Buscar

apol2018

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico 
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Diferentes modos de organizar as aulas e transmitir conteúdos caracterizaram as escolas elementares no período colonial: o individual, o simultâneo, o mútuo ou misto, todos fundamentados na memorização. Também nessa época, sugiram as conferências pedagógicas com vistas à atualização de professores, e houve o aumento da circulação de material educacional impresso (cartilhas, livros e periódicos especializados em educação)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: ática, 2007. p. 169. 
Conforme os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a educação no Brasil durante o Período Imperial, leia as afirmativas a seguir: 
I – A Carta Magna estipulava a necessidade de existir um sistema educacional. 
II – Nesse período, houve a implementação das aulas régias. 
III - A escola tomava por pressuposto o método lancasteriano, que consistia na ajuda mútua entre os alunos mais adiantados e os atrasados. 
Está(ão) correta(s) a(s): 
	A	 
afirmativas I e II apenas. 
	B	afirmativas I e III apenas. 
	C	afirmativas II e III apenas. 
	D	a afirmativa I apenas. 
	E	a afirmativa II apenas. 
Questão 2/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico 
Considere a citação abaixo: 
“A educação jesuítica não mais convinha aos interesses comerciais emanados por Pombal, com seus conhecidos motivos e atos na tentativa de modernização de Portugal, que chegariam também as suas colônias. Assim sendo, as escolas da Companhia de Jesus, que tinham por objetivo servir aos interesses da fé, não atendiam aos anseios de Pombal em organizar a escola para servir aos interesses do Estado”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SECO, A.P. AMARAL, T.C.I. Marques de Pombal e a reforma educacional brasileira. 2001. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br?navegando/periodo_pombaliano_intro.html. Acesso em: 18 de abr. 2015. 
Os jesuítas tiveram o monopólio da educação no Brasil até serem expulsos do território português em 1759 pelo Marques de Pombal, primeiro ministro de Portugal de 1750 a 1777. Conforme os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, Pombal implantou no lugar do sistema de ensino Jesuítico... 
	A	o Ratio Studiorum. 
	B	as primeiras escolas no Brasil. 
	C	a catequização dos índios. 
	D	as aulas régias. 
	E	o método lancasteriano. 
Questão 3/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico 
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Para aproximarem sua cultura da cultura indígena, os jesuítas produziam estratégias pedagógicas nada convencionais. Com o objetivo de conhecer o outro, e realizar a educação das vontades, os padres combinaram escrita, expressão corporal e oralidade nas ações educativas, chegando a aprender o idioma dos índios”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: Ática, 2007, p. 57. 
Acompanhando a história da educação em nosso país, sabemos que o processo de educação formal teve seu início oficial com a vinda dos jesuítas. Considerando os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a educação no período jesuítico, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I - ( ) Tinham a intenção de catequizar os índios. 
II - ( ) Instituíram as primeiras escolas destinadas aos filhos dos portugueses que viviam no Brasil. 
III - ( ) As aulas seguiam um currículo, que continha procedimentos de ensino determinados pela congregação religiosa, denominado Ratio Studiorum. 
IV - ( ) No período Jesuítico, foram implantadas as aulas régias. 
Agora, marque a sequência correta: 
	A	V – F – V – V 
	B	F – V – V – V 
	C	V – F – V – F 
	D	F – V – F – V 
	E	V – V – V – F 
Questão 4/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico 
Atente para o excerto de texto a seguir: 
“A escola nova deveria promover a autoaprendizagem, na qual o ambiente – inclusive o professor inserido nele – é mero estimulador. A motivação para aprender dependeria a força de estimulação do problema e as disposições internas do aluno”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9 ed. São Paulo: Loyola, 1990. p. 26. 
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a escola nova na vertente diretiva, leia as afirmações a seguir: 
I – Valorizando o conhecimento que o aluno já trazia, a instituição escolar deveria estimulá-lo a construir o conhecimento por meio da vivência de experiências diversas. 
II –Valorizava-se o processo de aquisição dos conteúdos aprendidos e a sua seleção se daria a partir dos interesses e experiências vividas pelos alunos. 
III – O método de ensino se baseia no aprender fazendo, de modo que eram valorizados a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. 
IV – A escola nova assumiu o papel de favorecer o ajustamento do aluno à família e à escola, a fim de não deixá-lo se desviar das normas. 
Estão corretas as afirmativas: 
	A	I, II e III apenas. 
	B	II e III apenas. 
	C	I e III apenas. 
	D	II, III e IV apenas. 
	E	III e IV apenas. 
Questão 5/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico 
Leia o fragmento de texto abaixo: 
“Na tendência pedagógica tradicional, a escola é vista como um preparatório do intelecto e da integridade moral do indivíduo. A única preocupação da escola é com a cultura, e ela não se envolve com as questões sociais. Os conteúdos ministrados e os métodos são os mesmos para todos, e o aproveitamento depende da capacidade e do esforço individual”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p. 90. 
Com base no livro da disciplina Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel dos conteúdos na pedagogia tradicional, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I - ( ) Os conteúdos transmitidos pelo professor na pedagogia tradicional eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. 
II - ( ) A seleção dos conteúdos não se dava pela relevância na solução dos problemas do cotidiano, e, sim, por serem considerados como da cultura universal. 
III - ( ) A organização dos conteúdos seguia a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois acreditava-se que a criança assimilava o saber do mesmo modo que o adulto. 
IV - ( ) A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente. 
Agora, marque a sequência correta: 
	A	V – F – V – V 
	B	F – V – V – V 
	C	V – F – V – F 
	D	F – V – F – V 
	E	V – V – V – F 
Questão 6/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico 
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“De acordo com a pedagogia tradicional, a criança tem capacidade de aprendizagem igual a do adulto, sendo apenas menos evoluída. No modelo tradicional a repetição e o treino são essenciais à aprendizagem, e o estímulo costuma ser negativo, por meio de castigos, notas baixas, comunicados aos pais e outras formas de constrangimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014. p.91. 
De acordo com o texto apresentado acima, os conteúdos das teleaulas e o livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel da escola para a pedagogia tradicional, é correto afirmar que: 
	A	consistia em libertar as pessoas da sociedade vigente. 
	B	consistia em preparar os alunos por meio da
assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade. 
	C	consistia exclusivamente em formação de mão de obra requerida pelo mercado de trabalho. 
	D	coloca como papel da escola exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário. 
	E	propõe a formação da consciência política do aluno por meio da problematização da realidade. 
Questão 7/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico 
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“A pedagogia tradicional caracteriza a escola como antídoto contra a ignorância, como instrumento que garantiria a integração de todos na sociedade capitalista, ao lhes transmitir os conhecimentos necessários para adaptar-se a ele. Havia, portanto, certo entusiasmo em relação ao potencial da educação no sentido de promover a equalização social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados, 1989, p. 19. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a pedagogia tradicional, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I - ( ) O papel da escola, segundo a pedagogia tradicional, era de preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade. 
II - ( ) Os conteúdos transmitidos pelo professor eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. 
III - ( ) A relação entre professores e alunos era autoritária e esperava-se que estes ficassem em silêncio no decorrer das aulas, sem se comunicar com os colegas. 
IV - ( ) O papel da escola é o de adequar as pessoas à sociedade vigente, mas muda a compreensão de como isso se efetiva. 
Agora marque a sequência correta: 
	A	V – V – V - F 
	B	F – F – F - V 
	C	V – F – V - F 
	D	F – V – F - V 
	E	V – V – F – F 
Questão 8/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico 
Considere a citação abaixo: 
“A pedagogia libertária coloca como papel da escola exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o artigo integralmente, ele está disponível em: GAZIM, E.C. B.B. et al. Tendências pedagógicas brasileiras: contribuições para p debate. Revista chão da escola. Curitiba, n. 4, out. 2005, p. 41. 
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico com relação à pedagogia libertária, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
I - ( ) A pedagogia libertária está ligada à filosofia do anarquismo. 
II - ( ) A pedagogia libertária tem em Paulo Freire seu autor mais conhecido e a marca de sua atuação é a educação “não formal”, ou seja, fora da escola. 
III - ( ) Os conteúdos são colocados à disposição do aluno, mas não são exigidos, pois considera-se que o mais importante é o conhecimento que resulta das experiências vividas pelo grupo. 
IV - ( ) O método de ensino preconizado pela pedagogia libertária se baseia na vivência grupal, na autogestão, na iniciativa dos alunos. 
Agora, marque a sequência correta: 
	A	V – F – V – V 
	B	F – V – V – V 
	C	V – F – F – F 
	D	V – F – V – F 
	E	V – V – V – F 
Questão 9/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico 
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Durante a República ocorreram significativas mudanças nos currículos, principalmente com o fim da obrigatoriedade do ensino religioso e a ênfase na educação moral e patriota, além da divulgação dos valores do trabalho como atividade edificante. Organizaram-se as séries graduadas de ensino de acordo com a idade e o nível de desenvolvimento da criança. As escolas primárias para as classes populares, porém, ofereciam saberes rudimentares, nitidamente inferiores aos ministrados nos colégios particulares”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: ática, 2007, p. 99. 
Conforme os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o período da República Velha, é correto afirmar que. 
	A	instituiu-se a Ratio Studiorum. 
	B	a escola empregava o método lancasteriano. 
	C	implementaram-se as aulas régias. 
	D	criou-se uma série de cursos, tanto profissionalizante em nível médio como em nível superior, bem como militares. 
	E	o ensino assumiu a filosofia positivista como princípio para a educação e propôs a liberdade e a laicidade do ensino. 
Questão 10/10 - Teorias do Conhecimento Pedagógico 
Considere o seguinte extrato de texto: 
“As teorias (ou concepções) críticas de educação concebem a sociedade como sendo essencialmente marcada pela divisão entre grupos ou classes antagônicas que se relacionam à base da força, a qual se manifesta fundamentalmente nas condições de produção da vida material”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados, 2008, p. 130. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, assinale a alternativa que se refere às tendências pedagógicas das teorias críticas. 
	A	Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista. 
	B	Pedagogia Libertária, Pedagogia Libertadora e Pedagogia Histórico-Crítica. 
	C	Escola Dualista, Escola Progressista e Tecnicista. 
	D	Pedagogia Histórico-Crítica, Pedagogia Tradicional e Pedagogia Tradicional. 
	E	Pedagogia Nova, Escola Novista e Escola Progressista.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando