Buscar

Resumo de Filosofia 3º ano(3TP)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo de Filosofia 3º ano – 3ª TP Instrutor: 1° TEN Rossetto Aluno: 3082 Ewerton 
Contexto do Séc. XIX...
No SÉCULO XIX predominava a supremacia da razão, acreditava-se no desenvolvimento do homem através da razão e não dos seus instintos, pois através dela seria possível construir uma sociedade justa, correta, transformando o homem num sujeito autônomo, capaz de agir dentro da sociedade a partir de si mesmo. 
Mas todo esse entusiasmo chegou ao fim quando se viu que tudo isso não levou a dominação do mundo e sim do homem, a supremacia da razão falhou, ela apenas gerou guerras, mortes, e destruição, criando uma sociedade injusta e desigual. 
Isso se refletiu na produção de diversas correntes filosóficas como o existencialismo, a Escola de Frankfurt e o pensamento pós-moderno.
Século XX... Uma era de Incertezas!
O SÉCULO XX é o inverso do Sec. XIX ocorre uma valorização muito maior dos instintos do que da razão, não existe mais nenhuma linha de pensamento absoluta, soberana, as linhas de pensamento se perderam, não existe mais um filosofo central capaz de responder a todas as perguntas, pois agora existem inúmeras linhas de pensamento, para as mais diversas perguntas, por esse motivo o Século XX é caracterizado com uma ERA DE INCERTEZAS.
O conhecimento do Séc. XX...
O conhecimento do Século XX é extremamente técnicos, a sociedade formam indivíduos especializados, que só sabem realizar determinadas funções, perdeu-se a consciência humana, o homem esquece de si mesmo em prol de seu trabalho, a sociedade dessa época forma homens totalmente desligados do comprometimento ético, moral, político, sem o seu lado social, é o cara que sabe lidar com uma máquina, mas não sabe lidar com a sua família.
Relação Sujeito e Objeto...
No período moderno (Séc. XIX), a verdade está no sujeito, a verdade está na nossa razão, na forma com apreendemos essa realidade em nossa razão.
Enquanto que no Século XX o conhecimento é gerado pelo encontro entre o sujeito e o objeto, a partir do encontro com a realidade, à consciência muda com o meio, ela não nasce com a gente, nos atribuímos valores e significados e esse encontro, a consciência não esta somente no objeto, ela também esta no sujeito, entre nós mesmos e a realidade, os fenômenos são diferentes entre si, dependendo do significado que atribuímos a ele, a consciência que temos não é uma consciência nossa, é uma consciência gerada pelo meio em que vivemos.
Fenomenologia...
Husserl acredita que nós conhecemos a verdade, mas conhecer uma coisa não é apreender, não é dominar, o conhecimento se torna um encontro entre o sujeito e o objeto, naquilo que se manifesta para nós, dai vem a palavra fenomenologia, e não é apenas nós que nos manifestamos para a realidade, mas ela também se manifesta para nós, isso consiste na FENOMENOLOGIA.
- É muito importante a leitura das Páginas 271,272 e 273 do Livro, exceto existencialismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais