Buscar

3PP Resumo Geo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Capítulo 14 até a página 259
Definição de Agronegócio.
Agro industrialização.
Questão Agrária no Brasil.
Histórico do agronegócio no Brasil.
Leis que marcaram a Agropecuária no País.
Frente agrícola e a evolução do modo de produção.
Questão Ambiental e Social da expansão.
Plantation.
Definição de Agronegócio:
É todo tipo de negócio do ponto de vista econômico que use a agricultura e a pecuária como meio de lucrar.
Agro industrialização:
É o momento em que a Agropecuária se une ao modo de produção industrial, a fim de multiplicar a produção. Dessa forma as antigas fazendas de produção em massa não mais só plantam ou criam o gado, agora elas também criam produtos industrializados, tem meios de transporte e vendem seus produtos para o comércio. Dessa forma, criam-se os complexos agroindustriais.
Questão Agrária no Brasil:
O Brasil hoje é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. No País a predominância de Latifúndios faz com que poucas pessoas possuam vastas extensões de terra e a maioria da população que sobrevive de uma agricultura familiar está em uma situação de escassez de terras. Movimentos como o MST lutam pela reforma agraria. Mas o que é Reforma Agrária? Reforma Agraria é a redistribuição de terras de forma mais igualitária para a população. O problema dessa reforma é o conflito com os grandes latifundiários e pequenos produtores. As elites agrarias não se interessam pela reforma agraria completa. Mas o governo a fim de mediar a situação, tendo observado inúmeros massacres sobre essa questão tenta implantar medidas como permitir o apossamento de terras improdutivas, etc. Que tipos de terras seriam improdutivas, já que a terra pode gerar ganhos sendo produtiva? São os latifúndios especulativos que são terras improdutivas que o dono possui e espera a terra se valorizar para vendê-la. E existem os latifúndios Produtivos que usam a terra para cultivo ou criação de animais.
Histórico do Agronegócio no Brasil:
Em 1500 os portugueses chegam ao Brasil e até 1530 eles apenas retiram o Pau-Brasil e outros tipos de madeiras para levar para Portugal (Extrativismo). A partir de 1530 os portugueses com medo de que suas terras fossem tomadas legalmente pelos franceses iniciam a colonização do nosso País implantando a cana de açúcar como principal produto de exportação. A partir de 1622 após as invasões Holandesas o produto começa a perder seu poder de dar lucro para aos portugueses, devido à criação de engenhos de açúcar na América Central dos holandeses que dominavam agora a produção e refino de açúcar do mundo. Após esse déficit são descobertas jazidas de pedras e metais preciosos no Brasil deixando a produção agrícola do país ofuscada pela “Febre do ouro”. Depois em 1850 inicia-se a expansão da produção de café nas áreas de RJ, SP e MG e esse ciclo do café só acaba após a quebra da bolsa de NY em 1929, encerrando o sucesso do café brasileiro em 1930. Hoje os maiores produtos de Exportação do País são o Café, Suco de Laranja, Laranja, Cana de açúcar, Soja, Milho e carne bovina.
Leis que marcaram a Agropecuária no País:
1822: O fim do sistema de Sesmarias. Sistema o qual se baseava na doação de terras como meio para obtê-las. Agora a terra poderia ser obtida por apossamento daquele que chegasse primeiro na terra incentivando a expansão territorial.
1850: A lei de terras que garantia que o único meio para se obter terras era por meio da compra. Assim aumentando ainda mais as propriedades dos latifundiários ricos.
1891: Agora as terras públicas eram pertencentes às unidades federativas como RJ, MG, SP, etc. Dessa forma as oligarquias se fortalecem aumentando seus poderes até chegarem a comandar o País.
Frente Agrícola e evolução do modo de produção:
Em 1970 começa o movimento da frente verde que é definida como o movimento de expansão da produção agrícola saída do Sul do País em direção ao Centro-oeste. Esse movimento acontece devido ao desenvolvimento de pesquisas de OGM’s (Organismos Geneticamente Modificados), Defensivos Agrícolas, Mecanização intensiva do campo e insumos diretos para o desenvolvimento agrícola no país. A expansão da soja ocorre nesse momento. A soja foi trazida dos EUA, como possuía era natural de clima temperado a soja foi plantada no Sul, na Década de 70 a EMBRAPA inicia um estudo para produzir sementes transgênicas da soja e meios para diminuir a acidez do solo do Centro-oeste brasileiro. Após o desenvolvimento dos transgênicos e da técnica de calagem do solo a soja se expande e vai em direção a Amazônia cortando as “franjas da floresta”. 
Questão ambiental e social da expansão:
O aprimoramento do agronegócio barateou o custo dos alimentos e deu a população um maior poder de consumo e de escolha, mas também trouxe vários problemas, principalmente ligados às questões ambientais e sociais.
O maior desafio agora é a produção no campo sem impactos ao meio-ambiente, causados notadamente pelo uso de defensivos, pelo desmatamento e empobrecimento do solo, queimadas, contaminação de mananciais e do lençol freático, desequilíbrio ecológico e proliferação de pragas.
Nas cidades a preocupação se dá com o lixo gerado após o consumo, mais precisamente com o descarte de embalagens.
Nos países pobres a modernização da agricultura deixou muitos produtores à margem do processo, principalmente famílias que viviam da agricultura de subsistência, ou agricultura familiar, em pequenas propriedades rurais.
Estes, privados de técnicas e métodos modernos como irrigação, maquinários e insumos, perderam a competitividade, o que levou ao abandono do campo num fenômeno conhecido como êxodo rural, desenvolvendo assim, nas grandes cidades, o acumulo de pessoas vindas do campo.
Plantation:
Esse tipo de cultivo foi introduzido nos países tropicais, com a finalidade de complementar a agricultura da zona temperada, e se caracteriza por:
Grandes propriedades;
Cultivo de produtos tropicais;
Monocultura;
Emprego de mão-de-obra barata;
Utilização de recursos técnicos;
Produção voltada para a exportação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais