Buscar

SEMIOLOGIA PEDIÁTRICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SEMIOLOGIA PEDIÁTRICA 
(Ambulatório: Dr. Abel)
Ao examinar um bebê deve sempre deixar o que for irritante por último, mesmo que o correto do exame for sentido céfalo-caudal. Olhar garganta, por exemplo, é sempre muito irritante, então é viável deixar por último.
Alguns bebês nascem com acavalgamento na região das suturas que geralmente retorna ao normal com 15 – 20 dias. Não é patológico.
Ao examinar tem que ver orelha, uma vez que se houver alguma má formação auricular e apêndices no tragus deve solicitar US de rim e vias urinárias.
Na boca às vezes tem uma formação chamada pérolas de Epstein que é normal [Pérolas de Epstein são cistos de consistência rígida amarelo-esbranquiçados presentes, geralmente, na mucosa do palato de recém-nascidos. Costumam ser confundidas com sapinho ou com dentes quando presentes em gengivas. Na maior parte dos casos, as pérolas de Epstein desaparecem espontaneamente após uma a duas semanas de vida. Elas não provocam dor e não são sinal de doença]. 
Tem que observar o freio da língua, se é preso ou não.
O queixo para ver se não tem micrognatia ou macrognatia.
Ver se o nariz é pérvio ou não. Isto é possível introduzindo uma sonda.
Ao examinar o pescoço vê se tem alguma má formação. Deve palpar clavícula com o intuito de identificar fratura em galho verde (vai sentir “estralar” na sua mão). A conduta é raio X para confirmar a fratura. Antigamente imobilizava, hoje isso já não é mais feito. Hoje é só analgesia. Quanto menor a idade, mais rápida a calcificação que demora em torno de 2 – 3 dias.
No tórax observar ginecomastia. Essa condição é fisiológica no primeiro mês. Às vezes até sai secreção láctea. Deve orientar a mãe a NÃO apertar! Se ela apertar começa a estimular mais e inflama, além de infeccionar.
Ver o formato do tórax se escavado, em peito de pombo, etc.
Diferença de cefalo-hematoma e bossa sanguinolenta:
▪ Bossa sanguinolenta: corresponde a edema do couro cabeludo, devido à pressão durante o trabalho de parto, é diagnosticado mediante palpação (sinal de godê positivo) e ultrapassa as linhas de sutura óssea.
▪ Céfalo-hematoma: coleção sanguínea subperióstea, de consistência elástica à palpação, bem delimitada, não ultrapassando a sutura óssea. É mais frequente sobre os parietais, uni ou bilateralmente. É reabsorvido, porém em um tempo maior que a bossa sanguinolenta, podendo calcificar-se. 
O abdome normal do RN/ lactente é globoso, porque tem uma visceromegalia fisiológica, então a pele do abdome tem que cobrir todos os órgãos, sendo esta, portanto um pouco mais fina também.
Observar a parede do reto abdominal no RN, principalmente prematuro. O m. reto não formou direito ainda, então fica mais aponeurose e quando respira parece uma bexiga. Precisa operar? Não, o reto ainda vai formar.
Umbigo: no RN deve-se observar o corto umbilical. Quando nasce tem duas artérias e uma veia. Se houver alteração de cordão umbilical como, por exemplo, artéria umbilical única tem que fazer ecocardiograma para ver se tem alguma má formação cardíaca, de rins e vias urinárias.
O coto umbilical é gelatinoso, depois fica em mumificação e passa ao estado mumificado para, por fim, ficar cicatriz.
Hérnia umbilical é comum! O ideal é observar até os 2 anos de idade, pois ela pode estar fechando.
Existem várias indicações de cirurgia, mas as mais habituais é quando a hérnia é maior ou igual a 1,5 cm e quando encarcera.
Ver também se tem hérnia inguinal = emergência pediátrica. 
Genitálias (secreções): Se for menina pode sair uma secreção esbranquiçada ou avermelhada que é hormônio materno, neste caso deve orientar a mãe que é comum, não precisa fazer nada e que até uns 20 dias pode sair. No menino geralmente sai uma secreção alaranjada que corresponde a cristal de urato, o que é comum acontecer. 
Fimose é fisiológica! Tem como função proteger a glande e com o tempo vai abrir. Existem vários graus de fimose (grau I: não expõe a glande; grau II: expõe o meato uretral; grau IIIA: expõe metade; grau IIIB: expõe mais do que a metade, mas ainda fica presa no sulco). Pomada não adianta! Massagem é contraindicada! A limpeza deve ser feita até onde se consegue expor, sem forçar, porque a principal complicação da fimose é parafimose, que é quando faz o garrote e pode necrosar o pênis, caracterizando uma emergência pediátrica.
Observar se os testículos estão na bolsa ou não. Se não tiverem tem que procurar. Se não achar a conduta é fazer um ultrassom para ver onde está e se tem.
Pode também tem epispádia e hipospádia, que é o canal da uretra em outra parte do corpo peniano. Epispádia = em cima; meato urinário na região dorsal dorsal da glande. Hipospádia = embaixo; meato urinário na face inferior (ventral) da glande.
Na menina tem que ver os grandes e pequenos lábios, se sinéquia [Sinéquia de pequenos lábios é definida como aderência parcial ou completa entre as ninfas. Acomete, geralmente, meninas desde alguns meses até seis a oito anos de vida, ou seja, na primeira infância. O hipoestrogenismo associado a infecções vulvares ou à má higiene são os principais fatores aventados como causas. A maioria das pacientes são assintomáticas, podendo algumas vezes ocorrer retenção ou infecção urinária, infecções vaginais e vulvares de repetição. O tratamento é realizado, nos casos sintomáticos, basicamente por cremes à base de estrogênio, além de orientações quanto à retirada dos possíveis fatores predisponentes. Excepcionalmente, para os casos sem resposta ao tratamento hormonal indica-se tratamento cirúrgico. A sinéquia de pequenos lábios pode ser de causa congênita ou adquirida. É denominada congênita quando a fusão dos pequenos lábios ocorre entre o terceiro e quarto mês de vida embrionária. A forma adquirida pode estar relacionada com processo inflamatório que conduz a alteração do epitélio local e por consequência adesão das superfícies. Os fatores que contribuem para a inflamação variam desde traumas à má higiene].
No menino pode ter também hidrocele. Coloca na luz, se brilhar é líquido, porém se ficar escuro sabe que é uma massa, o que requer maior investigação.
Milium sebáceo = acomete principalmente fronte e genitálias. [Cisto sebáceo formado por queratina. Os milium são pequenas lesões amareladas ou esbranquiçadas superficiais, localizadas frequentemente no rosto e, principalmente, ao redor dos olhos e em áreas íntimas. A lesão ocorre quando a pele não consegue remover as células mortas, deixando os poros obstruídos].  
Icterícia em até 24 horas é fisiológica, acima disso deve-se avaliar o que é que é. 
Mancha mongólica = lesão violácea geralmente no glúteo de filho de negros. É normal, não precisa fazer nada.
Eritema tóxico = não precisa fazer nada, desaparece com o tempo. [O eritema tóxico é um problema de pele comum nos recém-nascidos que provoca o surgimento de pequenas manchas vermelhas na pele, especialmente no rosto, tórax, braços e nádegas. Geralmente, o eritema tóxico neonatal aparece algumas horas após o nascimento e dura cerca de 2 semanas. O eritema tóxico neonatal não necessita de qualquer tipo de tratamento, no entanto, alguns cuidados que ajudam a acelerar o desaparecimento das manchas incluem: dar banho uma vez por dia - evitando dar banho em excesso; evitar mexer nas manchas; utilizar cremes hidratantes sem perfume ou outras substâncias que possam irritar a pele].
Hemangioma tem o plano, cavernoso e fragiforme/ tuberoso. O plano é geralmente mais em região frontal e occipital e não precisa fazer nada, já o mais elevado precisa fazer ultrassom, uma vez que pode ter alteração neurológica, hepática, etc. Ver se vai sangrar.
Exame da criança: começa a examinar a partir do momento que a mãe entra da porta para dentro, observando como é o tratamento da mãe com o filho, ver como ele se move/ mexe. O melhor local para se examinar uma criança menor que 2 anos é no colo da mãe. Sempre examinar do menos irritável para o mais irritante! Sempre lavar as mãos antes de ter contato com o paciente.

Continue navegando