Buscar

resumo de hist2


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESUMO DE HISTÒRIA (2ºTP)
Rebeliões Nativistas
	Foram motivadas principalmente pelo descontentamento de parcelas regionais da população colonial contra certas medidas da metrópole que eramconsideradas prejudiciais aos seus interesses.
	A Aclamação de Amador Bueno
Estava no fim da união Ibérica e em São Vicente tinham muitos espanhóis e descendentes destes que possuiam muitos privilégios e tinham medo de perdê-los. Por isso foram às ruas dizendo que não aceitariam o reinado do Duque de Bragança, então aclamam Amador Bueno rei. Este não sabia de nada, e quando foram em sua casa avisar ele recusou o reinado.
	A Revolta de Beckman ( Maranhão, 1684)
	No século XVIII, o Maranhão era uma região pobre que vivia da exploração das drogas do sertão e da pequena lavoura.
	Utilizavam mão de obre indigena, que era mais barata que a africana. Desencadeando assim forte oposição dos Jesuítas da região, que também utilizavam osíndios (não como escravos)para manterem suas propriedades.
	Devido aos atritos entre colonos e religiosos, Portugal cria em 1682 a Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão, com o objetivo de colonização da região e trabalho dos colonos. Sua funçãoseria vender produtos europeus aos habitantes do Maranhão (bacalhau, azeite, vinho), e comprar produtos produzidos por estes (drogas do sertão, algodão, açúcar). Além de fornecer 500 escravos por ano aos maranhenses.
	Contudo a companhia vendia muito caro e oferecia muito pouco pelos artigos dos colonos,além de não cumprir o acordo de fornecer os 500 escravos por ano. Levando assim os colonos à revolta.
	Os revoltosos, sob o comando de Manuel Beckman, invadiram São Luís e expulsaram os representantes da coroa e os jesuítas (que eram contra a escravidão indigena), governando o Maranhão por quase um ano.
	Tomás Beckman, irmão de Manuel foi a Lisboa reforçar acusações contra a companhia pelo descumprimento do contrato e outras irregularidades.
	A reação metropolitana foi violenta: um novo governador foi enviado para o Maranhão juntamente com tropas para combater os revoltosos e o movimento foi vencido, os principais líderes (Manuel Beckman e Jorge Sampaio), foram enforcados. Entretanto conseguiram extinguir a companhia, em 1685.
	A Guerra dos Emboabas (MG,1708-1709)
	Os bandeirantes paulistas descobriram ouro em MG, no fim do século XVII, ocasionando uma corrida pelo ouro, na qual diversos imigrantes de outros estados e europeus vieram para MG em busca de ouro.
	Os paulistas julgavam-se com o direito exclusivo de exploração das minas, por isso hostilizavam os imigrantes, que apelidaram de EMBOABAS.
	Sob a liderança de Manuel Nunes Viana, os emboabas enfrentaram os paulistas em vários combates. O mais marcante ocorreu no chamado CAPÃO DA TRAIÇÃO, onde 300paulistas foram cercados e diante da promessa de que ninguém seria morto, se renderam. Porém os emboabas os massacraram.
	O governo português interveio e para melhor administrar a região, separou as capitanias de SP e MG da capitania do RJ. Depois os bandeirantes foram buscar ouro em Mato Grossoe Goiás. Além disso, outros enriquecidos por causa do ouro retornaram a SP e estabeleceram produção de gêneros para abastecimento das minas.
	A Guerra dos Mascates (PE, 1710-1711)
	Apesar das dificuldades econômicas da aristocracia rural da vila de Olinda (PE), desde a expulsão dos holandeses e a consequente decadência da economia açucareira. Esta continuava controlando a vida política da capitânia de Pernambuco, através de sua câmara municipal, a qual o povoado de Recife estava submetido.
	Recife prosperava, graças aos comerciantes portugueses apelidados de MASCATES, que tinham muito lucro. Os mascates começam a emprestar dinheiro a juros altos para os olindaneses que estavam decaindo economicamente. Assim Recifese transformava no principal centro econômico de PE.
	Em 1709 Recife consegue sua emancipação e passa a ser vila independente, com condições de vir a ser o centro político de PE. Em razão disso os olindaneses que se sentiam prejudicados invadem Recife, iniciando a guerra dos Mascates.
	No ano seguinte Portugal nomeia Félix José Machado, governador de PE, o qual prendeu os principais envolvidos no conflito e manteve a autonomia de Recife. No outro ano os revoltosos foram anistiados e Recife vira sede administrativa de PE.
	A Revolta de Felipe dos Santos (Vila Rica, MG, 1720)
	A consequenciaforam os tributos aplicados por Portugal em MG.
	Portugal proibe a circulação de ouro em pó, fazendo com que o ouro extraído da colônia fosse transformado em barras nascasas de fundição, ali já seria retirado o quinto. Mineradores se rebelaram contra esta medida e foram até o governador (conde de Assumar). Ele não tinha soldados suficientes para lutar contra os revoltosos e promete a não instalação das casas de fundiçãoe o fim de vários tributos.
	Mas tudo era estratégia do governador, assim que ele conseguiu tropas suficientes (Dragões de Cavalaria), prendeurevoltosos e queimou casas.
	FILIPE DOS SANTOS, um dos líderes mais pobres da revolta, foi enforcado e esquartejado servindo como exemplo para evitar outras rebeliões. A metrópole manteve as casas de fundição e MG foi separada da capitania de SP.
Crise do Sistema Colonial
	Portugal entrou numa grave crise econômica a partir da União Ibérica (1580-1640), sobretudo pelo declínio do comércio do açúcar decorrente da expulsão dos holandeses em 1654, que montara sua própria produção de açúcar nas Antilhas.
	A partir do século XVIII, o mercantilismo colonial começa a entrar em crise, pois começaram a nascer ideias e atitudes contrárias a estes.
	Nasce na Europa o Iluminismo (séc. XVIII), cujos intelectuais condenam o Antigo Regime e defendem a reorganização da sociedade com base numa lei, a Constituição, que garantiria a liberdade individual e econômica.
	O Iluminismo, junto com o desenvolvimento do capitalismo (o qual demonstra o avanço da burguesia européia e como esta dispensa a ação interventora e controladora do Estado Absolutista), pleiteavam a criação de um ESTADO LIBERAL.
Marques de Pombal
	Para tentar acabar com a crise econômica de Portugal, Pombal toma algumas medidas, umas inspirado no Iluminismo,buscando o desenvolvimento econômico e outras que reforçam as práticas mercantilistas referentes ao Brasil (cria mais impostos, principalmente sobre o ouro).
	Valelembrar que o Marques de Pombal eradéspota esclarecido (procuravamanter um Estado Absoluto despótico acrescido de alguns ideais Iluministas).
***Principais medidas:
→ Expulsão dos Jesuítas, pois estes tinham muito poder político frente à Coroa, visando subordinar a igreja ao Estado (as imensas propriedades dos jesuítas foram confiscadas).
→ Pombal deixa a educação ao controle do Estado, pois antes os responsáveis por ela eram os Jesuítas.
→ Extinção da escravidão indigena 1757, para integrar os indios e consolidar as fronteiras.
→ Transferência da capital de Salvador parao RJ, para melhor fiscalizar a exploração de ouro.(1763)
→ Aumentou e zelou pela cobrança de impostos devidos à metrópole (efetivou a primeira derrama, 1762-1763), para poder gerar capitalpara reconstruir a cidade de Lisboa, devido a um terremoto que a destruiu em 1755.
As Rebeliões Separatistas
	Questionavam o próprio pacto colonial, a dependência e sujeição da metrópole à colônia. Buscavam, enfim, a independência política diante de Portugal, apesar de circunscritas às regiões em que aconteceram.
	Sofreram influência de fatos que propagavam a liberdade, como a independência dos EUA (1776) e o inicio da Revolução Francesa (1789). Apesar das autoridades portuguesas tentarem controlar a divulgação dessas ideias, proibindo a impressão de jornais e livros na colônia.
	Inconfidência Mineira
	Devido a decadência do ouro estava se tornando muito dificíl para os colonos cumprirem a meta de 100 arroubas anuais coma arrecadação do quinto. Então o governo português lança mão da derrama (para obter o montante de ouro estipulado, os soldados invadiam as casas
dos colonos para pegarem seus objetos de ouro, faziam isso com muita violência).
	Diante dessa situação, um grupo de colonos passou a se reunir secretamente em Vila Rica, preparando a revolta. A maioria dos participantes eram pessoas da alta sociedade, sendoJOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER (TIRADENTES) O único de origem modesta (foi tropeiro, comerciante, dentista prático e militar), era odivulgador domovimento junto ao povo.
	Vale lembrar que a ideiade republica não era de um Brasil como todo, mas apenas de MG, RJ e parte da Bahia, pois os colonos não tinham uma visão do pais como um todo.
*** principais objetivos
→ Criação de indústrias devido a colônia ser proibida de produzir manufaturas com base no alvará de 1785 (D. Maria – Louca)
→ Criação de uma universidade em Vila Rica.
→ Implantação da capital em São João Del Rei.
→ como a maioria dos revoltosos tinham escravos, acabaram não defendendo o fim da escravidão.
	Decidiram que o inicio da revolta seria no momento em que o governador começasse a derrama. Neste mesmo tempo, Tiradentes iria ao RJ em busca de apoio, armas e munições.
	Contudo foram traídos por JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS, queentregou o plano da revolta ao governo e recebeu em troca o perdão de suas dívidas com Portugal.
	O governador suspende a derrama e prende os conspiradores, que esperaram 3 anos até o julgamento.
	Na devassa (julgamento),a maior parte dos líderes negaram a participação na conspiração. Apenas Tiradentes assumiu toda a responsabilidade pela conspiração e foi enforcado e esquartejado,partes de seu corpo foram expostas pelas ruas.
	Vale lembrar que foi apenas durante o século XX que a Inconfidência Mineira foi exaltada e Tiradentes, transformado em um herói.
	A Conjuração Baiana
	Com a transferência da capital para o RJ, Salvador começou a ter dificuldades econômicas. Nela vivia uma população miserável e sobrecarregada de impostos. Havia falta de alimento, e quandotinha os mais pobres não tinham condições de comprar.
	A população estava insatisfeita gerando um clima de revolta.
	A Europa estava em um período de transição no século XVIII (liberalismo econômico, Iluminismo, revolução Francesa). Esses ideais juntamentecom o sucesso da independência dos EUA, motivaram e embasaram ideológicamente a rebelião. Apesar de D. Maria proibir a imprensa de dar essas informações, elas chegaram ao Brasil.
	A chegada desses ideais à Bahia ocasionou encontros secretos, nos quais se discutiam os princípios revolucionários e se preparava uma conspiração contra as autoridades lusas. Sobressaiu a atuação da organização secreta Cavaleiros da Luz, sediada na casa do farmacêutico Figueredo Melo.
	Participaram da preparação do movimento tantomembros da elite quanto da classe pobre (mulatos livres e até escravos), ambos queriam a autonomia do Brasil, mas quando a classe mais pobre enfatiza a luta contra osprivilégios senhoriais e a escravidão, muitos membros da elite retiram-se do movimento.
	Assim ganha um tom popular, e eles começama afixar panfletos contendo idéias e propostas radicais pela cidade.
	Muitos alfaiates participaram da rebelião, por isso nome revolta dos alfaiates. Vale lembrar que um dos principais líderes foi médico Cipriano Barata.
***Principais objetivos
→ Proclamação de um governo republicano, democrático e livre de Portugal, liberdade de comércio,aumento dos salários dos soldados e boa parte deles defendia o fim da escravidão.
	Alguns traidores denunciarão a revolta, apontando até os seus líderes. Então no dia 12/08/1798, quando os rebeldes saem às ruas espalhando cartazesanunciando o iniciou da rebelião, o governador de PE, iniciava a repressão contra o movimento. Foram presas dezenas de pessoas modestas incluindo escravos.
	Aos mais pobres couberam as penas mais duras, uns foram enforcados e esquartejados e pedaços de seus corpos foram espalhados por Salvador, outros receberam castigos corporais. As penas mais leves foram dos membros da elite, uns foram inocentados eoutros presos e degregados.
Al. 3056-Rafael Souza
DEUS SEJA LOUVADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando