Buscar

TCC JOGOS E BRINQUEDOS 11.10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO ESCOLA DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E HUMANIDADES CURSO DE PEDAGOGIA EaD
BARTIRA BATISTA DE ARAÚJO SILVA RA 209698
DAIANE CRISTINA DOS SANTOS RA 244118
DIORANA LOLLOBRIGIDA DE SOUSA RA 244900
 
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO 
(SÉRIES INICIAIS) NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
São Bernardo do Campo
2017
BARTIRA BATISTA DE ARAÚJO SILVA RA 209698
DAIANE CRISTINA DOS SANTOS RA 244118
DIORANA LOLLOBRIGIDA DE SOUSA RA 244900 
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO 
(SÉRIES INICIAIS) NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Projeto de pesquisa para o TCC apresentado à Prof.ª Me. Giselda G. S. Bretherick do curso de Pedagogia EAD da Universidade Metodista de São Paulo, Escola de Comunicação, Educação e Humanidades.
São Bernardo do Campo
2017
Tema: A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO (SÉRIES INICIAIS) NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
JUSTIFICATIVA
A tecnologia avança cada vez mais rápido inclusive na educação, porém atividades lúdicas não devem ser esquecidas no cotidiano escolar; pois é uma alternativa de se trabalhar de forma lúdica na sala de aula sendo muito atraente e educativo, o lúdico torna-se uma fonte prazerosa de conhecimento. RONCA (1989, p. 27)
Quando a criança brinca ela aprende com mais prazer, destacar o brinquedo é a maneira pelo qual as crianças aprendem a ver o mundo em que vive.
Sendo a oportunidade de desenvolve, porque quando brinca a criança descobre, experimenta, inventa e exercita passando a ter uma experiência que enriquece a parte social, além da capacidade de se tornar um ser humano criativo. 
O ensino da matemática através dos jogos transforma o jogo em um instrumento que auxilia na aprendizagem da matemática, o lúdico é uma fonte inesgotável de motivação, satisfação e interação social.
As atividades lúdicas aliadas ao processo de ensino e aprendizagem podem ser de grande ajuda, principalmente nos anos iniciais da educação fundamental, para o desenvolvimento do aluno, um exemplo de atividade que desperta o interesse do aluno é o jogo. KISHIMOTO (1994).
Assim a necessidade do professor de pensar nas atividades lúdicas no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental é muito importante. Lembrando que os jogos exigem a participação de todos com partilhas, confrontos, trocas e negociações, gerando conquistas emocionais, cognitivas e sociais. 
E sobre esse ponto de vista os jogos se tornam importante não somente nos anos iniciais como em todos os anos. 
APRESENTAÇÃO DO TEMA
 No ensino da matemática, o jogo é muito importante no processo de aprendizagem, porque transformam a sala de aula em um espaço gerador de conhecimentos. A criança vivencia fatos reais do seu cotidiano, porque caminham juntos a partir do momento em que se percebe a imagem da criança como um ser que brinca. A infância carrega as brincadeiras que se eternizam e se renovam a cada geração.
O jogo adquire duas dimensões: uma como ponte de aperfeiçoamento de habilidades através da escola; é outra forma de divertimento que satisfaz as necessidades biopsicossociais. 
A idéia de que o jogo é importante para a educação no ensino fundamental prevalece principalmente como fonte de aprendizagem na alfabetização, tratar o jogo como um reduto de livre iniciativa da criança marcada pela transmissão oral, ou do jogo educativo introduzido conteúdos escolares e as habilidades a serem adquiridos por meio da ação lúdica. Assim, a matemática se faz presente em nosso dia-a-dia e que pode ser aprendida através de jogos educativos.
PROBLEMA DA PESQUISA
Este trabalho tem por finalidade buscar respostas para alguns questionamentos como: Quais habilidades os jogos desenvolvem nos alunos? Como se utilizar dos jogos na aprendizagem matemática? Como o educador pode tirar proveito deste processo? 
Faz-se necessário induzir o leitor a ampliar os conhecimentos sobre o tema discutido, além de descobrir como os jogos auxiliam na alfabetização se tornando um valioso recurso pedagógico no ensino da matemática, portanto, utilizá-lo no processo ensino-aprendizagem.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O objetivo geral desta pesquisa é mostrar que os jogos são importantes no ensino da matemática de maneira a auxiliar na superação de obstáculos com a matéria; 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Perceber que através dos jogos a matemática pode se torna prazerosa;
- Estabelecer diferentes formas de jogos para melhor entendimento da matemática;
- Elevar o jogo como instrumento de transformação da matemática.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AGUIAR, João Serapião. Jogos para o ensino do Conceito: leitura e escrita na pré-escola. Papirus, 1999. Disponível em www.books.google.com acesso em 12/09/2017.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedos, brincadeiras e educação. São Paulo, SP - 6ª ed., (org.): Cortez, 2002.
NETO, Ernesto Rosa. Didática: Matemática. Ed. Ática, São Paulo, 2003.
PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
RONCA P.A.C. A aula operatória e a construção do conhecimento. São Paulo: Edisplan, 1989.
VYGOTSKY, L.S; LURIA, A.R & LEONTIEV. A Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando