Buscar

Avaliação LIBRAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: CEL0284_AV_ » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 
	Professor:
	KELES FIRMINA ROSA SOARES
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 3,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 1  Data: 29/08/2017 16:56:29 
	O aproveitamento da Avaliação Parcial será considerado apenas para as provas com nota maior ou igual a 4,0.
	
	 1a Questão (Ref.: 200903083404)
	sem. N/A: Aspectos sociolinguísticos da surdez
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	A LIBRAS possibilita aos sujeitos surdos a competência e a habilidade linguísticas para compreender os conceitos, expressar suas inquietações, suas opiniões, seus desejos, satisfaz as suas necessidades comunicativas, por meio da experiência visual, porque é uma língua de modalidade viso-espacial, que se difere das experiência auditivas,= que as línguas orais proporcionam aos ouvintes. Dessa base, discorra sobre: a) as diferenças entre uma língua de modalidade oral auditiva e a língua de modalidade viso-espacial; b) a importância do uso de imagens nos materiais didáticos usados na educação de surdos; c) a experiência visual como aspecto sociolinguístico da comunidade surda.
		
	
Resposta: a) pra essa língua tão especial não existe o ouvir, por isso é importatante por exemplo, a participação de tradutores em Libras em qualquer evento seja ele filmes, palestras, aulas, etc. b) como o aprendizado de uma criança que ouve normalmente e precisa de ilustrações para entemder um conteúdo e gravar em sua mente certo assunto, a criança que é diferente por não ouvir também se beneficia desse recurso. c) a experiencia visual para a comunidade surdae muda é impactante. Esses se sentem incluidos na sociedade com esse meio.
	
Gabarito: 
a) Uma língua de modalidade oral auditiva é constituída de signos auditivos, ou seja, as palavras são formadas de forma alfabética e temporal,  articula as palavras em uma sintaxe linear, convencionada pela estruturação em SVO. Em uma língua de modalidade viso-espacial as interações são mediadas pelas nas experiências visuais, apresenta uma sintaxe espacial, com ordens frasais em tópico-comentário, não há marcação de gênero, as expressões faciais ganham valor gramatical; b) na utilização pedagógica, o uso de imagem pode ser compreendida como mediadora no processo ensino aprendizagem e o  signo  visual  como  objeto  de  significação,  para  a  apreensão  de conteúdos  educacionais  predeterminados  pelos  docentes  aos  alunos  surdos,  influenciados pelos aspectos de sua comunicação, já que seu sistema linguístico é já visual; c) a experiência  visual  está  diretamente ligada à  cultura  surda e à modalidade visual espacial de sua língua e instaura a sua identidade social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200902851486)
	8a sem.: Classificadores
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Enquanto as línguas orais são apresentadas na modalidade auditivo-oral, as línguas de sinais se apresentam na modalidade visual-espacial. Apesar dessa diferença na modalidade de percepção e produção entre línguas de sinais e línguas orais, elas possuem os mesmos princípios subjacentes à estrutura gramatical. Entretanto, algumas singularidades linguísticas distinguem uma língua da outra, dentre elas estão os Classificadores. Com base nesse texto, responda às seguintes perguntas: a) O que é um Classificador? Quais suas funções na LIBRAS? 
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: Um classificador (CL) é uma forma que estabelece um tipo de concordância em uma língua.Na LIBRAS os classificadores são formas representadas por configurações de mão que substituindo o nome que as precedem podem vir junto de verbos de movimento e de localização para classificar o sujeito ou o objeto que está ligado à ação do verbo.Os classificadores na LIBRAS são marcadores de concordância de gênero para pessoas, animais ou coisas. Ajudam construir sua estrutura sintática, através de recursos corporais que possibilitam relações gramaticais altamente abstratas
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200902851541)
	1a sem.: Identidade surda
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Vimos na aula 1 que a rejeição à identidade surda é não reconhecer que outros valores, outras normas, outros hábitos diferentes dos meus, existam no molde de vida deles, e não no meu modelo de existência. Quanto a essa afirmativa, temos a seguinte consequência:
		
	
	Preconceitos e estereótipos sociais não existem sobre a identidade surda.
	
	Não há problema ou consequência nenhuma negar a identidade surda, já que eles não tem identidade própria.
	
	Os surdos precisam se adaptar à identidade dos ouvintes, ao invés de formar outra comunidade identitária.
	
	surdos possuem identidade própria, mas não há problema resistir à sua identidade, porque eles devem se submeter a identidade ouvintista (dos ouvintes)
	
	Quando esse julgamento endurece e se generaliza, transforma-se num estereótipo, num clichê, num preconceito, numa resistência negativa à identidade do Outro.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200902373747)
	2a sem.: Parâmetros da LIBRAS
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	São parâmetros das línguas de sinais. (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21)
		
	
	Primeiras combinações.
	
	Múltiplas combinações. 
	
	Datilologia e sinal único. 
	
	Sinal soletrado e composto. 
	
	Ponto de articulação e orientação. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200902898630)
	3a sem.: Políticas Linguísticas
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	De acordo com Decreto nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, considera-se a pessoa surda:
		
	
	Aquela que, por ser surdo e mudo, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura ouvintista principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura auditiva principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando seu idioma oral principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências orais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	Aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais- LIBRAS.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200902851724)
	4a sem.: Cultura surda
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Nas opções abaixo encontra-se um conjunto de hábitos específicos das comunidades surdas onde se forma a cultura surda, EXCETO:
		
	
	Utilização de celulares para envio de mensagens.
	
	Utilização da tecnologia para o desenvolvimento da comunidade surda.
	
	Utilização de campainha luminosa.
	
	Utilização de despertadores com sistema de vibração.
	
	Utilização de buzina luminosa nos carros.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200902862371)
	5a sem.: COMUNIDADE SURDA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As crianças surdas devem ter como modelos linguísticos e culturais os surdos adultos, usuários da LIBRAS. Elas não são deficientes, mas, sim, diferentes, já que são membros de uma comunidade linguística própria. Assinale a ÚNICA opção que evidencia essa afirmativa:
		
	
	Os deficientes auditivos rechaçam o uso da LIBRAS, negam a identidade surda e para eles o modelo clínico é mais bem representativo, já que usam a leitura labial para se comunicar. Geralmente usam próteses auditivas.
	
	É muito importante que as crianças surdas usem aparelho auditivo, com o apoio da comunidade surda.
	
	As crianças surdas podem expressar a culturalidade e a história das pessoas ouvintes como seus modelos sociais e linguísticos.
As crianças surdas são sujeitos de uma comunidade autêntica. As representações surdas são muito importantes para a sua formação identitária.
	
	As barreiras comunicacionais que os surdos enfrentam e a rejeição da família valem para que aprendam a superar seus limites.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200902865548)
	6a sem.: ADVÉRBIOS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na LIBRAS não há desinências temporais nas formas verbais, os verbos ficam na frase quase sempre no infinitivo. Os advérbios de tempo determinam se ação ocorre no passado, no presente ou no futuro. Marque a ÚNICA opção em que todas as palavras são advérbios de tempo.
		
	
	Ontem, hoje, amanhã, agora. 
	
	Agora, porque, hoje, amanhã. 
	
	Apenas, senão, ali, certo. 
	
	Amanhã, jamais, ele, hoje. 
	
	Hoje, como, agora, amanhã. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200902374250)
	7a sem.: Composição da LIBRAS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Em LIBRAS podem ser identificadas categorias similares àquelas que encontramos nas línguas orais. Se nos ocuparmos em descrever as partes do discurso da língua de sinais, encontraremos os seguintes itens lexicais (sinais), EXCETO: 
		
	
	Advérbios.
	
	Verbos.
	
	Preposição.
	
	Pronomes.
	
	Artigos.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200902851483)
	9a sem.: Comunicação e Interação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os surdos participam muito pouco das ações culturais da sociedade. Marque única opção corresponda a essa afirmação:
		
	
	A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada na descrição audiovisual
	
	A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada na visibilidade.
	
	A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada nas ilustrações.
	
	A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada na oralidade.
	
	A maioria das ações culturais tem sua comunicação baseada na escrita.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando