Buscar

Vegetais superiores P2

Prévia do material em texto

Angiospermas Basais
Amborellaceae
Amborellales
A familia Amborellaceae  é única na ordem Amborellales e na espécie Amborella trichopoda., e também tem uma única espécie: Amborella trichopoda. Esta família é  reconhecida como a mais basal no dado das angiospermas. A maioria dos indivíduos pode atingir a altura de uma árvore de pequeno porte ou arbustos. As folhas não tem estipulas, mas apresentam bordas onduladas. Os vegetais são dióicos, as desenvolvendo então apenas um sexo, o perianto é indiferenciado. As flores são pequenas e as inflorescências são terminais e cimosas, as pétalas e sépalas estão dispostas em espiral, e aparecem em numero de 5 à 8; as anteras são sésseis. E ainda apresentam muitos estames e um indeterminado número de carpelos livres. Não apresentam elementos de vaso.
Nymphaeales
Nymphaeacea
Ervas perenes, raramente anuais, aquáticas, com rizomas horizontais ou verticais.Folhas alternas, simples, largamente pecioladas, flutuantes, submersas ou emergidas.Flores hermafroditas, grandes, axiais ou não, solitárias com pedúnculo largo, normalmente emersas.Fruto em bagos esponjosos.Sementes numerosas, de ovoides a subovoides.Pólen de tipos muito variados, variável entre gêneros e espécies, muitos óvulos por carpelo, estames numerosos, perianto com muitas peças livres.
Chloranthales
Chlorantaceae
Hábito: plantas arbóreas, às vezes grandes, arbustivas, subarbustivas ou herbáceas, aromáticas, com células de óleos essenciais.Folhas: perenes, simples, pininérvias. Flores: pequenas, com peças livres no perianto. Estípulas interpeciolares.
Magnolídeas
Árvores, arbustos ou trepadeiras, de folhas alternas ou opostas; flores espiraladas e com muitas peças no perianto, estames laminares com filete pouco diferenciado da antera e conectivo bem desenvolvido.
Canellales
Winteraceae
As Winteraceae são uma família associada essencialmente ao hemisfério sul e à flora antárctica e podem ser encontradas geralmente em regiões húmidas temperadas e subtropicais do hemisfério sul. Muitos dos membros da família são fragrantes e são utilizados na produção de óleos essenciais.
São árvores ou arbustos com folhas inteiras espiraladas, sépalas valvares, de fruto baga e elementos do vaso ausentes.
Piperales
Aristolochiaceae
São, na sua maioria, plantas perenes, herbáceas, arbustivas, trepadeiras lenhosas ou lianas de flores não estipuladas, trímeras, folhas de venação palmada, as anteras são extrosas e o ovário é ínfero. São ornamentais e tem uso medicinal.
Piperales
Piperaceae
Piperaceae é uma família de plantas Magnoliídeas, que inclui as diversas variedades de pimentas. É predominantemente tropical e no Brasil ocorrem quatro gêneros. Pertencem a esta família algumas plantas utilizadas como medicinais, condimentares e até mesmo ornamentais. As plantas são herbáceas com folhas, frequentemente cordadas na base, inflorescência em espiga, flores reduzidas e não vistosas, aclamídeas, uni a tetracarpelar, unilocular ovário súpero, bractéolas peltadas a clavadas. 
Laurales
Lauraceae
Têm um cheiro característico nas folhas quando esmagadas, devido à presença de óleos essenciais. Folhas simples, geralmente alternas. Bissexuadas (hemafroditas), monóicas ou dióicas, monoclamídeas, com cálice esverdeado, amarelado ou avermelhado, androceu polistêmone, com anteras valvulares de 2-4 tecas. Ovário súpero, unilocular e uniovulado.
Pode ser de uso alimentar (condimentos- louro e canela), medicinal /cosmético (cânfora).
Magnoliales
Magnoliaceae
Morfologicamente pode-se perceber que as folhas são alternas, simples, em alguns indivíduos são ligeiramente lobadas. As inflorescências são solitárias, mas são exuberantes e notáveis. As sépalas e pétalas quase sempre se confundem entre si. Os estames são livres e em espiral e estão presentes em grande quantidade, bem como os carpelos, porém esses últimos são bem distintos. O fruto é uma estrutura de muitos folículos unidos que estão bem aderidos inicialmente. Já as sementes possuem uma colorida camada carnosa que pode variar entre os tons de laranja e vermelho, as estípulas são amplexicaules, envolvendo gemas, o receptácuo é alongado. Uso ornamental.
Annoaceae
As folhas são Alternas, dísticas, simples, sem estipulas, com margem inteira.
A inflorescência, cimosa, às vezes é reduzida a uma única flor. As flores são geralmente grandes e vistosas, bissexuadas, diclamídeas; cálice dialissépalo com 3 sépalas, corola de 6 pétalas, dialipétala; estames numerosos, em dois ciclos, actinomorfas, anteras rimosas; gineceu dialicarpelar, comumente pluricarpelar (mais de 3), com carpelos dispostos em espiral, ovário súpero, óvulos 1-numerosos, estames numerosos e poucos filetes e anteras. 
O fruto geralmente é baga. Fruto sincárpico, pseudoapocárpico ou apocárpico (pinha e graviola).
Eudicotiledônias
Possuem distribuição cosmopolita, o perianto é dividido em cálice e corola, podem ser tetrâmeras ou pentâmeras, tem peças florais cíclicas e alternas, o pólen é tricolpado ( possue três sulcos). 
Cerathophyllales
Ervas aquáticas, submersas e sem raízes, possui três espécies, as folhas são verticiladas e sem estípulas, as flores são pequenas, solitárias e díclinas (unissexuais), é monoica, o pólen é inaperturado, tem grande quantidade de biomassa, é de importância ecológica para alevinos e aves.
Ceratophyllaceae
Eudicotiledônias Basais
É um grupo parafilético.
Ranunculalales
Menispermaceae
A maioria são plantas trepadeiras. A maior parte dos géneros são tropicais. No Brasil há espécies na floresta amazônica e mata atlântica, são robustas de folhas alternas e palminérveas sem estípulas, as flores são trímeras e contem vários verticilos, o gineceu é dialicarpelar. Tem função medicinal como relaxantes musculares em cirurgias e são utilizadas nas flexas de índio como veneno. 
Papaveraceae
São ervas ou arbustos com  látex branco, creme ou amarelo encontradas em clima temperado.   Folhas simples, alternas, espiraladas e sem estípulas. Monoclinae (flores hermafroditas ), Polypetalae ( cálice com duas ou mais pétalas, caduco e dialissépalo), corola com duas vezes mais o número de sépala em dois verticilos, dialipétala, estames numerosos, livres ou conados, hipogínicos (quando os estames estão inseridos abaixo do nível do ovário, ovário súpero), gineceu gamocarpelas, fruto cápsula poricida ( replo persistente). Nela encontra-se o ópio, a papoula e plantas ornamentais.
Eudicotiledônias Núcleo
Flores pentâmeras e cíclicas, gineceu conado, sépalas e pétalas livres ,  4-10 estames, 2-5 carpelos), secretam trihidroxil- flavanoides.
Gunnerales 
Tem flores 2-mera, é bem sustentada como irmão das demais.
Dilleniales
É de clima tropical, tem folhas alternas, sem estípulas, de nervura secundária alcançando a margem, com flores bissexuadas, diclamídeas, cálice 4-7-mero, dialissépalo, com sépalas persistentes envolvendo o fruto, corola 5-mera, dialipétala, estames numerosos, gineceu dialicarpelar com 1-6 carpelos. 
Dialleniaceae escandentes: tem caule papiráceo com escamas largas que desprendem, vasos de xilemas largos, liberando grande quantidade de água quando partidos, são os cipós d’água.

Continue navegando