Buscar

Embriologia na Doença Falciforme

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Embriologia na Doença Falciforme
 A enfermidade da anemia falciforme é um caracteristica genética, ou seja, herdada de seus pais, a medida que ambos sejam portadores do traço falciforme. O gene produzido nessa afecção é o S ao invés do A, assim, os afetados tem HbS; Hb são as hemoglobinas produzidas no sangue. A hemoglobina normal é a HbA, e a defeituosa é a HbS. Portanto, portadores da anomalia são HbAs e afetados são HbSS. Essa mutação no gene se deve a uma alteração na cadeia de aminoácidos, onde a Valina é tracada pelo Ácido Glutâmico na cadeia 6. 
 Durante a gravide, é possível fazer testes para detctar se a criança vai ser afetada, amostras das vilosidades coriônicase, fluido aminiotico se usam com frequência para averiguar esta situação. O aconselhamento genético é uma opção viavél para casais que desejam saber as possíveis possibilidades de ter um filho portador ou afetado com a doença. A hemoglobina presente no sangue do recém é a F, a HbF está present em abundância ao nascer a criança. A HbF ajuda a protege-los contra complicações da célula falciforme durante os primeiros meses de vida.
 O teste do pezinho é feito dias após o nascimento do bebê para detectar possíves mutações genicas, uma delas é a anemia falciforme. Nessa triagem, a técnina mais usada é a eletroforese em acetato de celulose ou agarose.
Química na Doença Falciforme
A carência de certas vitaminas podem ser relacionadas com a Anemia Falciforme que são utilizads na produção de globulos vermelhos, a vitamina B12 por exemplo devido a má absorção deste nutriente na região gástrica e outros. Crianças com DF tem maiores chances de desenvolver deficiências nutricionais, dentre as vitaminas, a vitamina D deve ser avaliada cuidadosamente;isso de deve a alta concentração de melanina na pele, aos baixos níveis de atividades físicas e à baixa ingestão alimentar. O cálcio e a vitamina D são importantes no metabolismo ósseo, e a baixa ingestão de cálcio leva a uma redução do pico de massa óssea.
Um medicamento que pode ajudar os afetados com a DF é a Hidroxiureia. A Hidroxiureia necessita ser adiministrava 1 vez ao dia por via oral, pode ser em forma líquida ou em capsula. Este medicamento ajuda a manter a forma das hemácias redondas e flexisivéis permitindo o transporte do fluxo sanguíneo e oxigênio para órgãos do corpo e tecidos.
A Hidroxiureia não cura esta enfermidade, ela apenas pode reduzir algumas complicaçãoes causadas pela doença. Nas crianças que fazem uso da Hidroxiureia a dosagem pode reduzir o número de glóbulos sanguíneos do corpo, um tipo de glóbulo que pode reduzir são os glóbulos brancos, os neutrófilos que ajudam a combater as infecções do corpo; por esse motivo é necessário realizar exames periodicos de sangue para ajustar a dosagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando