Buscar

Prova Sétimo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DATA: ____/_____/_______ BIMESTRE: ________ TURMA: ___________ VALOR:_____ ALUNO:____________________________________________ Numero: ______
01- (UCP 2011) Observe a figura a seguir. (5)
As Regiões Geoeconômicas do Brasil
(1) Amazônia (2) Centro-Sul (3) Nordeste
 
A proposta de regionalização do Brasil, que toma, por base, critérios geoeconômicos, desconsidera os limites político-administrativos. Isso, porque algumas áreas de determinados estados, segundo esses critérios, têm maior identidade com os estados limítrofes que com algumas de suas partes internas.
Acerca da divisão regional do Brasil, é correto afirmar que
 
a) são observadas, na Amazônia, diferenças internas caracterizadas no Meio Norte, Sertão, Zona da Mata e Agreste.
b) a Amazônia compreende apenas parte da Floresta Amazônica localizada em território brasileiro. Integrada por quase todos os estados da região Norte (exceto parte do Ceará), além do Mato Grosso e leste do Maranhão, é uma região que apresenta baixa densidade demográfica.
c) o Centro-Sul é a região onde ocorreu o processo de povoamento do país. Possui grandes contrastes naturais e socioeconômicos entre as áreas do interior, mais urbanizadas, industrializadas e desenvolvidas economicamente e o litoral com grandes problemas sociais.
d) a agropecuária, no Nordeste, constitui o setor econômico mais importante, seguido pelo extrativismo vegetal, mineração e o setor industrial, com destaque para a zona industrial de Manaus.
e) o norte de Minas Gerais faz parte do complexo regional nordestino; o extremo sul do Mato Grosso pertence à região Centro-Sul e o restante do seu território faz parte da região da Amazônia; a porção oeste do Maranhão integra-se à Amazônia e o extremo sul do Tocantins pertence à região Centro-Sul
02- Escolha um complexo regional entre os três listados na questão acima e descreva suas principais características socioeconômicas. (10)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
03- (UNEAL 2011) Analise o gráfico. (5)
 
A partir dos índices apontados no gráfico e de conhecimentos sobre os países mais populosos do mundo, as letras A, B, C, D e E correspondem, respectivamente, a:
a) Estados Unidos, China, Índia, Indonésia e Brasil.
b) China, Índia, Estados Unidos, Indonésia e Brasil.
c) Brasil, Índia, Estados Unidos, China e Indonésia.
d) China, Índia, Indonésia, Brasil e Estados Unidos.
e) Estados Unidos, Brasil, Índia, China e Indonésia.
04- (UNICAMP simulado 2011) Os gráficos abaixo apresentam as expectativas de vida de homens e de mulheres nascidos nos anos de 1920 a 2000 no Brasil e de 1830 a 1990, na França. (5)
A partir desses gráficos, podemos concluir que a diferença verificada na expectativa de vida entre os gêneros, na segunda metade do século XX, 
 
a) foi uma característica dos países mais industrializados, como a França. 
b) diminuiu quando os países se industrializaram, uma vez que as mulheres passaram a ter mais direitos e oportunidades. 
c) ocorreu apenas em países com altas taxas de criminalidade entre jovens adultos do sexo masculino, como o Brasil. 
d) aumentou quando a expectativa de vida alcançou níveis mais altos. 
05- Explique os seguintes termos: (10)
Taxa de Fecundidade _______________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________
Taxa de Natalidade ________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
Taxa de Mortalidade ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
Taxa de crescimento Natural _____________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
 
06- (MACK 2011) O Brasil em 2020
Será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). Mas é também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.
David Cohen, Revista Época, 25/05/2009
 
Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso). (5)
 
( ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX devido à intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o país ao patamar de agrário-exportador.
( ) Devido à mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.
( ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais, como aposentadorias.
 
Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo é
 
a) VVV.
b) FVV.
c) VVF.
d) FVF.
e) VFV.
07- (UEL 2011) Da Copa de 1970 à Copa de 2010, a população brasileira passou de 93.139.037 para uma população estimada em 193.114.840 habitantes (IBGE - Popclock em 23 jun. 2010). (05)
 
Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica do crescimento vegetativo da população no Brasil, ao
longo desses 40 anos, assinale a alternativa correta.
 
a) A taxa de crescimento anual da população brasileira foi maior na primeira década do século XXI que nos anos 1970, apesar da estabilização da taxa bruta de mortalidade.
b) A contínua redução da taxa de fecundidade explica a queda na taxa de crescimento anual da população, apesar de o número total de habitantes ter mais que dobrado.
c) Nas duas últimas décadas, apesar do aumento das taxas brutas de natalidade, as taxas anuais de crescimento vegetativo da população brasileira se estabilizaram devido ao comportamento do saldo migratório. 
d) O crescimento absoluto de aproximadamente 100 milhões de habitantes foi proporcionado pela elevação das taxas de fecundidade no Brasil ao longo do período.
e) O fato de a população absoluta ter mais que dobrado no período se deve ao saldo migratório positivo ocasionado pela absorção de centenas de milhares de imigrantes italianos e japoneses.
 
08- Observe os gráficos abaixo: (10)
 
Os gráficos acima dizem respeito às pirâmides etárias brasileiras organizadas de acordo com os dados divulgados nos censos de 1980 e 2000 realizados pelo IBGE. Na comparação, observa-se que a base da pirâmide etária da população brasileira está se tornando cada vez mais estreita e o ápice mais largo. Verifica-se também que o corpo está cada vez maior, o que reflete a diminuição das taxas de crescimento vegetativo, o que provocou uma mudança no perfil
da pirâmide etária brasileira nessa comparação entre 1980 e 2000.
Relacione as mudanças na estrutura da população brasileira a uma causa e descreva uma consequência para essas mudanças.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 
09- (UFLA 2011) Atente para o quadro abaixo: (5)
 
Fonte: Censo Demográfico 2000 e Contagem da População 2007
 As alternativas abaixo expressam análises possíveis para os dados apresentados no quadro, EXCETO:
 
a) O uso de anticoncepcionais e a legalização do aborto nas regiões mais povoadas contribuíram, significativamente, para a redução da taxa de natalidade.
b) A melhoria nas condições sanitárias e higiênicas promoveu a queda da taxa de mortalidade.
c) O aumento da idade média para o casamento reduziu o período de fertilidade em um matrimônio, afetando a taxa de fertilidade, além do uso de anticoncepcionais.
d) A redução das doenças infecciosas, parasitárias, do sistema respiratório e digestivo promoveu a queda da taxa de mortalidade.
10- A formação da população brasileira contou com a contribuição de povos indígenas e africanos, que deixaram marcas em nossa cultura. Descreva aspectos em nossa cultura e costumes que herdamos dessas populações: (10)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11 – Dê o significado de cada um do termos abaixo: (20)
a) Migração Interna ________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
b) Migração externa ________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
c) Migração Pendular: ___________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________
d) Êxodo Rural : ______________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
e) Migração de Retorno: _________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
12- O trabalho informal é uma realidade presente no Brasil. Diga o que os trabalhadores desse setor perdem e se mesmo com pontos negativos ela é benéfica para a economia do país. Explique
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais