O texto deve ser introdutório, apenas expondo o que seria escrito. Livro: Não Erre Mais – Língua Portuguesa nas Empresas, 1ª Edição, 2013, p. 129).
Questão 4/5
Os textos do gênero argumentativo/dissertativo que são bem redigidos apresentam três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. 
De acordo com essa estrutura e com os estudos realizados no capítulo 2 do livro base da disciplina, discorra sobre o que deve conter cada uma dessas partes na construção correta de um texto:a: 20
	Resposta esperada: introdução: é a parte constituída pela apresentação do assunto o parágrafo introdutório caracteriza-se por apresentar uma ideia central por meio de afirmação, definição, citação etc.
Desenvolvimento: é a análise da ideia central. Pode ocupar vários parágrafos, em que se expõem juízos, raciocínios, provas, exemplos, testemunhos históricos e justificativas que servem de argumento para compor a ideia proposta no primeiro parágrafo.
Conclusão: é a parte final do texto, em que se condensa a essência do conteúdo desenvolvido, se reafirma o posicionamento exposto na tese ou se lança uma perspectiva sobre o assunto. Não é espaço para apresentação de novos argumentos. (Livro: Não Erre Mais – Língua Portuguesa nas Empresas, 1ª Edição, 2013,p.128)
Questão 5/5
Ao considerarmos que o discurso presente nas tiras humorísticas tem por finalidade retratar uma crítica ligada aos fatos sociais, recorra aos seus conhecimentos sobre as relações de significado estabelecidas entre as palavras, relacionando-as com base no referido diálogo, o qual retrata a modalidade citada. 
“- Pai, qual é a diferença entre infração e inflação?
- Bem, infração é quando alguém sabe que cometeu um erro e... É punido!
- E inflação?
- Bem, aí é quando ninguém sabe quem cometeu um erro e... Todos são punidos!”
A explicação proferida pelo pai em resposta ao questionamento do filho está correta?ota: 20Questão 
	Resposta esperada: Somente quanto ao significado referente á infração. Quanto ao vocábulo inflação, o mesmo é revelado pela queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. (Livro: Não Erre Mais – Língua Portuguesa nas Empresas, 1ª Edição, 2013, pág.113)
Um período de gigantescas transformações teve início a partir do século XIX. A sociedade medieval dava início a chamada sociedade moderna. Uma série de invenções tecnológicas acompanhou esse período. O cientista Nicolau Copérnico foi um dos grandes destaques desse grupo. Comente sobre a contribuição das descobertas do Copérnico para a consolidação da sociedade moderna.
Nascido na Polônia, no ano de 1473, Nicolau Copérnico é considerado o fundador da Astronomia moderna. 
 
Antes de sua teoria, os homens consideravam como verdadeira a tese de um cientista grego chamado Ptolomeu, que defendia a explicação de que a Terra era o centro do universo.
 
Contrário a teoria, Copérnico não se convenceu da ideia de que o Sol e todos os demais planetas giravam em torno da Terra. Por esta razão, defendeu a tese de todos os planetas, inclusive a Terra, giravam em torno do Sol (Heliocentrismo).
 
Assim como Copérnico, outros estudiosos não se convenceram da teoria de Ptolomeu; contudo, foi o fundador da Astronomia moderna o pioneiro na defesa bem fundamentada destes argumentos. Entretanto, somente após o surgimento de Galileu Galilei é que essa verdade, com auxílio de telescópio, pôde ser provada.  
 
Ainda segundo as explicações de Copérnico, a Terra girava sobre si mesma, e as estrelas ficavam a muitas distâncias de nós. Todas as suas explanações foram publicadas em seu livro: Os Movimentos dos Corpos Celestes.

Continue navegando