Buscar

Para calcular a taxa de mortalidade infantil neonatal, o denominador usado é:

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
SDE0245_A4_201402117591_V1 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: LEILIANE DOS ANJOS SILVA 
	Matrícula: 201402117591
	Disciplina: SDE0245 - FUND.EPIDEMIOLOGIA  
	Período Acad.: 2018.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Para calcular a taxa de mortalidade infantil neonatal, o denominador usado é:
	
	
	
	
	número de nascidos vivos no mesmo local e ano.
	
	
	população de mulheres em idade fértil. 
	
	
	total de óbitos maternos.
	
	
	população de mulheres que morreram.
	
	
	população geral da área estudada.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Qual é termo utilizado em epidemiologia para expressar a velocidade de ocorrência de uma doença, ou seja, a intensidade com que acontece uma doença em uma população, na medida em que identifica a frequência de casos novos em um determinado período observado longitudinalmente?
	
	
	
	
	Caso controle.
	
	
	Incidência.
	
	
	Multicentrismo.
	
	
	Prevalência.
	
	
	Coorte.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		3.
		Numa cidade do interior de Minas Gerais foram diagnosticados 59 casos novos de tuberculose entre 1º de janeiro a 30 de outubro de 2005. O total de casos ativos em 30 de setembro era de 428. A população era de 230.000 habitantes. O coeficiente de prevalência de 30 de outubro de 2005 é de:
	
	
	
	
	186,1 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	
	176,3 casos de tuberculose por 100.000 habitantes 
	
	
	147,2 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	
	160,4 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	
	250,5 casos de tuberculose por 100.000 habitantes.
	
	
	
		
	
		4.
		Sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) são feitas as seguintes afirmações: I Como um levantamento estatístico que integra o Programa Nacional de Pesquisas Contínuas por Amostra de Domicílios da Fundação IBGE, a PNAD vem sendo realizada com objetivos de suprir a falta de informações sobre a população brasileira durante o período intercensitário e estudar temas insuficientemente investigados ou não contemplados nos censos demográficos decenais realizados por aquela instituição. II O sistema de pesquisas domiciliares, implantado progressivamente no Brasil a partir de 1967, com a criação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD, tem como finalidade a produção de informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. III A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) foi estruturada para ter uma pesquisa básica, pesquisas suplementares e pesquisas especiais. A pesquisa básica investiga, de forma contínua, os temas definidos como de maior importância para medir e acompanhar o nível socioeconômico da população: habitação e mão-de-obra, além de características demográficas e educacionais. IV Trata-se de um sistema de pesquisas por amostra de domicílios que, por ter propósitos múltiplos, investiga diversas características socioeconômicas, umas de caráter permanente nas pesquisas, como as características gerais da população, educação, trabalho, rendimento e habitação, e outras com periodicidade variável, como as características sobre migração, fecundidade, nupcialidade, saúde, nutrição e outros temas que são incluídos no sistema de acordo com as necessidades de informação para o País. Assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras
	
	
	
		
	
		5.
		Numa determinada cidade, no período compreendido entre janeiro e novembro de 2007 foram diagnosticados 723 casos de uma doença com alta virulência. Nesse mesmo período foram relatados 538 internações, 210 altas com melhora no quadro clínico e 256 óbitos em virtude da doença. Em função dos dados acima, podemos dizer que:
	
	
	
	
	O índice de mortalidade é de 78,0%
	
	
	O índice de prevalência é de 74,1%
	
	
	O índice de letalidade é de 35,4%
	
	
	A Taxa de Ataque é de 72,0%
	
	
	O índice de morbidade é de 17,4%
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		6.
		Analise as afirmativas sobre os indicadores epidemiológicos de saúde: I A incidência abrange somente os casos novos de uma doença. II A incidência abrande os casos novos e casos antigos de determinada doença. III A prevalência abrande os casos novos e casos antigos de determinada doença. IV A prevalência abrange somente os casos novos de uma doença. Agora, assinale a opção CORRETA. 
	
	
	
	
	Nenhuma alternativa está correta.
	
	
	Somente a I e III estão corretas.
	
	
	Somente a I e IV estão corretas.
	
	
	Somente a II e III estão corretas.
	
	
	Somente a I está correta.
	
	
	
		
	
		7.
		Quando se usa a expressão três casos novos de uma doença por dia se pretende indicar a rapidez com que novos casos estão surgindo e sendo diagnosticados, como resultado da dinâmica de ocorrência da doença na população, por unidade de tempo. PORQUE A taxa de incidência (TI) reflete a intensidade com que acontece uma doença em uma população e, dessa maneira, mede a frequência ou a probabilidade de ocorrência de casos novos dessa doença na população. Alta incidência significa alto risco coletivo de adoecer. Analisando a relação proposta entre as duas asserções assinale a opção correta: 
	
	
	
	
	As duas asserções são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira asserção é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	A primeira asserção é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas asserções são falsas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		Assinale a alternativa FALSA:
	
	
	
	
	Os coeficientes de mortalidade podem ser categorizados segundo os critérios diversos tais como sexo, idade ou estado civil.
	
	
	Os coeficientes de mortalidade são definidos como coeficientes entre as frequências absolutas de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer.
	
	
	A letalidade da raiva é próxima de 100%.
	
	
	O coeficiente de letalidade, sempre expresso em termos percentuais, permite avaliar a gravidade da doença.
	
	
	O coeficiente de mortalidade infantil é calculado dividindo-se o número de óbitos de crianças menores de 6 meses pelos nascidos vivos naquele ano, em uma determinada área e multiplicando-se por mil o valor encontrado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando