Buscar

Trabalho Água - Unopar Eng. Civil 2º Semeestre

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

02/08/2016
*
PARECER TÉCNICO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA:
Água Mineral e suas Propriedades Físico Químicas
02/08/2016
*
Alexandre Hineelmann
Deivis Cesar Favarin
Diana Alves de Souza Maldaner
Dielly Silva de Figueiredo
Marcos Cristian Durães Severino
Acadêmicos responsáveis pela execução do trabalho:
02/08/2016
*
	A água é um recurso natural que sem dúvidas não podemos viver sem. Sabemos que nosso planeta é constituído de basicamente 70% de água, porém, apenas 2,5% são de água doce e destes, mais de 98% são águas subterrâneas. Ou seja, a porcentagem de água disponível para consumo humano, atividades do dia-a-dia, agrária, industrial e outras é mínima.
 	O Brasil é um claro exemplo de má distribuição de recursos hídricos para a população, mesmo tendo em seu território a maior reserva de água doce do mundo, o Aquífero SAGA.
02/08/2016
*
	Para uma água ser potável, não pode apresentar aparência, cheiro nem gosto desagradável, além disso, deve apresentar porcentagem mínima de substâncias nocivas à saúde. 
 Para um maior controle desses parâmetros, existe uma fiscalização constante sobre cinco fatores físico-químico da água: pH, cloro residual livre, fluoretos, cor e turbidez. Cada um contribui direta ou indiretamente para o bem-estar da população.
	Soluções com pH menor que 7 são ácidas, e com pH maior que 7, básicas ou alcalinas. A água pura é neutra (pH = 7), sendo assim não é considerada ácida nem básica. Ao contrário do que é comumente dito, o valor do pH pode ser menor que 0 e maior que 14, para ácidos e bases muito fortes, respectivamente.
	O termo "pH" foi introduzido, em 1909, pelo bioquímico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen com o objetivo de facilitar seus trabalhos no controle de qualidade de cervejas (à época trabalhava no Laboratório Carlsberg, da cervejaria homônima). A grafia original tinha o "H" como subscrito: pH
02/08/2016
*
Análise dos dados
		Em nosso estudo, das 25 águas minerais analisadas, 7 apresentaram pH inferior a 6, ou seja, um pH considerado ácido e imprópria para o consumo.
02/08/2016
*
Indicadores de pH, Condutividade e Bicarbonato
02/08/2016
*
Tabela de Frequência pH, Condutividade Elétrica e Bicarbonato
02/08/2016
*
02/08/2016
*
02/08/2016
*
	Por meio do gráfico de dispersão e do Coeficiente de Pearson é possível determinar se há ou não correlação entre pH, Condutividade Elétrica e Bicarbonato. Fazendo o uso da formula =PERSON(matriz1;matriz2), no programa Excel, com uso dessa formula chegamos a seguinte conclusão.
02/08/2016
*
Relação entre Condutividade Elétrica e Bicarbonato
02/08/2016
*
02/08/2016
*
		
		A partir do gráfico de correlação entre a Condutividade e Bicarbonato podemos concluir que a condutividade é diretamente proporcional à quantidade de carbonato presente na água. Ou seja, quanto maior a concentração de carbonatos na água maior será a condutividade elétrica. Podemos observar também que se a quantidade de carbonatos tenderem a um valor muito grande a água tende a ficar alcalina e salobra. 
02/08/2016
*
	Historicamente, o direito constitucional a água própria para o consumo foi estabelecida pelo Decreto 24.643/1934. Essa normativa estabelecia o acesso sem custo a água da rede pública, fonte ou nascente, porém, até meados dos anos 70 não havia uma real preocupação com a qualidade água. Foi somente na década de 80 com a criação do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que o direito com base legal e jurídica ao recebimento de água de qualidade ficou regulamentado. 
	Foi também com a criação do CONAMA que surge o cuidado em progredir sócio e economicamente sem prejudicar o meio ambiente. Para isso, a resolução 20 do órgão foi editada em 1986 para a regulamentação do lançamento de rejeitos nas águas.
	A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) é responsável por garantir o fornecimento de água para municípios com população maior que 50 mil pessoas. Enquanto o OGU (Orçamento Geral da União) conta com equiparação do Estado para abastecer cidades com menos de 50 mil habitantes.
02/08/2016
*
	A Distribuição hídrica no brasil é ruim como pode ser visto na imagem ao lado, com isso gerando a escassez de água em algumas regiões. Os órgãos responsáveis sugerem que esse problema é devido à concentração de pontos hídricos em determinas regiões enquanto outras amargam a escassez. Além disso, para que a água chegue às casas de todos os brasileiros seriam necessárias obras gigantescas ocasionando alto custo aos cofres públicos. 
02/08/2016
*
	Uma água de qualidade pode reduzir drasticamente não só a sede mundial, mas a fome, a miséria, a desigualdade social. Uma vez que, quando se estabelecem normas e diretrizes para o tratamento da água (teoricamente) todos recebem um tratamento digno e humano. Alguns aditivos e compostos adicionados à água podem inclusive melhorar a saúde de vários grupos da sociedade. Como por exemplo, o flúor que contribui para a redução da cárie dental. 
	A Lei do Saneamento estabelece ainda, que famílias carentes possam receber subsídio (auxílio financeiro) para custear a taxa base da conta de água. Os asilos, escolas, penitenciarias, hospitais e outros estabelecimentos públicos também possuem total direito ao abastecimento contínuo. 
02/08/2016
*
		É indispensável que a água da rede pública passe pela ETA (Estações de Tratamento de água). 
		São realizados vários processos, bem como: filtragem, cloração, fluoretação, correção de pH, etc. Após todo esse processo a água estará com uma carga mínima de presença de contaminação, cheiro, cor, etc. Esse tratamento permite também que a proliferação de verminoses transmitidas pela água seja reduzida. 
02/08/2016
*
		A água mineral engarrafada segue as normas estabelecidas pela Portaria n° 374 do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) . Ela determina que a captação deve ser feita de modo que preserve o meio ambiente e as propriedades químicas e físico-químicas da água. 
		A embalagem deve ser preferencialmente em material transparente (como plástico e vidro) para que seja fácil identificação de cor ou turbidez da água. O caminhão utilizado no transporte deve seguir normas de higiene para evitar contaminações externas. 
		Deve passar por uma filtragem com o objetivo de retirar elementos sólidos presentes na água sem alterar suas propriedades naturais e microbiológicas. O processo de desinfecção também é necessário, pois garante a eliminação de micro-organismos patogênicos.
02/08/2016
*
	A condutividade elétrica presente tanto em águas de distribuição públicas quanto em águas minerais envazadas, indicam se uma água está própria para o consumo humano. Quanto maior a concentração de carbonetos dissolvidos maior a salinidade total. De forma indireta, esse aspecto indica o grau de contaminação e a salubridade da água. 
	Os carbonatos também devem ser controlados, pois em alguns casos podem ocasionar certa dureza, ou seja, resistência à ação de produtos detergentes adicionados à água.
02/08/2016
*
	No caso da água tratada sua taxa de condutividade for menor que 200 microssiemens por centímetro, significa que há baixa condutividade, sendo assim, com baixa concentração de sais dissolvidos. Entre os principais sais que contribuem para a condutividade estão: magnésio, cálcio, cloretos, carbonatos, bicarbonatos, etc. 
	
	E também que a água destinada a rede publica de abastecimento deve obedecer a portaria 2914, que exige que o pH da água não esteja menor que 6 e maior que 9.5.
 
	E das 25 marcas pesquisadas, 18 estão dentro das normas mínimas de potabilidade estabelecidas, ou seja, com pH entre 6 e 9.5 (72%). No entanto, das mesmas 25 marcas apenas 4 ficaram na faixa do pH ideal, que é de 7 (16%) e 7 (12%), marcas ficaram com pH abaixo do mínimo permitido que é pH de 6.
02/08/2016
*
		Das 25 marcas pesquisadas, 18 estão dentro das normas
mínimas de potabilidade estabelecidas, ou seja, com pH entre 6 e 9.5 (72%). No entanto, das mesmas 25 marcas apenas 4 ficaram na faixa do pH ideal, que é de 7 (16%), com isso concluímos que as águas minerais que podemos recomendar ao Conselho Municipal de Saúde de Araruna são as listas
02/08/2016
*
Obrigado!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando