Buscar

HPV, resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HPV
Iniciamos primeiro apresentando a doença com os seguintes tópicos: 
1- O que é?
2- Tem cura?
3- Quais os sintomas? 
4- Como é transmitido? 
5- Campanhas do SUS para tal.
O que é? 
O HPV (vírus do papiloma humano, do inglês human papiloma virus) é uma infecção sexualmente transmissível, provocada por vírus que atacam, especialmente, as mucosas (oral, genital ou anal), tanto nas mulheres como nos homens. Existem mais de 200 variações desse tipo de vírus. A maioria está associada a lesões benignas, como o aparecimento de verrugas, que podem ser clinicamente removidas.
Existem, no entanto, 12 subtipos de HPV que estão, segundo a literatura científica, associados aos cânceres do colo do útero, de pênis, de orofaringe e, até mesmo, de câncer reto-anal. No Brasil, há predominância na circulação de quatro subtipos que atingem tanto homens quanto mulheres.
Tem cura?
Esta doença é possível de ser controlada, porém, ainda não existe cura para o HPV. Se não for tratado o paciente, o HPV pode causar desenvolvimento de câncer de colo do útero e, também, do câncer de garganta. Estima-se que 99% das mulheres que possuem câncer de colo do útero foram inicialmente infectadas pelo vírus do HPV.
Contudo, 90% das pessoas conseguem eliminar o vírus do organismo naturalmente, e não passam por manifestações clínicas.
Quais os sintomas? 
O HPV, quando genital, não apresenta sintomas, a não ser que seja um tipo que causa verrugas genitais. Não é comum que estas verrugas apareçam anos após a exposição ao vírus.
Geralmente, elas se apresentam como uma pequena saliência ou grupo de protuberâncias na região genital. Podendo ser pequenas ou grandes, planas ou proeminentes, ou com aspecto de couve-flor.
As verrugas genitais podem desaparecer, se tratadas, e não mudam ou aumentam em tamanho ou número. Como há casos assintomáticos, a grande maioria das pessoas nunca saberá que têm HPV, porque o sistema imunológico muitas vezes inativa o vírus da doença.
Esta característica pode ser eficaz tanto para o tipo de alto risco quanto para o HPV de baixo risco. Vale lembrar que, algumas vezes, as infecções com HPV não são eliminadas. Como o organismo reage tentando eliminar as infecções, podem ser provocadas alterações celulares que, ao longo de muitos anos podem provocar câncer.
Entre os sintomas mais comuns e visíveis da HPV estão:
Coceiras.
Ardência.
Irritabilidade no local.
Comichão em excesso.
Como é transmitido? 
A HPV é transmitida através do contato direto com a pele ou mucosa infectada. Na maioria das vezes (95% dos casos) são transmitidos através da relação sexual desprotegida. Contudo, também pode ser transmitida pelas mãos contaminadas pelo vírus, objetos, toalhas e roupas, desde que haja secreção com o vírus vivo em contato com pele ou mucosa do indivíduo.
A transmissão da infecção pelo HPV independe do sexo, tanto homem quanto mulher estão sujeitos a serem infectados. Porém, devido às características genitais serem diferentes, as manifestações e complicações desta infecção são facilmente encontradas nas mulheres.
Campanhas:
Matéria: 
O Ministério da Saúde vai ampliar a vacinação de HPV para meninos de 11 a 15 anos. Desde janeiro, as doses eram aplicadas em jovens entre 12 e 13 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também poderão receber a vacina homens e mulheres transplantados e oncológicos em uso de quimioterapia e radioterapia.
O objetivo da pasta é imunizar 80% dos 7,1 milhões de meninos de 11 a 15 anos e 4,3 milhões de meninas de 9 a 15 anos. Além disso, cerca de 200 mil crianças e jovens, de ambos os sexos, de 9 a 26 anos vivendo com HIV/aids, também podem se vacinar contra HPV.
Os jovens precisam tomar duas doses da vacina quadrivalente, com um intervalo de seis meses entre as doses, para ficarem protegidos contra os quatro tipos mais comuns do vírus. A infecção está associada ao desenvolvimento de cânceres de pênis, garganta, ânus e colo do útero.
Para ampliar a cobertura, a vacina de HPV também fará parte do elenco de vacinas a serem ofertadas na Campanha de multivacinação, que acontecerá no período de 11 a 22 de setembro. O Dia D da campanha de vacinação será dia 16 de setembro.
Desde o início da vacinação, em 2014, o Ministério da Saúde distribuiu 26,3 milhões de doses da vacina a todos estados e ao DF. Desses, cerca de 1 milhão foram encaminhados neste ano.
Com a inclusão dos meninos no público-alvo da vacinação, o Brasil se tornou o primeiro País da América do Sul e o sétimo do mundo a oferecer a vacina contra o HPV para esses jovens em programas nacionais de imunizações.
Além disso, estudos internacionais recentes indicam a eficácia da vacina na prevenção das infecções pelo HPV. Uma pesquisa norte-americana aponta que a vacinação nos Estados Unidos resultou na queda de 88% da infecção oral por HPV.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Saúde
Imagem da Campanha:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais