Buscar

Avaliação Doutrinas Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

República Federativa do Brasil
Ministério da Defesa
Marinha do Brasil
Colégio Naval
Avaliação de História – Ano Letivo 2012- 2º ANO.
Prof. Vagner Andrade – Assunto : Doutrinas Sociais do Século XIX.
Nome:_________________________________________________Turma_________nº________
1 - "Durante a primeira metade do século XIX, a classe burguesa desenvolveu, especialmente na Inglaterra, a chamada Economia Política Clássica. Essa escola, baseada nas idéias do Liberalismo Econômico, teve como ponto de partida a obra de Adam Smith. Em seus estudos, os economistas burgueses explicaram e muitas vezes justificaram o funcionamento do sistema capitalista, que experimentava espetacular desenvolvimento na Europa ocidental e nos Estados Unidos. Mas, na mesma época, com o aparecimento do proletariado e dos problemas sociais gerados pelo capitalismo industrial, desenvolveram-se também as escolas do Socialismo Utópico e do Socialismo Científico, que realizaram a crítica à ordem capitalista e à Economia Política Clássica." 
	(CAMPOS, Raymundo Carlos Bandeira. Estudo de História: moderna e contemporânea. São Paulo: Atual, 1988, p.182).
	A respeito das questões mencionadas na citação acima, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Os chamados socialistas utópicos se caracterizavam por defenderem reformas na sociedade que mais se assemelhavam a sonhos. Suas propostas eram idealistas e não levavam em conta as resistências da sociedade capitalista às mudanças, contando principalmente com a boa vontade dos indivíduos.
02) O Movimento Cartista, que surgiu na Inglaterra nos fins da década de 1830, é resultado dos esforços da burguesia para evitar que o movimento operário descambasse para a barbárie e ameaçasse a existência da propriedade privada.
04) O Socialismo Científico caracteriza-se por uma teoria que acreditava na racionalidade científica da burguesia para a realização da socialização pacífica dos meios de produção.
08) Os fundadores do chamado Socialismo Científico foram os alemães Karl Marx e Friedrich Engels, que publicaram, em 1848, o Manifesto do Partido Comunista, criticando os socialistas utópicos e a Economia Política Clássica.
16) A chamada Economia Política Clássica tem em Adam Smith, autor de A Riqueza das Nações (1776), e em David Ricardo, autor de Princípios de Economia Política (1817), dois de seus principais teóricos. Ambos defendiam a liberdade de comércio como sendo a forma mais adequada de promover o desenvolvimento da riqueza.
A soma das afirmativas corretas é:
�
a) 03; 
b) 07;
c) 25; 
d) 22;
e) 14.
�
2 – Enumere a 2ª coluna (pensadores) de acordo com a 1ª (doutrinas) e, a seguir, indique a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.
1 - Liberalismo econômico ( ) Mikhail Bakunin
2 - Socialismo ( ) Adam Smith
3 - Anarquismo ( ) Friedrich Engels
4 - Fisiocracia ( ) François Quesnay
a) 1 - 2 - 3 - 4 b) 1 - 3 - 2 - 4 c) 3 - 2 - 1 - 4
d) 3 - 1 - 2 - 4 e) 2 - 3 - 1 - 4
3 - Em 1891, o Papa Leão XIII editou um documento, a encíclica Rerum Novarum, que deixou marcas profundas na Igreja Católica. A importância desse documento transcende os muros da Igreja, haja vista que ele redefiniu o pensamento católico e o modo como essa Instituição se relacionava com as sociedades em que atuava.
Considerando-se a influência da Rerum Novarum, é CORRETO afirmar que essa encíclica:
a) significou uma condenação vigorosa da guerra e do colonialismo, pela manifestação do pacifismo e do humanismo inerentes aos valores cristãos.
b) deu origem ao pensamento social católico, a partir do impacto da expansão do capitalismo e do crescimento do ideário socialista.
c) transformou a Igreja em aliada do movimento fascista, abrindo caminho para a Concordata entre o Papa e o Estado italiano.
d) representou uma tomada de posição do Vaticano contra a religião muçulmana, que crescia em ritmo acelerado e ameaçava a posição hegemônica do catolicismo.
4 -Na Carta Rerum Novarum, Leão XIII definiu a posição da Igreja com relação aos problemas do Liberalismo e do Socialismo e conclamou todos a se unirem para realizar uma ordem social justa, propondo reformas que:
a) fizessem vigorar o Liberalismo Econômico, socializando-se porém os bens móveis e o crédito;
b) abolissem a propriedade particular e construíssem uma nova sociedade sem desigualdade de riqueza;
c) promovessem uma nova distribuição da propriedade, de forma a por fim às desigualdades sociais;
d) freassem o desenvolvimento industrial, ao qual atribuíam a responsabilidade pelas marcadas desigualdades sociais existentes;
e) garantissem a preservação da propriedade e possibilitassem a convivência harmoniosa entre as classes sociais.
5 - Segundo o historiador Eric Hobsbawn, para o liberalismo clássico o homem era um animal social apenas na medida em que coexistia em grande número. Por isso, considera que o símbolo literário do “homem” dessa corrente de pensamento foi Robinson Crusoé, que conseguiu, após um naufrágio, viver quase três décadas numa ilha deserta, criando, sozinho, as condições de sua sobrevivência.
Em consonância com esse perfil, o pensamento liberal pressupõe:
a) a crença no progresso, que deveria assegurar, através da intervenção governamental na atividade econômica, a felicidade e o conforto ao maior número de possível de pessoas.
b) a crença no racionalismo, na livre iniciativa e no progresso, daí decorrendo a necessidade de manter a menor interferência governamental possível na atividade econômica;
c) a crença de que o bem estar social seria assegurado pelo respeito aos costumes tradicionalmente aceitos e estabelecidos;
d) a idéia de que a sociedade seria formada por uma teia de relações, tornando necessário ao homem agir em função dos seus semelhantes;
e) a idéia de que só um governo centralizado e forte poderia assegurar a liberdade econômica e a obtenção dos objetivos individuais.
6- Todas as alternativas apresentam ideias básicas do Socialismo Científico, EXCETO:
a) a classe operária é a força revolucionária que deve tomar o poder político;
b) a ditadura do proletariado é a fase de transição para se alcançar o comunismo;
c) a evolução histórica é determinada pelo avanço da luta de classes;
d) a sociedade de cada época é determinada pelas condições econômicas;
e) o homem é solidário com seus semelhantes, abrindo mão de quaisquer privilégios.
7 –Responda a questão de acordo com o código abaixo.
a) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas; 
b) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas; 
d) se todas as afirmativas estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem erradas.
Sobre as teorias de Karl Marx que influenciaram o movimento operário europeu no final do século XIX, pode-se afirmar que:
I - A exploração do capitalismo sobre o trabalho é oculta por causa da mais valia.
II - Os patrões não são, em geral, exploradores de mão-de-obra e, sim, são levados a pagar baixos salários por causa das regras do capital.
III - Antes do capitalismo, o trabalhador era explorado pelo senhor dono da terra, trabalhando especificamente para ele alguns dias da semana.
8 - A diferença entre o socialismo utópico e o científico é que:
a) o primeiro tinha uma preocupação estritamente científica enquanto o segundo caracterizava-se pelo seu caráter meramente especulativo;
b) não havia diferenças entre eles. O que havia eram simples divergências pessoais entre os autores;
c) os socialistas utópicos formulavam o projeto ideal de uma sociedade futura, enquanto os socialistas científicos, ao analisar as causas da formação da sociedade capitalista e as contradições destas, formularam apossibilidade de sua destruição;
d) tanto socialistas utópicos como científicos denunciavam os males do capitalismo; no entanto, persistia uma diferença que se prendia ao fato de que os socialistas utópicos nunca pensaram em sociedade futuras.
9 - O movimento de Owenismo (Robert Owen), no chamado socialismo utópico do século XIX, caracterizou-se por:
a) pretender a conquista do poder imediatamente e através da luta armada;
b) pretender destruir o sistema capitalista, através de sua paralisação por uma greve universal e de duração indeterminada;
c) pretender a criação de comunidades-modelo, a base da cooperação nas quais não haveria a instituição do lucro;
d) pretender chegar ao socialismo, através de barganhas entre a cúpula sindical e os representantes dos patrões, unicamente;
e) sustentar que havia o capitalismo em virtude de os homens terem sido condenados à miséria terrena, sendo o mundo celestial socialista, daí a abdicação de qualquer movimento de rebelião ou greve.
10 - Um princípio básico do socialismo utópico é:
a) a crença em um sistema filosófico-religioso baseado na razão, que rejeita a idéia da revelação divina e de qualquer autoridade da Igreja;
b) a formação de comunidades auto-suficientes, em que os homens, através da livre cooperação teriam suas necessidades satisfeitas;
c) a integração do processo produtivo fabril ao desenvolvimento científico, na medida em que esse possibilitava maior rendimento e produtividade;
d) a plena liberdade econômica, através da instituição do mercado e a garantia da propriedade privada;
e) a supremacia da natureza entendida como a produtividade exclusiva da terra relegando a um segundo plano a manufatura e o trabalho de processamento.

Outros materiais