Buscar

A Psicologia há muito procura responder sobre a natureza da inteligência

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questões Estudos disciplinares
A Psicologia há muito procura responder sobre a natureza da inteligência. As antigas teorias têm dado lugar a conceitos mais balanceados. Das discussões que debatiam estrutura e definição das capacidades intelectuais, na metade do século passado a concepção de inteligência evoluiu ao modelo chamado Gf-Gc, ou seja, inteligência fluida e cristalizada. Com relação a este modelo é correto afirmar:
Resposta correta: D
Capacidade de raciocínio adquirida pelo investimento da capacidade geral em experiência de aprendizagem descreve a inteligência cristalizada (Gc)
Justificativa: a Gc de acordo com Shelini (2006) envolve capacidade exigidas nos problemas complexos do cotidiano sendo conhecida também com Inteligência social ou senso comum.
O conceito de inteligência sofreu várias alterações ao longo dos anos. Com relação a este desenvolvimento, assinale a afirmativa correta:
Resposta correta: C
Cattel constatou a existência de dois fatores gerais que mais tarde foi denominada por inteligência fluida ou cristalizada.
Justificativa:
Após a análise das correlações entre capacidades primárias de Thurstone e o fator g da teoria bi fatorial de Spearman, Cattel constatou a existência de dois fatores gerais, mas somente alguns anos depois John Horn denominou estes fatores como inteligência fluída e cristalizada.
Assinale a alternativa correta sobre o conceito de "inteligência emocional" (IE).
Reposta correto E: As emoções tem efeitos significativo na cognição, tanto em relação aos processos de pensamento quanto ao seu conteúdo.
Justificativa: 
As emoções , tem seus efeitos significativos na cognição, pois elas demarcam fatos importantes em nossa vida e mais do que isso, elas influenciam a forma como iremos reagiar a estas experiências. Podem causar também importantes impactos na vida do sujeito, na saúde física e mental, bem como nas interações sociais.
Leia a reportagem retirada da Folha de São Paulo (12/08/2014) apresentada abaixo e responda, qual dos fatores amplos da teoria CHC está presente no relato .
"O matemático brasileiro Artur Avila, 35, recebeu, nesta terça-feira (12) à noite, a Medalha Fields, popularmente conhecida como o "Nobel da matemática". Ele é o primeiro ganhador da América Latina.
Nascido no Rio de Janeiro, Avila é pesquisados do IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica, órgão de pesquisa do governo francês). Considerado um dos matemáticos mais talentosos de sua geração, o brasileiro vinha sendo citado nos últimos anos como forte candidato ao prêmio.
A primeira linha de pesquisa de Ávila foi na área de sistemas dinâmicos. Esse ramo da matemática busca prever a evolução no tempo de fenômenos naturais e humanos observados nos mais diversos ramos do conhecimento. Hoje, suas ferramentas são usadas para descrever a evolução de epidemias, para estudar como surgem espécies animais e mostrar a impossibilidade de previsões do tempo para mais do que alguns dias."
Resposta correta A: A Inteligência cristalizada pois trata da capacidade de raciocínio baseada na aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos previamente.
Justificativa:
A inteligência Cristalizada é desenvolvida a partir de experiências culturais e educacionais, evoluindo com o passar da idade, ou seja para o matemático Artur, tal reconhecimento do seu estudo, é devido ao fato dele ter adquirido conhecimento previamente para desenvolver pesquisas e trabalhos.
Os primeiros psicólogos que estudaram o conceito de inteligência buscavam descobrir, por um lado, a existência de uma habilidade geral que per passava todas as competências específicas, e, por outro, o modo como essas várias competências específicas se inter-relacionavam. Assinale a alternativa que identifica corretamente a análise que se propõe a verificar todas as relações possíveis entre variáveis.
Resposta correta: B 
Análise fatorial
Justificativa: 
De acordo com Tabachinick e Fidell, 2007, a analíse fatorial é o processo alternativo que visa identificar as variáveis que caminham juntas ou seja que se inter relacionam.
Leia as afirmações e assinale a alternativa correta sobre a natureza da inteligência.
I - O significado de QI é uma designação abreviada de inteligência.
II - QI é a expressão do nível de habilidade de um indivíduo em um determinado momento do tempo, em relação a norma de idade disponíveis.
III - A inteligência não é uma habilidade única e unitária, mas um composto de várias funções.
IV- A habilidade relativa de uma pessoa tende a aumentar com a idade naquelas funções cujo valor é enfatizado por sua cultura ou subcultura.
V - A habilidade relativa de uma pessoa tende a diminuir naquelas funções cujo valor é pouco enfatizado por sua cultura ou subcultura.
Resposta correta: C
Apenas a alternativa I está correta. 
Justificativa: 
QI tem significado mediar e avaliar as habilidades cognitivas de uma pessoa em relação a sua idade, sendo assim esta é uma abreviação de inteligência.
Há pesquisas que fazem críticas ao uso e mensuração dos testes psicológicos, em especial aos de inteligência. Analise as afirmativas e assinale a alternativa que, em relação a estas críticas, está correta.
I. Testes de inteligência não medem exatamente o conceito de inteligência, pois este ainda é discutível.
II. Os testes reforçam a inferioridade dos segmentos sociais desfavorecidos e das minorias étnicas.
III. Testes não criam diferenças intelectuais, apenas a retratam.
IV. Não é fundamental avaliar inteligência do ponto de vista cognitivo, já que a inteligência emocional é mais importante para a resolução de problemas.
V. Testes de inteligência têm finalidade exclusivamente pedagógica.
Resposta correta E: 
Somente a III está correta.
Justificativa:
De acordo com Ambiel e colaboradores (2011), começaram a aparecer diversas críticas quanto aos testes até então utilizados, e a crítica era que embora o teste permitissem maior precisão, os testes não tinham relação importante com as funções intelectuais. 
Segundo Woyciekoski e Hutz (2009), a Inteligência Emocional (IE) tem como proposta, ampliar o conceito do que é aceito como tradicionalmente inteligente. Analise o diálogo abaixo entre mãe e filha e assinale a alternativa correta sobre a inteligência emocional e seus aspectos.
Ana, 12 anos, diz: - Mãe, posso jogar video-game?
Mãe responde: - Agora não. Já é tarde. É hora de dormir.
Ana diz gritando e chorando: - ISSO NÃO É JUSTO! VOCÊ VAI VER! TAMBÉM NÃO VOU DORMIR!
Resposta correta: D
Pode se dizer que Ana não apresenta um gerenciamento emocional adequado, pois não modela sua resposta afetiva.
Justificativa: 
O Gerenciamento emocional segundo Woyciekoski e Hutz(2009), reflete na capacidade de regular as emoções tanto em si como nos outros trazendo bem estar, reduzindo emoções negativas e trabalhando para o crescimento emocional/intelectual.
As afirmações se referem aos resultados quantitativos de um WISC-III aplicado em uma criança de 9 anos, feita por um estudante de psicologia. 
I. QIv<QIe
 II. Cubos e Completar Figuras na faixa média superior
III. Dígitos na faixa inferior
IV. Vocabulário inferior.
O que o estagiário observou?
Resposta correta B:
A conceituação abstrata visual indica facilidade, se destacando entre os demais.
Justificativa: 
A partir da análise dos itens e das respostas da criança obtidas diante da amostra utilizada, sendo os subtestes de cubos e completar figuras, indicou que a criança tem mais facilidade a conceituação abstrata visual do que com demais subtestes feitos.
Segundo Figueiredo (2012) as Escalas Wechsler de Inteligência mantêm-se entre os instrumentos mais importantes de avaliação cognitiva. Sobre o WISC-III:
I. A análise de Figueiredo sobre as Escalas Wechsler de Inteligência não é reconhecida pelos membros da comunidade profissional e acadêmica. 
II- O WISC-III se propõe a verificar exclusivamente a capacidade
do sujeito em decorrência das experiências socioeducativas, motivacionais e de preferências da personalidade.
III. A publicação do WISC-III no Brasil, em 2002, foi importante para a avaliação psicológica, já que os profissionais puderam ter acesso a um a versão adaptada.
IV. Clélia, quatro anos e 11 meses, apresenta dificuldade acentuada de alfabetização. No processo psicodiagnóstico, o WISC-III pode ser o melhor instrumento para a investigação da problemática.
 V. O WISC-III não pode ser utilizado em investigações neuropsicológicas de idosos.
Resposta correta B: Somente as alternativas III e V estão corretas.
Justificativa: 
A WISC-III (Wechsler, 1997; Figueiredo, 2002) é um instrumento clínico de administração individual para avaliar a capacidade intelectual de crianças e adolescentes (dos 6 aos 16 anos). 
As revisões das Escalas Wechsler, realizadas ao longo de décadas, tiveram como propósito aprimorá-las tanto do ponto de vista teórico quanto prático. Além da atualização de normas, as revisões proporcionaram a inclusão de novos subtestes, substituição de itens obsoletos, alterações nas regras de pontuação e obtenção de novos resultados.
No capítulo 3 do manual do WISC-III há instruções para nortear o examinador quanto ao uso do material e aplicação do teste. Com base nestas orientações assinale a alternativa correta.
Resposta correta E:
No caso de crianças menores pode se apresentar o teste como um jogo.
Justificativa: 
Nas instruções iniciais, o examinador deve dizer a criança que ela será solicitada a responder com perguntas ou jogos que a maioria das crianças gosta de responder , também deve dizer que ela provavelmente não saberá responder todas as perguntas 
corretamente, mas espera que ela desenvolva-se da melhor forma possível. 
Quanto a análise quantitativa do WISC-III assinale a alternativa correta.
Resposta correta E: 
Adicionalmente as escalas de QIs, o teste proporciona índices fatoriais: compreensão verbal, organização perceptual, resistência a distração e velocidade de processamento.
Justificativa: 
Após a correção dos testes , os resultados permitirão os cálculos de QI verbal, QI execução e QI total e além destes o teste, proporciona também índices fatoriais. 
Em relação às habilidades que os subtestes do WISC-III avaliam, identifique a afirmação verdadeira.
Resposta correta D:
Completar figuras é um subteste que permite estimar a atenção da criança em relação ao ambiente.
Justificativa:
O subteste de completar figuras visa avaliar a capacidade da criança em relação a atenção e concentração, perceber visualmente objetos familiares e determinar ausência de detalhes essenciais. 
Até hoje, há muita polêmica entre os pesquisadores sobre a definição e mensuração da inteligência, dado que há diversas correntes teóricas que procuram explica-la. De acordo com D. Wechsler (1967), que entende a estrutura da inteligência como fundamentada na teoria psicométrica, os aspectos que a envolvem podem se manifestar de muitas formas. Para ele a inteligência não é uma capacidade específica, mas sim “uma entidade agregada e global do indivíduo em agir com propósito, pensar racionalmente e lidar com eficácia em seu ambiente.” Considerando a compreensão de D. Wechsler, analise as afirmativas e assinale a alternativa que está de acordo com os fundamentos das Escalas Wechsler.
Resposta correta A:
Para Wechsler, a inteligência é considerada produto da constituição genética e das experiências socioeducacionais do indivíduo. 
Justificativa: 
De acordo com figueiredo & Pinheiro (sem data da publicação), Wechsler definiu a inteligência como uma agregação da capacidade global do indivíduo para agir intencionalmente, para pensar racionalmente e para inserir-se efetivamente no seu meio social. Essa capacidade seria o produto tanto da constituição genética como no esforço, motivação, tendências da personalidade e experiências socioeducacionais do indivíduo.
Através da aprendizagem escolar, a criança tem acesso a informações estruturadas, a uma metodologia que permite o conhecimento formal e a relação entre esse conhecimento e o mundo que a cerca. Analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
I - Os resultados gerados com o WISC-III são importantes para a identificação das habilidade cognitivas melhor desenvolvidas no indivíduo.
II - Todas as funções cognitivas avaliadas nos subtestes do WISC-III estão relacionadas diretamente a percepçao visual e a memória operacional.
III - O WISC-III é um importante auxiliar no processo psicodiagnóstico.
IV - O teste de inteligência WISC-III, se aplicado corretamente, permite identificar a produção intelectual da criança quando adulta.
V - O WISC-III não permite a avaliação da memória do trabalho
Resposta correta D:
Somente as alternativas I e III
Justificativa: 
Além da finalidade de auxiliar no processo de avaliação psicológica, a identificação das habilidades cognitivas proporciona alternativas que irão colaborar com seu desenvolvimento. Desta forma torna-se essencial a aplicação dos demais testes para uma análise minuciosa, para obtenção de tais resultados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais