Buscar

Analise do filme sociedade dos poetas mortos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O filme se passa em uma escola com princípios, com tradições fortes onde a principal preocupação é educar indivíduos para ingressarem em uma Universidade, prepará-los como máquinas para o ensino superior e suas futuras profissões, que muitas vezes eram escolhidas pelos pais dos estudantes, que os impunha seus desejos acerca dos interesses e das vontades dos filhos.
Logo no início do filme nos é mostrado uma cerimônia de apresentação com as características do colégio, que naquele momento estava completando 100 anos de existência. Vemos então os estudantes caracterizados de forma tradicional para a ocasião. Com a palavra o diretor, este nos apresenta o lema do referido colégio “ Tradição, honra, disciplina e excelência ”. Que são referencias fortes, tradição e disciplina, ou seja, é um colégio que vislumbra formar seres máquinas sem nenhum senso crítico. O novo professor Sr. Keating, de Literatura, ao chegar nesse colégio tão renomado, com fortes tradições, que em alguns momentos parece que parou no tempo, traz em suas aulas uma forma muito diferente de ensinar, ao contrário dos demais professores que levavam as suas de forma muito tradicional, a exemplo do colégio. 
O professor Keating, faz os alunos pensarem por se mesmos, tornando-os questionadores. Diferentemente do que os demais professores faziam. Em uma passagem do filme o referido professor diz que aos alunos que é preciso estudar e aprender os pensamentos dos diversos pensadores mas levar em conta o que é preciso estudar e compreender os pensadores e seus pensamentos, porém devemos levar em conta o que achamos, o que pensamos, a subjetividade é um dos pontos principal. Com um método muito diferente de ensinar, o professor obtém admiração dos alunos ao mesmo tempo em que desperta a desconfiança e o estranhamento dos professores e da direção do colégio, que ver nos métodos de ensino do professor uma ameaça para seus tão renomados princípios.
Outra temática abordada no filme, que vai por este sentido é o questionamento do currículo perfeito e a rigidez para o cumprimento deste. Contrariando o ensino dado aos estudantes o professor Keating, faz uma uma nova idealização pedagógica com métodos diferentes em suas idéias vemos o ideal “Carpe Diem”, viver o hoje com muita intensidade.
Assim vemos que todo o pensamento do novo professor faz um grande choque que vai ao contrário dos pensamentos da alta cúpula do colégio. Os estudantes começam a viver ocarpe diem e começam a formar a sociedade dos poetas mortos, onde iam recitar versos, criar versos como sugerido pelo professor que tenta fazer os alunos pensarem por si mesmos.
Sociedade dos Poetas Mortos é uma produção norte-americana cuja história se passa numa escola tradicional e bastante conservadora chamada de Welton Academy freqüentada somente por rapazes. A escola tem princípios fundamentados em regras rígidas de, honra, disciplina e excelência. A trama acontece no ano de 1959 quando a escola se abala com a chegada do professor de literatura John Keating (Robbin Williams) que emprega métodos de ensino nada ortodoxos para suas aulas. 
O lema do professor é “carpem diem” uma expressão em latim que significa “aproveite o dia”. Ele não mede seus esforços para mostrar a seus alunos que a preparação para a universidade não precisa ser um tormento, pelo contrário, pode significar um prazer.  J. Keating chega a Welton Academy e propõe um novo método de educação que valorizava a liberdade e a afetividade de seus alunos.Mas tais valores se confrontavam com o método tradicional de ensino que a escola se utilizava que tinha uma disciplina rígida e se preocupava bastante com o futuro acadêmico de seus alunos.  O método de Keating surge despertando novas emoções e sensações em seus alunos, incitando os mesmo a praticar o “carpem diem”, ou seja, aproveitar o momento para melhor viver suas vidas. Isto acaba influenciando os alunos, fazendo com que estes pensem por si mesmos, fugindo dos padrões e da repetições de comportamentos.  Com isto, os estudantes começam a perceber e a pensar que devem seguir suas vocações e não a imposição de seus pais.
Entretanto, mesmo os alunos estando bastante contentes com as novidades trazidas pelo seu novo professor  que dava  aulas ao ar livre,  arrancava as páginas inúteis ou consideradas arrogantes dos livros didáticos. O novo método de ensino não agrada a direção da escola que acaba proibindo esses tipos de aulas.  No entanto, é com seu novo mestre que os alunos passam a valorizar cada vez mais seus próprios sentimentos e desejos, desenvolvendo cada vez mais sua auto-estima.O filme acaba contrapondo o desejo de liberdade e a alegria de viver às formas rígidas dos códigos de conduta que regem os sistemas educacionais arcaicos.
O principal conflito do filme é a aplicação dos métodos de ensino  bastante característicos da Escola Nova em uma escola cujos métodos são bastante tradicionais. Isto acaba gerando conflitos sérios entre a inovação e a tradição no âmbito da pedagogia. A Welton Academy é uma escola conservadora que tem como princípios básicos a honra, a disciplina e a excelência em tudo que faz. Neste tipo de escola os alunos são considerados seres com a mesma personalidade, gostos e virtudes, sendo submetidos a severos horários e currículos rígidos. Já a relação entre professor-aluno é totalmente centrada na figura do educador,devendo o aluno apenas absorver o conhecimento que lhe é dado pelo mestre para repeti-lo depois.  Este tipo de Pedagogia pode ser caracterizada como TRADICIONAL, pois o aluno é apenas um receptor de conhecimentos que lhes foram repassados, sem qualquer tipo de reflexão ou questionamento. Um tipo de pedagogia que historicamente está datada desde o início da colonização no Brasil.
Neste tipo de escola não é permitido questionamentos, críticas, reflexões livres e espontâneas por parte dos alunos. Ou seja, é um modelo pré-histórico de escola baseado num sistema hierárquico altamente disciplinador parecidos com regime militar. É um métodos ultrapassados fundamentado em puras e simples repetições, fazendo com que os alunos simplesmente decorem os conteúdos dados em sala de aula. O que forma repetidores e não pensadores na escola. Já o método de Keating está voltado para uma pedagogia mais inovadora  que poderíamos classificá-la como crítica.  Mas adequada a sociedade moderna que se volta para o indivíduo enquanto ser único, diferente que reflete, critica e questiona sua realidade. Ou seja, interage com o seu mundo. Este método do professor foge completamente do método da escola tradicional, pois se trata de uma proposta bem mais inovadora que fazem os alunos refletirem sobre a suas vidas,dando-lhes mais autonomia.
O filme nos mostra o quanto o papel do professor  é importante diante de seus alunos. Já que é função do educador formar indivíduos críticos, criativos e pensadores, fazendo  o aluno ser capaz de fazer suas próprias reflexões sobre a realidade. O filme “Sociedade dos Poetas Mortos” mostra uma aguçada clareza dos métodos da Escola Nova que eram utilizados pelo professor Keating. Mas que  não foram bem aceitos pelos administradores da escola tradicional e pelos pais que tinham idéias conservadoras que impediam seus filhos de tomarem suas próprias decisões.

Continue navegando