Buscar

antropologia e sociologia juridica

Prévia do material em texto

11/02/2014
FUNDAMENTO SOCIOANTROPOLOGICO DO DIREITO
SOCIOLOGIA JURIDICA= A LEI DENTRO DA SOCIEDADE, DIREITOS SOCIAIS.
ANTROPOLOGIA CULTURAL= ESTUDO DO HOMEM SOB ASPECTO CULTURAL (por que o homem pensa desse modo e age assim?)
A lei existe para organizar a sociedade, pois quem a cria e modifica é a própria sociedade. São criadas através da moral e são reflexos dos costumes da sociedade.
CIENCIA SOCIAL= A CIENCIA DÁ PRA SE PROVAR
A sociologia teve seu inicio no século XVIII através de Auguste Comte, francês que criou a "Ordem e Progresso" - ("O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim")
Após a revolução industrial houve a urbanização , mudança do mundo e por isso houve o estudo da sociedade
CIENCIA DA ORDEM SOCIAL= SE CONHECE O SOCIAL DÁ PRA LIDERAR.
SENSO DEMOGRAFICO= PESQUISA FEITA COM AS PESSOAS, NORMALMENTE DE DÉCADA EM DÉCADA E APARTIR DAÍ SE PODE CONHECER A SOCIEDADE, OS PROBLEMAS E SUAS SOLUÇÕES.
Quem utiliza esses resultados é o governo e a iniciativa privada . A sociologia forma pastores e não ovelhas. Ter conhecimento do que a nação necessita faz ter poder sobre ela.
ORGANIZAÇÃO SOCIAL= TODOS SEGUEM SEM NEM SABER, NADA ACONTECE POR ACASO, NÓS NÃO SABEMOS PRA ONDE VAMOS NEM QUEM ESTA LEVANDO, OS "PASTORES", MANDAM E DESMANDAM NO QUE FAZEMOS.
Senso identifica as informações culturais da sociedade e a lei surge disso.
Não se faz leis para grupos e sim para todos. Lei padroniza o comportamento do ser humano. E a lei deve seguir o comportamento da sociedade.
O individualismo é importante, pq vc pode mudar o mundo, começando pelos seus próximos.
AGENTE TRANSFORMADOR= QUE TENTA MUDAR A REALIDADE EM QUE VIVE.
 
25/02/2014
PROCESSO DE ADAPTAÇÃO= adaptação do individuo ao meio social, às regras de conduta desse grupo.
Processo continuo que vai ate o fim da vida. Não necessariamente estar socializado é seguir piamente as condutas dos outros, e sim se comportar de maneira educada, sociável.
E as vezes uma pessoa não socializada esbarra na lei e acaba por se tornar um bandido.
Envolve as regras de trato social= educação, gentileza, etiqueta- que norteiam o ser humano mas não são leis.
TRATO SOCIAL= EXTRA JURIDICO - NÃO É VISTO COMO CRIME.
Normas jurídicas tbm trazem comportamentos a serem praticados. Os postulados morais mais importantes que regem uma sociedade se torna lei.
INSTITUIÇÃO DE FATO= GRUPOS SOCIAIS QUE FREQUENTAMOS, FAMILIA, ESCOLA, IGREJA. SÃO GRANDES INSTRUMENTOS DE SOCIALIZAÇÃO.
INSTITUIÇÃO DE DIREITO= QUE SÓ AGE EM CASOS SOCIAIS EXTREMOS, POLICIA, ASSISTENCIA SOCIAL. 
As de fato agem antes da de direito, só quando essa não consegue dar um jeito. O segundo tenta readaptar o individuo à sociedade.
A prisão é uma escola só que necessária, pois o individuo é perigo para a sociedade e deve ser se sentir punido para entender que o crime não compensa.
A instituição jurídicas faz o controle formal da socialização. Elas aplicam sansões de caráter incondicionado e objetivo.
De fato faz controle informal da socialização e aplica uma sansão de caráter difuso e condicionado.
18/03/2014
Cada cidade e estado tem suas leis. Mas a constituição federal é a mãe de todas e as outras devem respeita-la. Começou no século XIII na Inglaterra onde foi chamada de Magna Carta e é considerada o rascunho de uma constituição.
Tivemos ao todo 7 constituições brasileiras.
A primeira foi em 1824, era uma Monarquia Hereditária(sem possibilidade de eleição pois passava de pai para filho), e foi outorgada pelo Imperador que criou 4 poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador, onde ele podia mandar e desmandar nas decisões dos outros). O voto para o poder legislativo (pois só ele permitia eleição) era censitário e o critério era a renda ser acima de certa quantia, tanto para quem ia votar quanto para se eleger. O voto não era secreto. E o catolicismo era a religião oficial do país e quem nomeava os cargos mais importantes da igreja era o Imperador. 
 
é declarada Republica, o primeiro presidente é o Marechal Deodoro da Fonseca, tudo muda, moderniza e fica melhor. Surge pelo pensamento do francês Auguste comte. "amor por principio, a ordem por base e o progresso por fim", e daí vem a frase "Ordem e Progresso" cravado na bandeira do Brasil. 
 reúne-se a Assembleia Constituinte, que vota e aprova a Constituição Republicana, onde havia leis que dava aos cidadãos direitos de que ele realmente precisava. Não existia a religião oficial, secularização do Estado Brasileiro. Termina o poder moderador e inicia o Presidencialismo e o voto deixa de ser censitário e se torna universal (homens maiores de 21 anos). 
Politica do café com leite, alternavam-se os presidentes de Minas e Rio de Janeiro. Getúlio Vargas toma o poder e centraliza o poder, poder executivo e legislativo se concentram na mão do presidente. Revolução constitucionalista quer a constituição novamente e Getúlio se sente pressionado e resolvem criar uma constituição.
Voto secreto, todos maiores de 18 votavam (incluindo as mulheres), sem analfabetos. Educação gratuita se torna obrigatória. Teve vida curta, 1 ano depois de promulgada e depois foi perdendo poder.
Estado Novo, presidente é autoridade suprema, Vargas era o presidente, mandato do presidente era de 6 anos. Era extremamente nacionalista. Ditadura, Estado acima dos direitos individuais. Ele é forçado a renunciar.
Volta os três poderes, preserva os direitos individuais, e acaba com a censura.
Getúlio volta, mas é forçado a renunciar porém escolhe o suicídio.
JK entra e moderniza o país, cria Brasília que se torna o novo Distrito Federal.
Jânio Quadros promete varrer a corrupção do país. Ele pertencia a um partido e o seu vice de outro, Jânio renuncia no próximo ano. Jango (João Goulart) todos temiam sua aliança com a extrema esquerda, mas ele assume a presidência, setor conservador é contra.
Inicia o golpe militar que depõe o presidente, os militares tomam as ruas. Marechal Castelo Branco toma posse.
Nova constituição, o governo militar detém todo o poder. Quem vai contra, é condenado a morte, a censura começa. Jornalistas e artistas são expulsos do país. O presidente toma conta dos três poderes e a ditadura fica mais forte.
Emenda constituição 11, estabelece a liberdade partidária. 
Povos vão as ruas pedir o voto direto "diretas já" . Mas foi negado.
Um civil assume a presidência, Tancredo Neves. Mas fica doente e falece sem tomar posse. No seu lugar José Sarney assume. Que envia a proposta de assembleia constitucional, para ser criada a nova constituição. O processo de elaboração da nova constituição teve grande participação popular "grande festa da cidadania". 
É promulgada a nova constituição. Chamada de A Constituição Coragem, que tinha o seguinte preambulo:
Que se torna o hino da população. Que se torna um país quase utópico

Continue navegando