Buscar

RESUMO DE GEO FOCADO PARA O 2º TP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DE GEO FOCADO PARA A PP
Base nos slides!
MATÉRIA : RELEVO E SOLOS
RELEVOS(CAP25)
O território brasileiro é de origem antiga, datada da era pré cambriana, logo sabemos que é raro de se acontecerem terremotos em nosso território, porém não é inexistente o fato de ocorrerem pequenos tremores de terra, grande parte das vezes, imperceptível por nós mesmos.
Como o relevo brasileiro é de origem antiga logo ele é rebaixado pois sofreu intenso processo erosivo ao longo do tempo. O Brasil não possui dobramentos modernos.
Podemos concluir com isso que o processo de erosão faz com que haja o rebaixamento do relevo. O relevo terrestre sofre processo de erosão todo o tempo, em qualquer época, ou região e também sofre a ação das forças internas e externas, como vulcanismo, tectonismo e entre outros.
Também podemos falar da riqueza do solo do nosso país por ser um terreno da era pre cambriana, sofreu intenso processo erosivo que favoreceu a formação de jazidas de minerais na região Norte, como no caso no Pará, com a Serra dos Carajás onde a intenso processo de extração de ferro e outros metais por parte de empresas internacionais e nacionais, como a Vale do Rio Doce ou a MRX. Podemos ver esse extrativismo de nossos minerais em Minas Gerais também, com polos de extração da Vale do Rio Doce e também da MRX.
A Tenente pediu para comentar sobre as falésias, que acontecem nas costas do brasil (litoral) devido ao constante atrito entre o mar e a terra formam essas paredes e 
Bacias Sedimentares ocupam cerca de 64% do território nacional, abrangendo diversas áreas do nosso território como por exemplo a região sudeste, nordeste, centro oeste, norte.
As bacias sedimentares possuem grandes reservas de petróleo e gás natural.
Crátons são da era pré cambriana de origem muito antigas e ocupam cerca de 36% do território nacional, no decorrer do tempo sofreram intenso processo erosivo, fato que evidencia seu relevo rebaixado ou desgastado.
Cadeias Orogenicas não estão presentes no território brasileiro.
OBS: Não confundir formas de relevo(planalto, planície e depressão) com estrutura de geológica(bacia sedimentar, cratóns e cadeias orogênicas). Aroldo de Azevedo dividiu o território em planalto e planícies e não bacias sedimentares, assim como fizeram Aziz Ab’saber e jurandyr ross, este ultimo acrescentou somente as depressões como classificação, fato que não existia na classificação dos outros dois autores. 
SOLOS( CAP 28)
IMPORTANTE SABER 
Quantidade de água que cai sobre determinada área ---- EROSÃO LAMINAR- Se a quantidade de água que cai no solo for maior que aquele que ele é capaz de suportar, haverá o escoamento superficial da água.
ACIDIFICAÇÃO DO SOLO - Acidificação do solo é um problema que afeta em muito a agricultura, a maior parte das plantas necessita de solo com PH 7, neutro, para isso utiliza-se grande parte das vezes a calagem, ou seja, adiciona-se calcário ao solo. 
Laterização – Caracterizada pela remoção da sílica e aumento de ferro e alumínio no solo. Formação da Laterita, uma rocha ferruginosa que representa a morte do solo para a agricultura
RAVINAS - Nas áreas de encosta a água escorre formando as ravinas
VOÇOROCAS- O escoamento superficial da água somado ao subsuperficial dará origem as voçorocas ou seja rasgões no solo.

Outros materiais