Buscar

RESUMO DE LIT 3 ¦TP Literatura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo de Literatura – 3ºTP
Realismo x Naturalismo
principais características:
Realismo:
	Linguagem objetiva = Simples, direta e precisa.
	Retrato fiel das personagens = Expondo o caráter, os aspectos negativos da natureza humana e com aspecto psicológico profundo. 
	Detalhista e lenta = Descrição minusciosa do ambiente e objetos nos cenários das obras tornando a narrativa lenta (passada no chamado tempo psicológico).
	Materialismo do amor = A mulher passa a ser objeto de prazer, fruto do adultério. O casamento é reconhecido como uma instituição falida, movido por interesses e repleto de problemas entre o marido infiel e a mulher que também trai.
	Mulher não idealizada = Que possui defeitos, algumas vezes até exagerados, que também se mostra infiel e que não é nem de longe a mulher romântica.
	Leitura interpretável = O texto permite que o leitor tire suas próprias conclusões sobre as personagens e tramas das obras.
	Natureza do homem = O homem é transformado e influenciado pelo meio em que vive. O homem nasce puro, a sociedade o corrompe. Causa e Efeito
	Engajamento dos autores = Apresenta um engajamento dos autores com causas sociais que poderiam ser defendidas utilizando a literatura como meio.
	Herói problemático = Cheio de fraquezas, manias, vícios e incertezas.
	Universalismo = Abandono do individualismo, pensamento social.
	Resume-se em detalhes, na questão social e na tentativa de representar a realidade e no realismo existe vida cotidiana (os personagens trabalham e sofrem com situações do dia a dia, ou seja, não existe somente a relação amorosa como no romantismo). 
Naturalismo:
	Influência instintiva = personagens são levados por seus instintos em diversas situações, como sexuais, por exemplo, não há envolvimento emocional o instinto faz com que as personagens se envolvam. Mostra o lado animal do homem.
	Determinista = Os temas têm base em uma visão determinista, que conduz e direciona as conclusões do leitor, empobrecendo literariamente os textos.
	Natureza do homem = O homem já nasce com sua natureza determinada, ou seja, já predestinado a ser bom ou mau, não importando as influências que recebe.
	Assim como o Realismo possui linguagem objetiva e é detalhista, logo se passa no tempo psicológico (narrativa lenta).
	Preocupação com a questão científica = Algo precisa ser explicado e provado pela ciência para ser tomado como verdade, isso implica na utilização de termos médicos e científicos em meio ao texto.
	Patologia = Exploração das 'taras' humanas, instintos, neuroses, cargas hereditárias, casos patológicos.
	Os personagens naturalistas tendem a se simplificar, pois são influenciados por fatores biológicos, históricos e sociais que determinam suas ações, pensamentos e sentimentos. O personagem não faz aquilo que ele quer, mas aquilo de que necessita, ou seja, o personagem naturalista é apenas um produto do meio.
Machado de Assis
O realismo machadiano foi sendo desenvolvido e aprofundado conforme Machado foi desenvolvendo sua obra, que pode ser dividida em 2 fases
1ª FASE (Tendências românticas)
Características Gerais:
 - crença nos valores da época;
 - estrutura de folhetim
 - esquematismo psicológico.(perfis psicológicos presentes mas ainda fracos)
A obra que marcou o início de sua fase realista e que também marcou o início do realismo brasileiro foi: Memórias Póstumas de Brás Cubas.
2ª FASE (Tendências realistas)
Características Gerais:
 - Análise psicológica (os seres vistos em sua complexidade psicológica)
 - Análise e consequente crítica aos valores sociais (os valores que a sociedade cria para justificar sua própria existência) 
- Pessimismo (descrença nos indivíduos e na organização social)
 - Ironia/Crítica 
 - Refinamento da linguagem narrativa.
Al. 2010 Rabha

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais