Buscar

pte pronto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

23
Sistema de Ensino Presencial Conectado
pedagogia
camila fernanda santucci frança
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Votorantim
2017
camila fernanda santucci frança
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil 
Orientador: prof.ª Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Suelen Bueno Carneiro
Tutor de sala: Murilo Brizola 
Votorantim
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	5
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	6
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES	7
PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA	13
DIÁRIO DAS REGÊNCIAS	19
MOSTRA DE ESTÁGIO..............................................................................................21
CONSIDERAÇÕES FINAIS	22
REFERÊNCIAS..........................................................................................................23
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estágio Supervisionado na Educação Infantil realizado na Creche São Vicente de Paulo no segundo semestre de 2017, tendo como base aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa. 
A Educação Infantil em nossa atualidade é cada vez mais entendida por todos como um espaço que deve proporcionar à criança, experiências que permita seu pleno desenvolvimento. O lúdico, a brincadeira ganha compreensão de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança. 
Este relatório é composto da descrição das observações e experiências vivenciadas no período de um mês, essa observação foi participativa, pois é impossível não estar junto às crianças e não participar, conhecer cada um e não se apaixonar, por eles e pela forma dinâmica que é o educar e o cuidar da Educação Infantil, sendo também fundamental para a aquisição de conhecimento e experiência. 
Encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo. 
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 
O estágio será realizado na Educação Infantil com a carga horária de 100 horas distribuídas da seguinte forma: 
 52 horas totais em atividades realizadas na Instituição de Educação Infantil; 
 48 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção. 
O presente relatório foi realizado no período de 18/09 a 04/10 de 2017 no turno vespertino na Creche São Vicente de Paulo no Maternal II.
A Importância Do Estágio Para A Formação Profissional
Possibilitar ao aluno o contato com a realidade
A articulação entre os conhecimentos construídos e apropriados durante o curso com a realidade profissional
Vivenciar experiencias ricas e significativas para a vida profissional
Deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno.
CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 
Caracterização Do Campo De Estágio 
A Creche São Vicente de Paulo, onde o estágio foi realizado possui ao todo 67 alunos matriculados no ano letivo de 2017, conta com o trabalho de 15 profissionais, entre gestão, professores, auxiliares e equipe de apoio. É uma escola filantrópica e além das doações e do trabalho de voluntários a creche conta com subsidio da prefeitura para o pagamento de parte dos funcionários. A creche tem boas condições externas e internas, com salas de aulas amplas e iluminadas com iluminação natural. O acesso para as salas de aulas é realizado por rampas, os corredores internos são amplos, de mobilidade adaptada e a parte externa da escola possuem boa manutenção. 
A escola dispõe de um refeitório amplo onde são realizados os lanches e conta com instalações sanitárias suficientes para atender a demanda dos 67 alunos, além de possuir toda sua estrutura pensada na adaptação e na inclusão de crianças com NEE. As salas de aula contam com mobílias adequadas e limpas, são ambientes seguros e prontos para a aprendizagem dos alunos. Para o uso das crianças estão disponibilizados diversos materiais, tanto lúdicos quanto pedagógicos como brinquedos para uso nos espaços internos e externos, jogos montáveis e de encaixe, jogos pedagógicos para as faixas etárias entre outros. São materiais que visam garantir aos alunos todos os aspectos necessários para uma aprendizagem ampla e participativa. 
Os professores aparentam ser motivados e possuem assiduidade, despertando o interesse dos alunos, valorizando o lúdico, respeitando inclusive os conhecimentos prévios dos mesmos, fazendo uso das mais variadas abordagens educacionais: lúdica, significativa, cognitivista e sociocultural. 
Durante o estágio pode-se perceber que a escola possui um amplo canal de relacionamento com os pais e comunidade, dando espaço para que todos possam ser ouvidos. É uma escola pontual em seus afazeres pedagógicos e tem o foco definido em ensinar através da igualdade para todos. A creche por ser filantrópico não cobra taxas, porém recebe doações para que possam se manter. 
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
Diário de observação de número 1
Instituição: Creche São Vicente de Paulo
Data: 19/09/2017
 Local: Rua Augusto Jesuíno Bauch, 41 - Monte Alegre, Votorantim - SP 
 Hora de início / Termino da aula: 07:00 as 11:00
Professor Regente: Tais Cristina Klarosk
Nível: Maternal II
Estagiária: Camila Fernanda Santucci França 
	No dia 19 de setembro de 2017 iniciou-se a fase de observação de estagio obrigatório, foi realizado o primeiro dia de observação na educação infantil. A sala observada foi o maternal II da professora Tais. 
	O acolhimento das crianças ocorreu aos poucos no período das 07h00min às 08h00min, neste dia a professora recebeu as crianças com jogos montáveis. Após a chegada das crianças a professora realizou uma roda de contagem junto com as crianças e neste dia havia 15 alunos presentes. Após o acolhimento as crianças se dirigiram para o refeitório e tomaram o café da manhã composto por pão com margarina e leite com achocolatado, as crianças aceitaram o café e o lanche ocorreu de forma tranquila.
	Após o lanche a professora se dirigiu para a sala e iniciou a atividade pedagógica. Neste dia a professora contou a história da magia do alfabeto. O conteúdo trabalhado foi o tratamento da informação onde ela ensinou o alfabeto através do lúdico. Com maquetes e palitoches as crianças que estavam sentadas no chão em círculos participaram com entusiasmo. Logo após contar a história a professora trouxe uma atividade para pintar as vogais e consoantes. A professora avaliou as crianças através da observação. 
	Depois as crianças foram para o momento de higiene e receberam a colação composto por suco de laranja.
Diário de observação de número 2
Instituição: Creche São Vicente de Paulo
Data: 20/09/2017
 Local: Rua Augusto Jesuíno Bauch, 41 - Monte Alegre, Votorantim - SP 
 Hora de início / Termino da aula: 07:00 as 11:00
Professor Regente: Tais Cristina Klarosk
Nível: Maternal II
Estagiária: Camila Fernanda Santucci França 
	No dia 20 de setembro de 2017 iniciou-se a fase de observação de estagio obrigatório, foi realizado o segundo dia de observação na educação infantil. A sala observada oi o maternal II da professora Tais. 
	O acolhimento das crianças ocorreu aos poucos no período das 07h00min às 08h00min, neste dia a professora recebeu as crianças com jogos de encaixe. Após a chegada das crianças a professora realizou
uma roda de contagem junto com as crianças e neste dia havia 13 alunos presentes e 2 ausentes. Após o acolhimento as crianças se dirigiram para o refeitório e tomaram o café da manhã composto por pão com margarina e leite com achocolatado, as crianças aceitaram o café e o lanche ocorreu de forma tranquila.
	Após o lanche a professora se dirigiu para a sala e iniciou a atividade pedagógica. Neste dia a professora realizou duas atividades, a primeira atividade contou a história da sequência numérica e a forma do número, o conteúdo trabalhado foi o tratamento da informação e números e sistemas de numeração. Na segunda atividade a professora contou a história das vogais onde ela trouxe atividades de memorização e fixação com um cenário de fantoches e palitoches as crianças que estavam sentadas no chão em círculos participaram com entusiasmo. A professora avaliou as crianças através da observação. 
	Depois as crianças foram para o momento de higiene e receberam a colação composto por suco de melancia.
Diário de observação de número 3
Instituição: Creche São Vicente de Paulo
Data: 21/09/2017
 Local: Rua Augusto Jesuíno Bauch, 41 - Monte Alegre, Votorantim - SP 
 Hora de início / Termino da aula: 07:00 as 11:00
Professor Regente: Tais Cristina Klarosk
Nível: Maternal II
Estagiária: Camila Fernanda Santucci França 
	No dia 21 de setembro de 2017 iniciou-se a fase de observação de estagio obrigatório, foi realizado o terceiro dia de observação na educação infantil. A sala observada oi o maternal II da professora Tais. 
	O acolhimento das crianças ocorreu aos poucos no período das 07h00min às 08h00min, neste dia a professora recebeu as crianças com televisão. Após a chegada das crianças a professora realizou uma roda de contagem junto com as crianças e neste dia havia 14 alunos presentes e 1 ausente. Após o acolhimento as crianças se dirigiram para o refeitório e tomaram o café da manhã composto por pão com margarina e leite com achocolatado, as crianças aceitaram o café e o lanche ocorreu de forma tranquila.
	Após o lanche a professora se dirigiu para a sala e iniciou a atividade pedagógica. Neste dia a professora levou como atividade um bingo das letras da cobra comilona. O conteúdo trabalhado foi de memorização e fixação onde as crianças participaram da atividade sorteando a letra e marcando na cartela de bingo confeccionada. As crianças estavam em duplas e gritavam de felicidade a cada palavra sorteada, demonstrando muito interesse. A professora avaliou as crianças através da observação. 
	Depois as crianças foram para o momento de higiene e receberam a colação composto por suco de maracujá.
Diário de observação de número 4
Instituição: Creche São Vicente de Paulo
Data: 22/09/2017
 Local: Rua Augusto Jesuíno Bauch, 41 - Monte Alegre, Votorantim - SP 
 Hora de início / Termino da aula: 07:00 as 11:00
Professor Regente: Tais Cristina Klarosk
Nível: Maternal II
Estagiária: Camila Fernanda Santucci França 
	No dia 22 de setembro de 2017 iniciou-se a fase de observação de estagio obrigatório, foi realizado o quarto dia de observação na educação infantil. A sala observada oi o maternal II da professora Tais. 
	O acolhimento das crianças ocorreu aos poucos no período das 07h00min às 08h00min, neste dia a professora recebeu as crianças com os brinquedos que trouxeram de casa. Após a chegada das crianças a professora realizou uma roda de contagem junto com as crianças e neste dia havia 15 alunos presentes. Após o acolhimento as crianças se dirigiram para o refeitório e tomaram o café da manhã composto por pão com margarina e leite com achocolatado, as crianças aceitaram o café e o lanche ocorreu de forma tranquila.
	Após o lanche a professora se dirigiu para a sala e iniciou a atividade pedagógica. Neste dia a professora contou a história ‘’. Qual o sabor da lua? ’’. O conteúdo trabalhado foi o tratamento da informação, espaço e forma e números e sistemas onde ela falou sobre os animais e o que cada um gostava de comer. Com o baú de história e bexigas as crianças que estavam em fileiras uma ao lado das outras sentadas no chão participaram com entusiasmo e participaram muito atentas. Logo após contar a história a professora trouxe uma atividade para desenhar qual animal preferido. A avaliação foi realizada pelo professor. 
	Depois as crianças foram para o momento de higiene e receberam a colação composto por suco de abacaxi.
Diário de observação de número 5
Instituição: Creche São Vicente de Paulo
Data: 25/09/2017
 Local: Rua Augusto Jesuíno Bauch, 41 - Monte Alegre, Votorantim - SP 
 Hora de início / Termino da aula: 07:00 as 11:00
Professor Regente: Tais Cristina Klarosk
Nível: Maternal II
Estagiária: Camila Fernanda Santucci França 
	No dia 25 de setembro de 2017 iniciou-se a fase de observação de estagio obrigatório, foi realizado o quinto dia de observação na educação infantil. A sala observada oi o maternal II da professora Tais. 
	O acolhimento das crianças ocorreu aos poucos no período das 07h00min às 08h00min, neste dia a professora recebeu as crianças com jogos de encaixe. Após a chegada das crianças a professora realizou uma roda de contagem junto com as crianças e neste dia havia 9 alunos presentes e 6 alunos ausentes. Após o acolhimento as crianças se dirigiram para o refeitório e tomaram o café da manhã composto por pão com margarina e leite com achocolatado, as crianças aceitaram o café e o lanche ocorreu de forma tranquila.
	Após o lanche a professora se dirigiu para a sala e iniciou a atividade pedagógica. Neste dia a professora contou a história da ‘’Menina Bonita do Laço de Fita’’. O conteúdo trabalhado foi o tratamento da informação onde a professora estava com um avental no formato da menina. A cada parte da história contada as crianças que estavam em fileiras no chão participaram com entusiasmo. Logo após contar a história a professora confeccionou com os alunos fantoches de sacos de bala da menina bonita e as crianças ficaram livres para brincar. A professora avaliou as crianças através da observação. 
	Depois as crianças foram para o momento de higiene e receberam a colação composto por suco de melão.
Diário de observação de número 6
Instituição: Creche São Vicente de Paulo
Data: 26/09/2017
 Local: Rua Augusto Jesuíno Bauch, 41 - Monte Alegre, Votorantim - SP 
 Hora de início / Termino da aula: 07:00 as 11:00
Professor Regente: Tais Cristina Klarosk
Nível: Maternal II
Estagiária: Camila Fernanda Santucci França 
	No dia 26 de setembro de 2017 iniciou-se a fase de observação de estagio obrigatório, foi realizado o sexto dia de observação na educação infantil. A sala observada oi o maternal II da professora Tais. 
	O acolhimento das crianças ocorreu aos poucos no período das 07h00min às 08h00min, neste dia a professora recebeu as crianças com cantinhos lúdicos. Após a chegada das crianças a professora realizou uma roda de contagem junto com as crianças e neste dia havia 15 alunos presentes. Após o acolhimento as crianças se dirigiram para o refeitório e tomaram o café da manhã composto por pão com margarina e leite com achocolatado, as crianças aceitaram o café e o lanche ocorreu de forma tranquila.
	Após o lanche a professora se dirigiu para a sala e iniciou a atividade pedagógica. Neste dia a professora iniciou uma atividade de pescaria com números. O conteúdo trabalhado foi números e sistemas de numeração. Com números em EVA, varinha de pesca de brinquedo e imãs as crianças pescavam peixinhos confeccionados o número tirado em um sorteio. As crianças que estavam sentadas em grupos na mesa adoraram a brincadeira e se divertiram bastante. A professora avaliou as crianças em conjunto com os alunos. 
	Depois as crianças foram para o momento de higiene e receberam a colação composto por suco de limão.
PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA
planos de aula 
Plano de aula I
Instituição: Creche São Vicente de Paulo
Diretor: Marcia Aparecida Tonche do Carmo 
Estagiária: Camila Fernanda Santucci França
Professor Regente (Supervisor de Campo): Tais Cristina Klarosk
Nível: Maternal II
Período: Matutino
Número de alunos: 15 
Data: 27/09/2017
Tema da aula: Grafismo 
Objetivos 
Ao termino da aula o aluno deverá reconhecer a figura do círculo; compreender as diferenças das figuras; identificar as semelhanças nas figuras.
Síntese dos procedimentos: 
No início da aula será realizado uma roda de conversa com os alunos sobre como segurar um lápis e fazer desenhos de bolinhas.
Após a roda de conversa um papel pardo será colocado no chão da sala e os alunos desenharão círculos nele.
Em seguida após todos terem desenhado, conversaremos sobre os tamanhos dos círculos.
Depois os alunos vão pintar com pincel e tinta os círculos.
Para finalizar depois de pronto iremos expor para a sala o trabalho coletivo.
Recursos
Para a realização da aula serão necessários giz de cera, papel pardo, tinta guache, pincel e lápis.
Avaliação 
A avaliação será processual de continua através da observação da participação e da interação dos alunos para com as atividades propostas. 
Referência
	Para a elaboração do plano de aula forem consultados livros sobre o tema grafismo 
O desenho Infantil 
Aprender a desenhar 
Site: www.exatas.ufpr.br/portal/docsdegraf/artigosgraphica/OGRAFISMO.
Plano de aula II
Instituição: Creche São Vicente de Paulo
Diretor: Marcia Aparecida Tonche do Carmo 
Estagiária: Camila Fernanda Santucci França 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Tais Cristina Klarosk
Nível: Maternal II
Período: Matutino
Número de alunos: 15 
Data: 28/09/2017
Tema da aula: Coelhinho sai da toca 
Objetivos
Ao termino da aula o aluno deverá saber explorar a noção de dentro e fora; se expressar através da música; desenvolver a atenção. 
Síntese dos procedimentos: 
No início da aula será realizado uma conversa informal de quantos alunos estão na sala, eles participarão contando.
Colocaremos bambolês no chão que serão tocas.
Cada criança é um coelhinho e uma será o ‘’Seu Lobo’’.
As crianças cantam a música enquanto passeiam pela sala, quando o lobo diz que está pronto ele sai pegando as crianças que estão fora da toca. A brincadeira será repetida algumas vezes.
Para finalizar conversaremos sobre os personagens que as crianças mais gostaram e a quantidade de crianças que o Lobo conseguiu pegar.
Recursos
Para a realização da aula serão necessários bambolês, música e rádio. 
Avaliação 
A avaliação será processual de continua através da observação da participação e da interação dos alunos para com as atividades propostas. 
Referência
	Para a elaboração do plano de aula forem consultados livros sobre o tema dentro e fora 
Qual é diferente? Dentro e fora 
Site www.ensinar-aprender.com.br.
Plano de aula III
Instituição: Creche São Vicente de Paulo
Diretor: Marcia Aparecida Tonche do Carmo 
Estagiária: Camila Fernanda Santucci França 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Tais Cristina Klarosk
Nível: Maternal II
Período: Matutino
Número de alunos: 15 
Data: 29/09/2017
Tema da aula: A história do Zezé
Objetivos
Ao termino da aula o aluno deverá despertar o cuidado em relação a proteção contra o sol; desenvolver a noção de quantidade; identificar a sequência da história. 
Síntese dos procedimentos: 
No início da aula será apresentado às crianças a história do Zezé. ‘’. Vejam o que aconteceu? Meu boneco de neve derreteu. Os olhos, as orelhas, a boca, o nariz e até o pescoço desapareceu. As mãos, os braços e a barriga foram para o chão. Está vendo sol! Você abusou e do Zezé nada restou. ’’
Após a história faremos perguntas sobre quem era o Zezé, o que aconteceu com ele e o porquê.
Em seguida os alunos irão descobrir quais partes do corpo deve ser protegido do sol.
Depois serão explicados a importância de se proteger do sol e seus efeitos na pele para a saúde.
Para finalizar pediremos aos alunos para desenhar o boneco de neve “Zezé” e será exposto no varal da sala.
Recursos
Para a realização da aula serão necessárias folhas sulfites, lápis de cor, giz de cera, tintas e pincel. 
Avaliação 
A avaliação será processual de continua através da observação da participação e da interação dos alunos para com as atividades propostas. 
Referência
	Para a elaboração do plano de aula forem consultados o 
Site universopsicopedagogicogiselesouza.blogspot.com; 
contosdefadascomagigi.com; 
sementesdojardim.blogspot.com
Plano de aula IV
Instituição: Creche São Vicente de Paulo
Diretor: Marcia Aparecida Tonche do Carmo 
Estagiária: Camila Fernanda Santucci França 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Tais Cristina Klarosk
Nível: Maternal II
Período: Matutino
Número de alunos: 15 
Data: 02/10/2017
Tema da aula: Identidade
Objetivos
Ao termino da aula o aluno deverá desenvolver a socialização; identificar que cada criança tem uma origem, uma identidade; aprender a escrever seu nome. 
Síntese dos procedimentos: 
No início da aula perguntaremos aos alunos se eles já viram uma identidade e se sabem para que serve. Logo em seguida mostraremos uma e explicaremos para que serve.
Após esta primeira etapa, conversaremos que existe outro tipo de identidade, a cultural.
Em seguida mostraremos que o Brasil existe muitas culturas diferentes 
Depois vamos realizar uma atividade em que os alunos construam um crachá com seu nome e eles irão desenhar sua própria foto.
Ao final cantaremos músicas selecionadas por eles.
Recursos
	Para a realização da aula serão necessárias folhas, lápis de cor, plásticos de crachá e cordinhas.
Avaliação 
A avaliação será processual de continua através da observação da participação e da interação dos alunos para com as atividades propostas. 
Referência
	Para a elaboração do plano de aula foram consultados os livros:
Como Começa? 
Nuno descobre o Brasil 
site culturabrasil.cmais.com.br.
Plano de aula V
Instituição: Creche São Vicente de Paulo
Diretor: Marcia Aparecida Tonche do Carmo 
Estagiária: Camila Fernanda Santucci França 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Tais Cristina Klarosk
Nível: Maternal II
Período: Matutino
Número de alunos: 15 
Data: 03/10/2017
Tema da aula: Meio ambiente 
Objetivos
Ao termino da aula o aluno deverá compreender a importância de preservar o meio ambiente; estimular o cuidado com o meio ambiente; conscientizar sobre os valores e atitudes no meio em que vive.
Síntese dos procedimentos: 
No início da aula será realizado uma roda de conversas sobre o que é o meio ambiente.
Após explicaremos como está o meio ambiente em que vivemos.
Em seguida contaremos a história “No fim do mundo muda o fim”
Depois pedimos a eles que desenhem qual o fim eles desejavam para o meio ambiente em que vivemos.
Para finalizar construiremos um mundo de papelão para representar a água, as florestas, os homens e os animais.
Recursos
	Para a realização da aula será necessário papelão, cola, tinta guache, lápis de cor, livros e revistas, giz de cera.
Avaliação 
A avaliação será processual de continua através da observação da participação e da interação dos alunos para com as atividades propostas. 
Referência
	Para a elaboração do plano de aula foram consultados os livros:
No fim do mundo muda o fim 
site blogdomeioambiente.com.br
eco4planet.com
Plano de aula VI
Instituição: Creche São Vicente de Paulo
Diretor: Marcia Aparecida Tonche do Carmo 
Estagiária: Camila Fernanda Santucci França 
Professor Regente (Supervisor de Campo): Tais Cristina Klarosk
Nível: Maternal II
Período: Matutino
Número de alunos: 15 
Data: 04/10/2017
Tema da aula: Boa Convivência 
Objetivos
Ao termino da aula o aluno deverá refletir sobre a amizade; demonstrar a importância de cultivar amigos dentro e fora da escola; incentivar o respeito mútuo.
Síntese dos procedimentos: 
No início da aula iremos ler o livro “Girafa coleção amiguinhos felpudos”
Após a leitura faremos um cartaz coletivo sobre o tema: como posso ajudar meus amiguinhos? 
Após pediremos aos alunos para desenharem seus amigos na escola.
Depois
explicaremos como é importante ter amigos e ser gentil.
Para finalizar cantaremos músicas e dançaremos juntos.
Recursos
	Para a realização da aula será necessária cartolina, folhas, giz de cera, pincel, fita crepe, livros. 
Avaliação 
A avaliação será processual de continua através da observação da participação e da interação dos alunos para com as atividades propostas. 
Referência
	Para a elaboração do plano de aula foram consultados os livros:
Amiguinhos felpudos _ Girafa
Site https://psicologiaacessivel.net/tag/a-importancia-de-ter-amigos
www.lideranca.blog.br.
5.2 Diário de regência 
Diário I 
No dia 27 de setembro de 2017 foi aplicado o primeiro plano de aula na classe de maternal II. Foi apresentada para as crianças a figura geométrica do círculo, mostramos como segurar um lápis e fazer círculos, depois os alunos pintaram no papel pardo com tintas vários formatos de círculos. No final da aula os alunos mostraram seus trabalhos para a sala. As crianças participaram com entusiasmo da aula, aparentaram gostar do tema e tiveram um bom empenho durante a aula. 
Diário II
No dia 28 de setembro de 2017 foi aplicado o segundo plano de aula na classe de maternal II. Foi apresentada para as crianças a brincadeira do coelhinho saiu da toca. Os bambolês foram colocados no chão da sala, cada criança era um coelhinho e a professora o seu lobo. No fim da brincadeira as crianças contaram às partes que mais gostaram e dos personagens favoritos. As crianças adoraram a brincadeira, se interagiram com a música e tiveram um bom empenho durante a aula.
Diário III
No dia 29 de setembro de 2017 foi aplicado o terceiro plano de aula na classe de maternal II. Foi apresentado a história do seu “Zezé” um boneco de neve que derreteu por conta do sol, os alunos descobriram como é importante se proteger do sol e os danos que ele pode causar a saúde. No fim da aula os alunos desenharam como imaginaram ser o boneco “Zezé”. As crianças ficaram muito atentas enquanto se contava a história e adoraram desenhar o boneco de neve, tiveram um ótimo desempenho durante a aula.
Diário IV
No dia 02 de outubro de 2017 foi aplicado o quarto plano de aula na classe de maternal II. Foi apresentada na aula uma atividade em que os alunos descobriram o documento de identidade e que no nosso país existem várias identidades culturais também. Ao final da aula as crianças construíram um crachá com seu nome e desenharam sua foto. As crianças participaram da aula com entusiasmo e se emprenharam para realizar a atividade proposta. 
Diário V
	No dia 03 de outubro de 2017 foi aplicado o quinto plano de aula na classe de maternal II. Foi apresentado para os alunos a história “No fim do mundo muda o fim”, que falava sobre o meio ambiente em que vivemos, os alunos desenharam que fim eles desejavam para o meio ambiente em que vivemos e no final construímos um mundo de papelão. As crianças participaram da aula com entusiasmo e aparentaram gostar do tema, tiveram um bom desempenho.
Diário VI
	No dia 04 de 2017 foi aplicado o sexto plano de aula na classe de maternal II. Foi apresentado aos alunos o livro da girafa com o tema de como ajudar os amigos. Os alunos desenharam seus amigos da escola e aprenderam como é importante ser gentil com os outros. Os alunos gostaram do tema da aula e interagiram bem umas com as outras. 
Mostra de estágio 
A mostra de estágio foi realizada no dia 04 de outubro de 2017 entre os alunos do 5º e do 6º semestre de pedagogia e foi organizado pelo professor Murilo Brisola. O preparo da mostra consistiu em produzir materiais visuais de todas as experiencias que os alunos tiveram ao longo do estágio supervisionado nas unidades escolhidas.
No dia da mostra realizada no Polo Master de Votorantim os alunos puderam expor os materiais utilizados nas atividades de regência bem como expor suas experiências práticas vividas em campo. 
Apresentei o trabalho de grafismo feito com as crianças, mostrei os desenhos dos círculos e contei como elas se divertiram pintando e descobrindo essa figura geométrica. Todos gostaram dessa troca de experiencia vivida por nós. 
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio obrigatório é uma fundamental etapa na formação do futuro Pedagogo, pois, proporciona vivenciar o dia a dia da sala de aula e os elementos existentes para concretização de um trabalho direcionado a formação do público infantil. Nota-se que um bom educador é aquele que sabe os seus deveres, direitos e executa seu trabalho pautado na promoção do cidadão como sujeito atuante em sociedade
Constatamos que o estágio é um espaço de aprendizagem permitindo verificar diferenças entre a teoria e a prática, observando que na prática os resultados são bem menos previsíveis, pois podem ocorrer imprevistos.
A realização do estágio permitiu o contato com a realidade escolar, possibilitando, conhecer a rotina diária da instituição, o envolvimento da direção, professores e coordenação pedagógica no processo de ensino -aprendizagem, sendo que como futuros pedagogos estaremos comprometidos com a educação e seremos capazes de promover mudanças no ambiente escolar, e também melhorias no ensino de nossas crianças. 
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Jane Soares. Estágio Supervisionado em prática de ensino: relevância para a formação ou mera atividade curricular? Revista ANDE, v.13, n. 20, p .39 -42, 1994. 
AGUIAR, J. S. Educação Inclusiva: Jogos para o Ensino de Conceitos. 1ª. ed. Campinas: Papirus Editora, 2004.
BROUGÈRE, Giles. Jogo e educação. (Trad. Patrícia Chittoni Ramos). Porto Alegre: 
Artmed. 1998. 
MOURA, Maria Das Graças Cardoso. Metodologia de trabalho acadêmico. Curitiba: Ftc Ead - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Educação A Distância., 1998.
PROENÇA, Maria de Alice de Rezende. A rotina como âncora do cotidiano na Educação Infantil. Revista Pátio Educação Infantil, Porto Alegre, n.4, p.13 -15, 04 abr. 2004.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando